apol avaliação E MATERIAIS DIDÁTICOS
9 pág.

apol avaliação E MATERIAIS DIDÁTICOS

Disciplina:Didática16.299 materiais293.719 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10Leia o texto a seguir:

O tetraedro pedagógico representa a integração entre elementos necessários para o processo ensino –aprendizagem: professor- aluno-, conteúdo e material didático. O tetraedro apresenta dimensões do processo de ensino. Conforme os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione as definições que se relacionam com cada dimensão do tetraedro pedagógico.

1. Lado didático
2. Lado pedagógico
3. Lado mediático
4. Lado documental

( ) Aluno, conteúdo, material didático.
( ) Professor, aluno e material didático.
( ) Professor, aluno e conteúdo
( ) Professor, conteúdo e materiais didáticos.
Agora marque a sequencia correta:
A
4, 2, 1, 3
B
2, 4, 1, 3

C
4, 3, 2, 1

D
2, 1, 3,4

E
3, 1, 2, 4
 1-Letra A
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Fonte: Barbosa, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.
Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_05_26_2082-7202-1-PB.pdf > Acesso em: 22 mar. 2015.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação professor e aluno no processo de avaliação da aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) Além de possibilitar a identificação do nível de desempenho, de rendimento e de produção do aluno, a avaliação ainda imprime qualidade no relacionamento entre professor e aluno.
II. ( ) O diálogo entre mestre e aluno permite esclarecer valores imanentes ao conhecimento, com vistas ao encaminhamento das potencialidades do aluno.
III. ( ) Na relação professor e aluno, compete ao professor considerar e a valorizar mais as limitações dos alunos, do que suas próprias potencialidades.
IV. ( ) Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, a oportunidade ímpar de refletir sobre a prática pedagógica docente e sobre a construção da aprendizagem pelos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
A
V, F, V, V
B
F, V, V, V
C
V, V, F, V
D
V, F, V, F
E
F, F, V, V
2-Letra C
Questão 3/10
Leia o texto a seguir:
A prática pedagógica se reveste de um contexto histórico em que a evolução do material didático se apresenta como ponto de apoio às inovações do ferramental pedagógico. Não é recente a utilização dos materiais didáticos para ilustrar a aula. A inclusão dos materiais didáticos nas escolas aconteceu lentamente, pois vários educadores procuraram estabelecer gradativamente as bases teórico-metodológicas para a utilização desses meios no processo educacional. Para estes educadores, o mais importante era aprender a aprender, dessa forma, sentiram a necessidade de criar modelos de ensino que pudessem atender às necessidades reais educacionais, em virtude do desenvolvimento científico e tecnológico.
Considerando que os materiais didáticos são ferramentas que podem incentivar e auxiliar o processo educacional. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.

I. Os materiais didáticos podem motivar no aluno o gosto para o estudo de uma disciplina ou um assunto;
II. Quando utiliza o material didático o professor dificulta para o aluno a compreensão do conteúdo;
III. O uso adequado dos materiais didáticos poderá estimular a participação dos alunos nas aulas, tornando-as mais dinâmicas;
IV. Ao utilizar material didático apenas para ilustrar a aula, o professor estará auxiliando na compreensão do conteúdo;

São corretas as afirmativas:
A
Apenas as afirmativas II e III

B
Apenas as afirmativas III, IV

C
Apenas as afirmativas I e III

D
Apenas as afirmativas II e IV

E
Apenas as afirmativas I e II
3- Letra C
Questão 4/10Leia o texto a seguir:

A prática pedagógica tem papel fundamental na formação docente, pois através dela é possível construir conhecimento profissional por meio da interação entre teoria e a prática, e assim poderá propiciar sua intervenção no processo educacional, de forma adequada e diferenciada, visando ao desenvolvimento das escolas e à aprendizagem dos alunos.
Estrela (at all,2002) apresenta recomendações que devem nortear a prática pedagógica.
Analise as afirmativas abaixo sobre estas recomendações.
I. ( ) A prática pedagógica deve centrar-se na análise de situações reais do exercício profissional e orientar-se para desenvolver competências científicas, éticas, sociais e pessoais.
II. ( ) A prática pedagógica tem o intuito de desenvolver a autonomia do professor.
III. ( ) A prática pedagógica deve privilegiar o trabalho individual e proporcionar momentos variados de observação, leitura e pesquisa;
IV. ( ) A prática pedagógica deve privilegiar espaços que favoreçam a construção do saber pedagógico como resultado da interação entre os saberes.

São corretas as afirmativas:
A
Afirmativa I, II e III são verdadeiras apenas

B
Afirmativa I, II e IV são verdadeiras apenas
C
Afirmativa I, II, III são verdadeiras apenas

D
Afirmativa I, III e IV são verdadeiras apenas

E
Afirmativas I e III são verdadeiras apenas
4- Letra B
Questão 5/10
Leia o texto a seguir:
Durante muito tempo, o objetivo da educação estava relacionado com a transmissão de conhecimento e saberes produzidos pelo ser humano de geração para geração, ao longo de sua existência. Com o passar do tempo, a educação sofreu várias mudanças, especialmente no que se refere ao papel do professor.
Analise as afirmativas abaixo sobre as causas que influenciaram as mudanças no papel do professor.

I.( ) O crescente avanço das novas tecnologias de comunicação e informação.II.( ) As novas tecnologias proporcionam o surgimento de novas formas de interação entre as pessoas.
III.( ) As tecnologia causam um equilíbrio, principalmente na área da educação.
IV.( ) As mudanças causam um desequilíbrio na área da educação, onde os tradicionais paradigmas do ensino-aprendizagem são mais difíceis de serem modificados.

Agora, marque a sequencia correta:
A
V, V, F, F

B
F, V, F, V

C
V, V, F, V

D
F, F, F, V

E
V, F, V, F

5- Letra C
Questão 6/10
Leia o texto:
Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias a respeito do mundo.
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 149.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a educação infantil, segundo Both (2008) leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
II. ( ) A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
III. ( ) A etapa educacional da crianças, dos 0 aos 3 anos, é denominada, pela legislação educacional brasileira como educação básica, pois, considera-se como uma educação que se basta em si mesma.
IV. ( ) A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
Agora, marque a sequência correta:
A
V, F, V, V
B
F, V, V, V
C
V, V, F, V
D
V, F, V, F
E
F, F, V, V
6- letra C
Questão 7/10
Leia o fragmento do texto:
[...]