Buscar

» MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

CEL0547_AV_201501013564 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 
	Avaliação: AV
	Aluno: 201501013564 - ANDREIA ROCHA MORO
	Professor:
	MARIA FRANCISCA TERESA V P FERREIRA
	Turma: 9006/AB
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 1     Av. Parcial.: 2     Data: 08/06/2016 13:59:55 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 72653)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro e Thiago estão se alfabetizando aos 6 anos de idade. Entretanto, a escola de Pedro acredita que para aprender a ler é necessário fazer a leitura de diferentes portadores textuais. Sua escola se caracteriza como de orientação sócio interacionista, dentro do quadro de concepções de conhecimento que fundamentam a alfabetização. Descreva 4 características do ambiente alfabetizador que pode ser estruturado na concepção de conhecimento sócio-interacionista, relacionando-os com as atuais demandas de letramento da sociedade.
		
	
Resposta: O ambiente alfabetizador na concepção socio-interacionista além de ser um ambiente que deve ser pensado, também deve ser planejado e organizado, com um cantinho da leitura, murais de exposisões, cartazes e objetos de conhecimentos utilizados pela criança em seu meio social.
	
Gabarito:
É um ambiente em que as construções: leitura, escrita e oralidade partem das práticas sócio-culturais de linguagem que acontecem na comunidade em que a criança está inserida. Além disso, trabalha com vários portadores textuais e reflete a língua nas enunciações e nos diferentes discursos que são proferidos pelas pessoas. São ambientes ricos em material de leitura e escrita, pois vários gêneros são lidos, e para terminar, as atividades de escrita fazem parte de um processo de interlocução no qual o sujeito escreve de acordo com as funções sociais existentes na escrita.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 61431)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	" A leitura - como a escrita e todas as outras formas de pensamento- jamais podem ser separadas das finalidades, conhecimentos anteriores e emoções da pessoa engajada na atividade, nem da natureza do texto que está sendo lido" Frank Smith. Qual a concepção de leitura que esse autor apresenta: Diálogo ou Sonorização? Justifique a sua resposta.
		
	
Resposta: Diálogo. Pois ele descreve a leitura como uma interação entre o autor e o leitor.
	
Gabarito: É uma concepção dialógica, pois o significado do texto está relacionado com a vivência da leitura e também com a subjetividade do leitor - atividades que são mais complexas que a simples sonorização.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 71798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sr. Paulo está preenchendo o cadastro para busca de empregos no setor de construção civil. Quando perguntado sobre sua condição de escolaridade, ele respondeu que era alfabetizado. Entretanto ao preencher as habilidades/competências que têm relacionadas com a leitura e a escrita, o seu nível de alfabetismo foi considerado rudimentar. Marque a opção em que aparecem as características do alfabetismo rudimentar.
		
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 241465)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fazendo uma análise histórica da Chegada da Família Real no Brasil, no período do Império, fica bastante claro o enriquecimento cultural que aconteceu com a vinda de tantos livros, periódicos e documentos portugueses. Como a população reagiu a essa importação de materiais literários?
		
	
	A maior parte da população passou a ter acesso a um material importante para dar início aos processo de alfabetização, pois os livros, documentos e periódicos ficaram disponíveis para serem consultados na Biblioteca Nacional.
	 
	A maior parte da população ficou alijada dos processos de alfabetização devido à falta de sistematização e de educadores formados que pudessem conduzir o processo. Apenas a elite teve acesso aos materiais vindos de Portugal.
	
	O Imperador destinou professores leigos para alfabetizar os filhos de escravos, pois estava interessado em promover o avanço cultural do Império através da unificação pela língua portuguesa, a cultura europeia e a religião protestante.
	
	A maior parte da população brasileira rejeitou o processo de alfabetização por compreender que ele destituía de valor a cultura que estava sendo construída com a mistura de elementos da cultura africana com os europeus.
	
	A classe popular teve acesso à educação básica, gratuita e laica que foi organizada e sistematizada pelo Imperador com professores formados na Europa que utilizaram o método global para alfabetização .
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 44603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Abaixo, tem-se afirmativas acerca das concepções empirista e construtivista do conhecimento. Qual delas descreve corretamente o pressuposto da teoria analisada?
		
	
	No construtivismo a escrita é aprendida pela criança como um código a ser treinado e codificado de forma correta e alfabética desde os primeiros dias da alfabetização.
	
	No empirismo, rompe-se com a visão inatista de conceber a alfabetização como ensinamento do código alfabético: identifica-se a natureza alfabética da escrita.
	 
	No construtivismo, a criança é um sujeito em permanente construção do seu conhecimento e não se considera que há erro e sim um processo de aprendizagem em andamento.
	
	No empirismo, a criança participa de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita são valorizadas pela escola.
	
	No construtivismo, a escrita é concebida como simples transcrição do sonoro para um código visual.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 71776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As fases de desenvolvimento da escrita pesquisadas por Emília Ferreiro foram respectivamente:
		
	
	Silábica, silábico-alfabética, pré-alfabética e alfabética.
	 
	Pré-silábila, silábica, silábico alfabética e alfabética.
	
	Pré-silábica, pré-alfabética, alfabética e pós-silábica.
	
	Silábica, pré-alfabética,alfabética e pós-alfabética.
	
	Pré-silábica, silábica, alfabética e pós-alfabética.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 647229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mateus tem 8 anos de idade e ainda não consegue ler e escrever com desenvoltura. Ao ser matriculado no colégio Genius que utiliza os pressupostos teórico-metodológicos sócio interacionistas com foco em práticas de letramento, recebeu uma atenção individualizada para se alfabetizar. A professora faz uma avaliação da sua aprendizagem sobre os mecanismos de leitura e escrita de acordo com as competências trabalhadas na concepção de conhecimento sócio interacionista. Quais habilidades serão privilegiadas nesta avaliação?
		
	
	Capacidade de cópia correta do quadro negro
	
	Habilidade de separação de silaba e identificação de silaba tônica
	 
	Utilização de leitura e escrita de acordo com as práticas sociais e culturais da atualidade
	
	Capacidade de soletração
	
	Habilidade viso-motora
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 44008)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns órgãos de pesquisa utilizam escalas para avaliar em que nível de letramento um indivíduo se encontra. Através das nomenclaturas utilizadas, é INCORRETO afirmar que um indivíduo que apresente nívelde alfabetismo rudimentar é capaz de:
		
	
	realizar a leitura e escrita de números simples.
	
	localizar informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta).
	 
	leitura e compreensão de textos com média extensão e de fazer pequenas inferências.
	
	escrever um pequeno bilhete para transmitir uma informação.
	
	realizar operações simples de matemática como o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 86582)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A professora Ana, da Educação Infantil, prepara uma rotina de aulas em que há sempre espaço para leitura de contos interessantes para sua turma. Há também o projeto "Leva e traz", em que um livro é levado para casa e apresentado para a turma, uma vez por semana. Os títulos dos livros apresentados são listados em um quadro. A prática da Ana é condizente com uma proposta que:
I. prioriza a apreensão dos constituintes do sistema alfabético.
II. procura unir os processos de aprendizagem do sistema de escrita (alfabetização) aos processos de re-conhecimento da cultura letrada.
III. compreende as atividades de escrita como alheias aos processos de letramento.
IV leva em conta as funções sociais da leitura e da escrita.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
		
	
	III e IV
	 
	II e IV
	
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I e II
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 268151)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A professora Marcele , planejou uma atividade que chamou ¿ Salvamento da Coruja¿. As crianças encontraram uma coruja de pelúcia presa no galho de árvore , no pátio da escola . A professora aproveitou então para pedir que pensassem uma maneira de ajudar a dona Coruja. As crianças pensaram e desenharam como tirar a coruja daquele galho. Todas apresentaram suas idéias , a turma escolheu então uma das formas para salvar a Coruja e assim foi feito pelos alunos que apresentaram a idéia. Esta atividade contribui para a alfabetização... 1- As crianças escreveram suas idéias em forma de desenho 2- Usar o corpo para buscar a Coruja foi um exercício de psicomotricidade que ajuda à alfabetização 3- A oralidade da idéia e apresentação do desenho , pela criança, constituiu ¿se coerência entre a fala e a escrita
		
	
	As opção 1 e 3 está incorreta
	 
	As opções 1 , 2 e 3 estão corretas e justificam como a atividade contribuiu no processo de alfabetização destas crianças
	
	Apenas as opções 1 e 2 estão corretas ,porque a criança não sabe falar do seu desenho
	 
	A opção 2 está incorreta pois o cumprimento da tarefa de escalar o tronco para buscar a Coruja não é uma atividade psicomotora .
	
	A opção 1 está incorreta porque desenho não é escrita da criança

Continue navegando