Buscar

Queilite e Epidemiologia do ca. bucal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO: CASOS DE QUEILITE ACTÍNICA EM PACIENTES RURAIS
Ferreira FB*, Lima J , Ciesielski, FIN - Acadêmico Odontologia – CESCAGE- Ponta Grossa- PR
A queilite actínica é uma lesão cancerizável, que possui alteração dos lábios por consequência da exposição prolongada e contínua à radiação solar ultravioleta, normalmente presente em trabalhadores rurais que não usam proteção necessária. Seu diagnóstico é bastante evidente pela presença de fissuras, ressecamento, aspereza e descamação, principalmente em lábio inferior. 
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
O intuito principal é demonstrar a utilização de terapêutica medicamentosa, com enfoque nas vitaminas A, C e E, como coadjuvante em casos de queilite actínica em trabalhadores rurais . Alguns micronutrientes, como vitamina A, C, E, zinco e selênio, estão envolvidos na melhora da cicatrização. Alertando que se não protegidos pela radiação, são submetidos a riscos ,a fim de adquirir uma lesão cancerizável .
MATERIAL E MÉTODOS 
-Avaliação clínica dos casos de queilite actínica dos pacientes trabalhadores rurais atendidos nas clínicas de Estomatologia Do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. 
Casos moderados e severos – biópsia incisional
Casos leves – utilização de Pomada Hipoglós - 12 pacientes
Acompanhamento clínico e orientação período de 30 dias
RESULTADOS E CONCLUSÕES 
Com apenas vinte dias de tratamento obteve-se hidratação labial, coloração rósea, retorno da linha inferior do lábio e diminuição de ranhuras labiais. 
Diagnosticado de forma precoce e com auxílio de medidas de proteção com base em protetores labiais com bloqueadores de raios ultravioleta, cremes a base de vitaminas é possível prevenir lesões cancerizáveis e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. 
BIBLIOGRAFIA
Leve
Moderado
Severo
Início do Tratamento
Após 20 dias
http://www.scielo.br/scielo.php?ano2011pid=S0365-05962011000100008&script=sci_arttext
http.://www.dermato.med.br/publicacoes/artigos/2007queilites.htm
http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios2011/22514/microscopia-confocal-de-reflexao-na-avaliacao-de-lesoes-labiais-induzidas-actinicament
05/11/2013
 TENDÊNCIAS E ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS DE CÂNCER BUCAL NO BRASIL
Ferreira FB*, Lima J , Ciesielski, FIN - Acadêmico Odontologia – CESCAGE- Ponta Grossa- PR
Câncer (CA) de boca é o 5º mais comum entre homens no Brasil e cresce por falta de prevenção. E com a mudança de hábitos, a doença também se alastra entre as mulheres , aumentando seus óbitos em 50% apenas nos últimos três anos. Serão descritos alguns dos principais tipos de câncer no Brasil, com enfoque nas pesquisas epidemiológicas que investigaram os fatores associados ao risco de adoecer por estes cânceres em nosso país. (INCA, 2013)
Realizou-se leitura dos artigos selecionados incluindo aqueles que utilizaram métodos epidemiológicos na abordagem do risco de câncer bucal no país. Tomando como base a mortalidade por câncer de boca e orofaringe, segundo localização anatômica do município de São Paulo: 
LocalizaçãoAnatômica
Número de óbitos
%
Média dos coeficientes anuais
Lábios
82
1,34
0,05
Língua
2.193
35,85
1,15
Gengiva
105
1,72
0,06
Assoalho da boca
360
5,89
0,19
Palato
358
5,85
0,19
Segundo a Organização Mundial de Saúde (2009), sobressaem-se alguns tipos de câncer com maior aumento no Brasil. O CA de pulmão (Porto Alegre, com as maiores taxas de incidência ajustadas por idade do país), c.a de boca(na população masculina de São Paulo), c.a de colo de útero (Distrito Federal, Goiânia apresentaram as maiores taxas de incidência, e c.a de mama ( São Paulo ,Distrito Federal e Porto Alegre. 
Tanto a população, quanto os profissionais de saúde não estão devidamente atentos para o problema, por isso indica-se a responsabilidade para pessoas realizarem o autoexame especialmente pessoas acima de 40 anos , tabagista , etilista e que possui contato direto com exposição solar sem proteção bucal. visando a antecipação do diagnóstico e a introdução precoce dos recursos terapêuticos disponíveis.
O intuito é abordar a incidência epidemiológica do câncer bucal em parâmetro brasileiro, afim de alertar a população sua grande magnitude.
/
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATERIAL E MÉTODOS 
RESULTADOS E CONCLUSÕES 
BIBLIOGRAFIA
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/premio2004/dissertacao/DissertacaoLuisClaudioSartori.pdf
http://dms.ufpel.edu.br/ares/handle/123456789/138
http://www1.inca.gov.br/rbc/n_59/v02/pdf/08-cancer-de-boca-avaliacao-do-conhecimento-de-academicos-de-odontologia-e-enfermagem-quanto-aos-fatores-de-risco-e-procedimentos-de-diagnostico.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais