Buscar

Extração de ácidos nucléicos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Isolando Ácidos Nucléicos
 Alunos
Julho/2016
Introdução e Objetivo:
Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas por nucleotídeos, sendo um
agrupamento fosfórico, glicídio e uma base nitrogenada. Todos os seres vivos possuem ácidos nucléicos em seu material genético. Eles agem com mecanismo de controle metabólico celular e com a transmissão hereditária das características.
Existem dois tipos de ácidos nucléicos, que são: ácido desoxirribonucleico (DNA) e
ácido ribonucleico (RNA), nos seres eucariontes ficam armazenados no núcleo das células e nos seres procariontes dispersos no hialoplasma.
O objetivo da aula foi realizar a extração de ácidos nucléicos de morangos em grandes
quantidades, sendo possível assim discutir as características dessa classe de moléculas.
Materiais e Métodos:
Materiais Utilizados:
-Morangos
-Gral e pistilo
-Sal de cozinha
-Detergente para louça
-Água quente
-Filtro de café e suporte para filtro
-Gelo
-Álcool gelado
-Dois frascos de vidro (200 ml)
-Um bastão ou arame
-Recipiente de 1L 
Método:
1-Esmague um pouco os morangos.
2- Prepare uma solução de 100 ml com 80 ml de água quente, 20 ml de detergente e uma colher de sal. Adicione esta mistura aos morangos esmagados e esmague mais até haver o mínimo possível de pedaços inteiros. Adicione a mistura a um frasco.
3-Após adicionar a mistura, deve-se esperar 10 minutos antes de colocar o frasco em um banho de gelo, após colocar esperar mais 5 minutos.
4-Filtrar a solução usando filtro de café. Colocar 20 ml do líquido filtrado em um frasco limpo.
5-Colocar vagarosamente álcool gelado no frasco pelas paredes. No álcool será possível observar estruturas semelhantes a fiapos, são os ácidos nucleicos.
6-Enrolar os ácidos nucleicos com o arame ou bastão e observá-los.
Resultados e Discussão:
Para que todo o experimento tivesse sucesso todas as etapas dele tiveram que ser seguidas sem alterações, desde a destruição da parede celulósica e rompimento da membrana citoplasmática até a liberação do DNA na mistura. O álcool no final serviu para que ocorresse a precipitação da fita do DNA do morango em grandes quantidades. Com esse experimento, foi provado a existência do DNA através dos resultados obtidos.
Questões:
Qual a função do detergente?
Na constituição de membranas há lipídios. O detergente consegue desestruturar as moléculas dos lipídios, logo as membranas celulares e nucleares podem ser quebradas para que seja possível extrair os ácidos nucléicos.
Por que foi utilizado o sal de cozinha?
O sal de cozinha foi utilizado para retirar as histonas, proteínas em que os ácidos nucléicos se enrolam para caber dentro do núcleo, deixando-os livres. Também permite que os ácidos nucléicos precipitem com a adição do álcool, já que o sal fornece íons positivos e os neutraliza.
Qual a importância da água quente?
A água quente serve para acelerar reações, possibilitando que seja gasto menos tempo na realização do experimento.
Conclusão 
Concluiu-se que com esse experimento a extração de ácidos nucléicos ocorreu com êxito e que a análise deles foi permitida na prática, mas visto a olho nu não foi possível perceber tantos detalhes quanto há nos estudos teóricos. 
Na realização desse experimento foi visto a ação de um detergente na quebra de membranas, já que se as mesmas não tivessem sido quebradas não seria possível obter os ácidos nucléicos. Também foi possível observar a insolubilidade dos ácidos nucléicos em álcool (em álcool gelados são mais insolúveis ainda), pois os mesmos precipitaram em uma mistura heterogênea com o álcool. No final foi analisada a quantitativa presença de ácidos nucléicos em poucos morangos, visto que cada célula possui e há muitas células.
Existem diversos métodos de extração de ácidos nucléicos a diversas frutas, mas nesse caso a extração foi bem sucedida e satisfatória.
5. Referências
Ácidos Nucléicos. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/acidos-nucleicos.htm>. Acesso em 21 de Julho de 2016. 
Extraindo o DNA do morango. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=fef&cod=_extraindoodnadomorango>Acesso em 24 de Julho de 2016.
Extração de nucleotídeos. Disponível em:
< http://pt.slideshare.net/AdrianaDantas2/extrao-de-nucleotideos> Acesso em 24 de Julho de 2016.
Histona. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Histona> Acesso em 24 de Julho de 2016.