Buscar

PROVA DISCURSIVA Exame RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Enquanto a liderança supõe relação interpessoal, o poder está relacionado ao processo de influencia social. O poder consiste em conseguir que uma pessoa ou grupo aja da forma desejada ou em manipular e modificar o comportamento dos outros, influenciando seus pontos de vista e suas ações. A psicologia social classifica o poder em diferentes bases de influencia, de acordo com Spector(2005) citado por Knapik(2011) são cinco: PODER LEGÍTIMO; PODER DE COERÇÃO;  PODER DE RECOMPENSA; PODER DE REFERÊNCIA;  PODER DE EXPERIÊNCIA.Escolha dois(2) deste e descreva abaixo:
Nota: 33.3
	Gabarito: De acordo com Knapik (2011 – p.90) PODER LEGÍTIMO ( AUTORIDADE): É atribuído formalmente a uma pessoa; o poder é legitimado socialmente, e a pessoa  recebe a incumbência de dirigir os outros e de exigir as condutas de comportamento e as ações que achar mais adequadas.
PODER DE COERÇÃO: Consiste em punições ou ameaças de punições para se conseguir o objetivo desejado; está geralmente relacionado ao poder legítimo, mas nem sempre. Nas relações interpessoais, as ameaças de retirada de afeto e de reconhecimento, bem como as ameaças de censura, de afastamento e de pouca atenção são formas do uso do poder de coerção para se conseguir o que se deseja no dia-a-dia.
PODER DE RECOMPENSA: Consiste em oferecer recompensas ou promessas de recompensas para conseguir o que se deseja. Nos relacionamentos humanos, as recompensas podem ser afetivas, físicas ou verbais, como elogios, olhares, sorrisos, abraços etc.
PODER DE REFERÊNCIA: Consiste em uma identificação com um modelo social; é uma liderança fortemente carregada de carisma; a pessoa torna-se um ídolo ou modelo a ser seguido.
PODER DE EXPERIÊNCIA: Consiste em conhecimentos, informações e habilidades que são reconhecidos pelo grupo; um exemplo é a influência de especialistas ou peritos que são respeitados pelo seu conhecimento e têm suas opiniões acatadas.
Resposta:Poder Legítimo: Baseia-se em papéis sociais, cujas decisões são tradicionalmente aceitas. Poder de Coerção: Poder legal que as autoridades tem. Poder de Recompensa: Baseia-se em alocar resultados compensadores. 
Questão 2/3
As empresas, em sua maioria, são consideradas sistemas abertos, com entradas e saídas provenientes do meio ambiente. Toda organização é criada para atender à necessidade do ambiente externo, com o qual interage por meio de um processo contínuo de adaptação, aprendizagem e mudanças. A missão, a visão e os valores da empresa estão interligados com o ambiente e obedecem a um processo contínuo de adaptação. A definição destes conceitos norteia as ações e os objetivos organizacionais.De acordo com o que estudamos na disciplina de Gestão de Recursos Humanos, descreva MISSÃO ORGANIZACIONAL, abaixo: 
Nota: 33.3
	Gabarito: De acordo com Knapik( 2011, p.28). MISSÃO é a razão de ser da empresa, a finalidade da organização em relação à sociedade. Sofre as interferências da modernidade, não é estática e pode ser aperfeiçoar-se ou mudar com o tempo. Envolve os objetivos principais do negócio e estabelece claramente o que espera e pode ser cobrar de seus colaboradores, definindo suas tarefas, responsabilidades e metas.
Resposta:Missão Organizacional: Tem sido utilizada pelas empresas para mostrar sua ideologia. É a finalidade da existência de uma organização. Visão Organizacional: Dar rumo à empresa oferecendo uma imagem do futuro que deseja alcançar. Valores Organizacionais: São crenças do que é certo ou errado.
Questão 3/3
Em um mercado globalizado, no qual a competição é acirrada, o benchmarking vem para trazer um cenário no qual produtos, serviços ou processos possam ser comparados e aperfeiçoados. Deve ser uma prática de pesquisa constante, não apenas de correção de falhas, mas de melhoria dos processos de trabalho.A técnica do benchmarking esta dividida em cinco etapas. Quais são elas? Cite-as e descreva duas destas etapas abaixo:
Nota: 33.3
	 Gabarito: De acordo com Knapik( 2011, p.37).
PLANEJAMENTO: este é o momento de selecionar o produto ou o processo da empresa a ser comparado, identificar a organização que é marco de referência nesse produto ou processo, que tem as melhores práticas a serem comparadas e definir os métodos de obtenção de dados.
ANÁLISE: As informações obtidas são interpretadas e comparadas com o benchmark. Depois são analisadas as práticas que podem ser adotadas e implementadas.
INTEGRAÇÃO: É o momento de utilizar os dados obtidos no benchmarking para definir modificações no produto ou processo que foi comparado.
AÇÃO: É a fase da implementação, de colocar em prática os resultados do benchmarking.
MATURIDADE: É a fase do aprimoramento, da excelência.
Resposta:Pesquisa de Mercado: Temos que estar atentos nas novidades do mercado e da concorrência para podermos debater e tomar uma decisão estratégica. Análise Competitiva: essencial para conhecermos em detalhes o objeto a ser estudado/avaliado. Integração: Maturidade: Planejamento: Planejar com cautela o que deve ser melhorado nos processos de trabalho f Ação:

Outros materiais