Buscar

» FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0359_AV_ » FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	ANA CLAUDIA PARGA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 15/06/2016 16:32:39
	�
	 1a Questão (Ref.: 201403542596)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No artigo de Magda Soares (2010), Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método, afirma que Brian Street, responsável pela distinção entre um "modelo ideológico" e um "modelo autônomo" de alfabetização, reconhece em Paulo Freire a origem, a mais de vinte anos antes, desse modo "ideológico" de conceber a aprendizagem da leitura e da escrita. Explique qual é o significado deste "modelo ideológico" de alfabetização.
	
	
Resposta: Paulo Freire desenvolveu o método de alfabetizar a partir de temas geradores. Temas que fossem significativo para o aluno para torná-los cidadãos críticos.
	
Gabarito:
Modelo Ideológico - admite a pluralidade das práticas letradas, valorizando o seu significado cultural e contexto de produção. Rompendo definitivamente com a divisão entre o momento de aprender e o momento de fazer uso da aprendizagem, os estudos lingüísticos propõem a articulação dinâmica e reversível entre descobrir a escrita (conhecimento de suas funções e formas de manifestação), aprender a escrita (compreensão das regras e modos de funcionamento) e usar a escrita (cultivo de suas práticas a partir de um referencial culturalmente significativo para o sujeito).
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201404059498)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Em saber que trabalho é uma ação humana que, envolvendo força física e capacidade intelectual, pode transformar a natureza e a sociedade e que partir da modernidade, quando da formação da sociedade burguesa, o trabalho passa a ser visto como um meio de desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo observa-se que esta nova visão vai servir para a burguesia incentivar a individualidade e a possibilidade de explorar o trabalho como mercadoria e como produtor de mercadoria. A partir da análise do texto anterior explique de forma objetiva como o trabalho passa a gerar o lucro para o empresário.
	
	
Resposta: O trabalho passa a gerar lucro para o empresário quando o seu funcionário consegue produzir mais, de forma racional em pouco tempo.
	
Gabarito: O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e nos meios de produção, que são organizados tendo em vista o lucro que não pertence aos trabalhadores, pois, estes recebem um salário em troca da sua força de trabalho, assim, nesse sistema capitalista de produção, o trabalho é uma das medidas na hora de montar o preço final do produto, uma vez que o empresário, além de recuperar o que investiu nos recursos e nos meios de produção, quer o lucro. Desta forma, o trabalho, além de transformar e criar produtos passa a gerar capital, dinheiro e lucro para o empresário.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e nos meios de produção, que são organizados tendo em vista o lucro que não pertence aos trabalhadores, pois, estes recebem um salário em troca da sua força de trabalho, assim, nesse sistema capitalista de produção, o trabalho é uma das medidas na hora de montar o preço final do produto, uma vez que o empresário, além de recuperar o que investiu nos recursos e nos meios de produção, quer o lucro. Desta forma, o trabalho, além de transformar e criar produtos passa a gerar capital, dinheiro e lucro para o empresário.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201404236427)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer :
	
	
	de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras.
	
	a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos o oprimidos às culturas hegemônicas.
	
	a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador.
	
	a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória.
	 
	a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídos de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201403636016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foi a partir da década de 1940 que o espaço específico da Educação de Jovens e Adultos se delineou: "as idéias, as leis e as iniciativas que se consolidam (...) [configuram] uma situação inteiramente nova. Até então, registravam-se alguns esforços locais, (...) mas, na década de 40, cogita-se uma educação para todos os adolescentes e adultos analfabetos do país" (BEISIEGEL, 1982: 177).
Assinale a opção correta sobre os determinantes que estimularam a EJA nos anos de 1940 e seu impacto social:
	
	
	3. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), de 1947, criada pelo Ministério da Educação e Saúde, constitui-se na primeira política pública nacional oferecida a população brasileira não escolarizada e teve um grande impacto e sucesso na superação do analfabetismo no período.
	 
	2. A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
	
	5. Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	
	1. A intensificação do capitalismo industrial e da ruralização fortaleceu as políticas de EJA no Brasil.
	
	4. O país passa a educar os jovens e adultos da classe trabalhadora numa perspectiva libertadora.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201404054334)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição de 1988 institui que a ¿Educação é um direito de todos¿. Entretanto, com objetivo de promover a educação do povo e a qualificação para a mão de obra barata para o trabalho, a Teoria do Capital Humano foi incorporada à prática educativa, fazendo a escola cada vez mais dual e excludente. Contrariamente a este ideário, o pensamento de Paulo Freire se construiu numa prática baseada:
	
	
	Em garantir, através da entrada na escola, que as pessoas aprendessem a assinar o nome.
	
	Na codificação e decodificação dos símbolos gráficos.
	
	Em saber ler e escrever.
	
	Na liberdade de expressão do aluno e na não intervenção do professor.
	 
	No aprofundamento da relação entre a problemática educacional e a problemática social.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201403555492)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aliado ao analfabetismo que atinge 16,2 milhões de pessoas entre a população de menos de quinze anos e mais, encontram-se cerca de 33 milhões de jovens e adultos que possuem menos de quatro anos de estudo, e 65,9 milhões de jovens que não concluíram o ensino fundamental. Nos últimos anos, ocorreu um crescimento significativo do número de jovens e adultos matriculados no ensino fundamental, avançando de 3.770230 estudantes, em 2000, para 6.968.531 estudantes em 2003, o que certamente resulta de políticas adotadas com o objetivo de sanear essa distorção que deve ser intensificada buscando assegurar a articulação entre as políticas de acesso e permanência. (DOURADO, 2005,p. 16/17). Leia o texto anterior e responda colocando "V" para verdadeira e "F' para falsa, nas frases que seguem e depois marque a resposta correspondente.
(   ) O analfabetismo ainda é uma realidade a ser enfrentada no Brasil, apenas nos estados do Sudeste e Nordeste.
(   )  A superação do fracasso escolarenvolve questões pedagógicas.
(   )  A evasão e a repetência contribuem substancialmente para a marginalidade social.
(   )  O analfabetismo e a distorção idade série contribuem para o processo de exclusão escolar.
(   )  O fracasso escolar é um dos limites à melhoria dos indicadores educacionais.
	
	
	V,V,F,F,F
	
	V,F,V,F,V
	
	F,V,F,V,V.
	 
	F,V,V,V,V.
	
	F,V,V,F,F
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201404046985)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que é currículo oculto?
	
	
	É o currículo que nada agrega ao conhecimento dos alunos.
	
	O currículo oculto é o currículo desconhecido pelos alunos.
	 
	O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens relevantes
	
	O currículo oculto é aquele desconhecido pela comunidade escolar.
	
	É o currículo ainda não desenvolvido no ambiente escolar.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201403555375)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao refletir as tensões e os desafios presentes na relação da juventude com a escola nos dias atuais, podemos chegar à seguinte constatação:
	
	
	Somente a expansão do acesso do jovem a escola já garante a sua permanência.
	
	O jovem não se adapta a escola porque tem um comportamento rebelde, típico dessa faixa etária de desenvolvimento.
	 
	A necessidade social que impõe a antecipação ao mundo do trabalho, geralmente induz o jovem ao subemprego e o afasta da escola.
	 
	O currículo escolar tem ajudado o aluno jovem a permanecer na escola, o que o afasta da escola são as más influências, que o aproxima da violência e das drogas.
	
	Nessa faixa etária todos os jovens se adaptam a escola.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201403635972)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diante deste contexto geral de precarização das relações de trabalho, a EJA ganha uma especial importância. Muitos são as funções atribuídas a ela. Entretanto, uma visão mais CRÍTICA defende que cabe à EJA:
	
	
	2. Capacitar os trabalhadores, garantindo, assim, a sua inserção no mercado de trabalho.
	
	4. Atender as demandas do mercado, oferecendo uma formação técnica, que permita ao aluno desempenhar algum ofício específico.
	 
	1. Formar cidadãos críticos, capazes de construir conhecimento e de compreender a sua condição histórica.
	
	3. Compensar os anos de escolaridades perdidos.
	
	5. Oferecer um modelo de educação fragmentado, dividido entre a formação geral e a formação profissional.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201404054797)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo Freire alerta para a necessidade de se superar a polarização opressor/oprimido através do desenvolvimento:
	
	 
	da consciência ¿ crítica
	
	da autonomia
	
	da união
	
	da liberdade
	
	da esperança

Continue navegando