Buscar

orientação educacional

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0373_AV_201301016561 » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	JOANA DARC VENANCIO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,9    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 15/06/2016 10:01:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201301596668)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Com relação aos objetivos, em um modelo educacional construtivista, considera-se que o pscicopedagogo contribua, com o assessoramento que proporcione a conquista dos objetivos da própria instituição, ou seja, fazer que cada aluno progrida na sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, articulando para isso os meios necessários que são:
		
	
Resposta: Acompanhamento da aprendizagem do educando,minimizando as dificuldades surgidas.Planejar e executar atividades culturais envolvendo a comunidade escolar.
	
Gabarito:
A contribuição para um ensino diversificado e de qulidade, ajustado a seus diversos usuários.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301262889)
	Pontos: 0,9  / 1,0
	Segundo Holtz (2006), o pedagogo, atualmente, como especialista da ciência da educação, é responsável por orientar o comportamento e a aprendizagem das pessoas visando à sua formação e transformação, atuando como mediador dos processos educativos em qualquer ambiente onde estes se dêem. Desta forma, quais são as formas alternativas de educação e onde se originaram?
		
	
Resposta: Estabelecer vinculos,com princípios que tentam preservar a prática profissional tais como:o exercício de nos colocarmos no lugar do outro para que possamos melhor compreende-los.
	
Gabarito: As formas alternativas da educação são compreendidas como as atividades educativas desenvolvidas em estabelecimentos de ensino ou não, as quais possuem autonomia em sua organização e funcionamento. As formas alternativas de educação têm sua origem nos movimentos sociais, principalmente da década de 80, que inspirados em ideais democráticos promoveram práticas educativas populares em espaços variados e não exclusivamente na escola formal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301771346)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentre tantas funções e atribuições que o Orientador Educacional possui, talvez a comunicação e a integração com a família seja um dos mais importantes papéis que esse profissional realiza. Considerando o Orientador Educacional dentro do âmbito escolar, pode-se afirmar que sua postura correta é:
		
	
	Ficar restrito aos atendimentos às famílias de alunos que apresentam maiores problemas de disciplina, realizados apenas dentro da escola.
	
	Utilizar-se da comunicação aos pais ou responsáveis apenas para discutir questões de indisciplina.
	 
	Efetuar o levantamento de dados estatísticos comparativos a respeito dos alunos de cada turno.
	
	Utilizar-se das reuniões com pais, para lhes informar apenas os resultados apurados na avaliação de desempenho do aluno.
	 
	Utilizar-se das reuniões para informar pais e responsáveis sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301827538)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei 9394/96), fundamentada em princípios democráticos, fixa a educação numa concepção abrangente: " Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. " (BRASIL, Lei 9394, 1996). Pensando na atuação do Orientador Educacional , nas Instituições Escolares . As funções abaixo são compatíveis com este Artigo da Lei , exceto uma das apresentadas abaixo . Identifique qual função atribuída ao OE , NÃO corresponde ao Artigo
		
	
	Participação junto aos professores , com o propósito de valorização da avaliação qualitativa no processo de acompanhamento do aluno
	
	Planejamento e execução de atividades culturais interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar
	
	Acompanhamento da aprendizagem do Educando , minimizando as dificuldades surgidas
	 
	Representação e divulgação estatística dos resultados das notas dos alunos , classificando os numericamente .
	
	Articulação Escola x Família visando o diálogo e parceria , que possam contribuir para o desenvolvimento do docente
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301155289)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É necessário que o Orientador Educacional tente estabelecer vínculos, com princípios que tentam preservar a prática profissional, tais como: o exercício de colocarmo-nos no lugar do outro para que, a partir de suas próprias referências e não das nossas, possamos melhor compreendê-lo; é a tentativa de "calçar os seus sapatos". Este princípio diz respeito à:
		
	
	Autenticidade
	 
	Empatia
	
	Sustentabilidade
	
	Consideração positiva
	
	Dialogicidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301155291)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta após a apreciação das proposições:
I - A Orientação Educacional tem a função de promover o resgate cultural nas práticas educativas desenvolvidas no ambiente escolar.
II- O Orientador Educacional é um mediador no ambiente escolar quanto o estímulo do resgate da cultura brasileira mediante o desenvolvimento de um currículo comprometido com a pluralidade.
III- A interculturalidade propõe a negativa quanto ao reconhecimento da diversidade cultural e a interrelação entre as mesmas em um ambiente
		
	
	Somente a proposição I está correta.
	 
	As proposições I e II estão corretas.
	
	Somente a proposição III está correta.
	 
	Todas as proposições estão corretas
	
	As proposições II e III estão corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301224842)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Orientador Educacional, consciente de que o centro do processo escolar é a elaboração coletiva de um projeto político pedagógico voltado para a melhoria da condição social de uma comunidade, deve estar apto a participar da construção desse projeto, que deve ser construído a partir de pressupostos. As respostas abaixo se completam EXCETO:
		
	
	D) Para a transformação são necessárias mudanças em todos os campos da vida de uma sociedade.
	 
	C) Uma nova hierarquia de valores só pode ser proposta pelos estudiosos do conhecimento social.
	
	A) A realidade social e cultural existente e a pretendida devem ser pensadas e discutidas por todos.
	
	E) Os professores participarão da transformação do mundo centrando a sua prática pedagógica no aluno.
	
	B) É importante discutir e rever conscientemente os valores existentes na comunidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301585718)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em saber que o planejamento em Orientação Educacional possibilita uma significação de sua prática dentro do contexto escolar é que a partir dele que verificamos o seu sentido e perspectiva frente às necessidades de dada instituição. Logo, percebemos que a sua organização está vinculada à concepção de educação da própria unidade escolar. Assim podemos destacar alguns aspectos importantes na concepção do planejamento, os quais se relacionam entre si: a racionalidade, a tomada de decisão e o futurismo.
Abaixo, apresentam-se três desses axiomas e uma frase relacionada a cada um deles. Relacione cada axioma a cada frase correspondente e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
1- Racionalidade                    2- Tomada de decisão                3- Futurismo
A-Orientador para o tempo que está por vir, considerando dados do passado e do presente.
B-Estabelecimento de um compromisso de ação efetiva e transformadora embasada numa visão crítica da realidade.
C-Emprego de uma argumentação para solução de problemas, a partir do estabelecimento de relações entre dados elementos.
		
	
	1A  -  2C  -  3B1A  -  3B  -  2C  
	
	2A  -  2B  -  3C  
	
	3A  -  1B  -  2C  
	 
	 3A  -  2B  -  1C  
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301173623)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todos os atores são de fundamental importância para que a escola caminhe em prol da democracia e de uma educação de qualidade. A equipe técnica-administrativa, a coordenação e orientação, agindo de forma integrada, auxiliam a escola e o desenvolvimento do aluno, atendendo as necessidades dos mesmos e, também, o fornecimento de assistência ao professor no tocante ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a garantia da eficácia do processo educativo. Assinale a alternativa que NÃO se adequa a esta afirmação.
		
	
	O administrador, o supervisor escolar e o orientador compõem a equipe técnico-administrativa, tendo importantes funções no processo de ensino e aprendizagem, pois influenciam as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Essas funções estão interligadas, já que a atividade de uma determinada área afeta a outra.
	
	É preciso analisar a divisão de trabalho e a distribuição dos papéis na escola, grandes ou pequenas, para que não se olvide a relevância dos princípios de funcionamento do sistema e a aplicação de medidas integradoras que sejam necessárias para evitar paralelismos e conflitos gerados pela divisão de trabalho.
	
	Quando se respeita a cultura da escola: os fundamentos, ideais e princípios comuns, sonhos; estabelece-se, dessa forma, o fio integrador de ações específicas e garantem a sua articulação e interligação.
	 
	Não é preciso direcionar as inovações necessárias ao bom desempenho e de suas funçõe, pois não se corre o risco de tomar posições e medidas unilaterais e exclusivas de alguns setores por desconsideração ou até em detrimento a outros setores e do conjunto.
	
	Para favorecer o trabalho integrado e integrador, não se pode ignorar que o clima de confiança deve ser pautado na ética libertadora e no autêntico diálogo. Cabe então, a toda equipe superar a tendência a fragmentação do trabalho, atentos e reagindo as relações autoritárias, saindo, assim, da inércia e do comodismo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301173799)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a resposta correta. Quanto à ação da Orientação Educacional em relação à formação continuada do professor, podemos afirmar que:
		
	 
	O Orientador Educacional é um auxiliador e mediador do fazer pedagógico, estimulando a reflexão crítica do educador em sua prática educativa e fornecendo dados sobre a comunidade escolar para a contextualização da mesma, numa perspectiva de ação integrada aos demais membros da equipe pedagógica da escola.
	 
	A ação da Orientação Educacional limita-se a organização de dinâmicas nos momentos de formação continuada apenas para a socialização e passatempo do grupo.
	
	Garante a formação continuada como momento de reflexão do professor de forma isolada, cada um em sua sala, sem debate ou participação coletiva, e também, sem fundamentação teórica como meio de elaboração de estratégias para superação das dificuldades existentes
	
	Propõe ao professor a seleção de alunos problemáticos para afastamento e encaminhamento a outros especialistas como meio de solução das dificuldades encontradas no cotidiano da sala de aula, pois o problema não é da escola, cabendo ao aluno o pleno ajustamento a mesma.
	
	O Orientador Educacional não é responsável pela formação continuada do professor, sendo competência apenas da coordenação ou orientação pedagógica da escola.

Continue navegando