Buscar

AV CONT.MET.PRAT.ENSINO DE CIENCIAS E EDU AMBIENTAL


Continue navegando


Prévia do material em texto

Fechar
	CEL0361_AV_201407228161 » CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT. 
	Avaliação: AV
	Aluno: 201407228161 - SHEILA SILVA DE PAULO
	Professor:
	MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
	Turma: 9007/AB
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2     Data: 10/06/2016 13:59:34 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 820345)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos propósitos do ensino de ciências naturais é desenvolver um aluno pesquisador, por meio de situações pedagógicas que propicie observações, questionamentos, formulação de hipóteses, experimentação, análise e registro. Diga como isso é possível no cenário atual das escolas brasileiras, considerando a formação dos professores e a limitação financeira existente?
		
	
Resposta: Infelizmente nem sempre é possível propiciar um ensino de qualidade em especial nas escolas de rede pública do nosso país, com precárias infraestrutura, muitas das vezes não existe se quer um laboratorio de ciencias, um local adequado que o professor possa fazer seus experimentos. A preparação do professor também influencia muito nessa questão, pois o professor acaba tendo que aplicar aulas de outras disciplinas como lingua portuguesa, matemática, geografia,e não é preparado especificamente para o ensino de ciências,assim encontrando dificuldade para lecionar. A questão financeira também é um fator preocupante, pois muitos professores acabam trabalham muito para ter uma renda um pouco melhor, e no caso de muitos acabam não recebendo seus salários por conta de pagamentos atrasados em diversas regiões do nosso país. Mesmo assim, ainda se encontra profissionais que mesmo com tantas dificuldades conseguem exercer a profissão com muita dedicação e empenho para passar ao aluno todo conhecimento possível.
	
Gabarito: O acadêmico deverá dizer que mesmo diante de tal cenário desfavorável, o educador precisa continuamente qualificar-se, lendo e pesquisando sobre as formas mais adequadas de propiciar uma metodologia de ensino criativa e de baixo custo, que desenvolva em seus alunos tais habilidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 227635)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Moreno (1998, p.36), ¿os temas transversais destinam-se a superar alguns efeitos perversos ¿ aqueles dos quais a sociedade atual se conscientizou de que, junto com outros de grande validade, herdamos da cultura tradicional¿ . Uma das formas propostas de se influir nesse processo de transformação da sociedade, sem abrir mão dos conteúdos curriculares tradicionais, é por meio da inserção transversal, na estrutura curricular das escolas. Explique e exemplifique o conceito de transversalidade aplicado ao ensino de Ciências e Educação Ambiental.
		
	
Resposta: É inserir no ensino as questões ambientais, promover mudanças na forma de pensar, nas ações dos indivíduos a respeito da preservação do meio ambiente, da conservação das fontes de recursos naturais, manutenção do solo,da qualidade da água , do ar , fazendo uma sensibilização para a conservação do meio ambiente e da sua importancia.
	
Gabarito: A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 652827)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um conhecimento que precisa ser comprovado, que surge da dúvida, é passível de verificação e investigação, baseado em questionamentos, chamamos de:
		
	 
	Conhecimento científico
	
	Conhecimento Filosófico;
	
	Conhecimento social;
	
	 Conhecimento Natural.
	
	conhecimento sensitivo;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 119149)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A primeira classificação sistemática das ciências de que temos notícia foi a de:
		
	 
	Aristóteles
	
	Chassot
	
	Chauí
	
	Galileu
	
	Sócrates
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 119129)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição de meio ambiente envolve a natureza (parques, florestas, mares etc.), mas também a nossa rua, nossa casa, nossa relação com os outros seres humanos e não humanos e conosco. Neste contexto, Freire (2001), enfatiza que o meio ambiente é composto de:
		
	 
	Fatores abióticos; fatores bióticos; cultura humana
	
	Fatores científicos; fatores humanos; fatores históricos
	
	Fatores científicos; cultura humana; fatores históricos
	
	Fatores ambientais; fatores climáticos; cultura humana
	
	Fatores bióticos; fatores científicos; fatores humanos
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 119175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quatro anos após a promulgação da Constituição de 1988, aconteceu no Rio de Janeiro o mais importante evento sobre desenvolvimento sustentável:
		
	
	Conferência sobre Meio Ambiente Humano
	
	A Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade
	
	A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
	
	A Conferência de Tbilisi
	 
	A Rio-ECO 92
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 235687)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em consequência dos problemas sociais e ambientais, associados às novas formas de produção, passaram a ser realidade reconhecida em todos os países, inclusive no Brasil. Os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a ter presença nos currículos de Ciências Naturais, mesmo que abordados em diferentes níveis de profundidade. Pesquisas recentes mostram que a alta taxa de CO atmosférico está afetando também os oceanos. Depositado na superfície da água, tal gás acaba misturando-se a ela devido ao movimento dos copépodes ¿ pequenos animais que constituem o plâncton. Tal fato está fazendo com que o pH da água torne-se mais ácido, o que altera a vida de diversas espécies marinhas, podendo inclusive levá-las à extinção. Analise as alternativas abaixo e marque a opção cuja ação leva ao acontecimento do fato relatado no texto.
		
	
	Ampliação da área de terras cultivadas.
	
	Extinção de muitas espécies marinhas aeróbias
	
	Maior extração de alimentos dos oceanos.
	 
	Utilização crescente de combustíveis fósseis.
	
	Crescimento das espécies autotróficas nos oceanos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 119647)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais , no tocante à sua organização, os conteúdos de Ciências Naturais estão organizados em eixos temáticos. Tais blocos indicam princípios pedagógicos e metodológicos a serem observados pelas instituições de ensino da rede pública. Para o Ensino fundamental (volume 4) são propostos quatro blocos:
		
	 
	Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos; Terra e Universo
	
	Sustentabilidade; Corpo e Movimento; Recursos Tecnológicos; Sociedade e Consumo
	
	Vida e Saúde; Ser Humano e Meio Ambiente; Recursos Tecnológicos; Sociedade e Consumo
	
	Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Ética e Conhecimento; Sociedade e Consumo
	
	Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos; Sociedade e Consumo
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 118995)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com os avanços tecnológicos e industriais considerados essenciais para o desenvolvimento acentuam-se os problemas socioambientais relativos aos modos de produção. Isso fez com que os Parâmetros Curriculares Nacionais criassem os temas transversais e um deles é chamado de "Meio Ambiente e a Saúde". Como critérios para a escolha desses temas foram escolhidos:
		
	
	apresenta questões que não interfirem na vida dos alunos.
	
	constituir-se em currículo obrigatório nas escolas brasileiras.
	 
	abrangência nacional e urgência social.
	
	exclusão das Ciências Sociais.
	
	determinação dos movimentos civis e organizacões não-governamentais.Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 235805)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar ¿como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos."Em outro extremo desta questão está a 'avaliação formativa'. Esta segunda, em termos de representação social, "é muitas vezes percepcionada como uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares." Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:
		
	
	quantitativa, generalista, intuitiva e investigativa.
	 
	qualitativa, diagnóstica, intuitiva e investigativa.
	
	classificatória, intuitiva, diagnóstica e qualitativa.
	
	classificatória, generalista, intuitiva e investigativa
	
	intuitiva, investigativa, classificatória e quantitativa