Buscar

Paradigmas Educacionais Contemporâneos objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o extrato de texto abaixo:
 
A pedagogia tecnicista ganhou força no Brasil no decorrer da ditadura militar que se instituiu no país de 1964 a 1985. As duas leis que regulamentavam o ensino, promulgadas pelo governo militar, no caso a Lei nº 5.5140/1968 (BRASIL, 1968) – ensino superior – e a Lei nº 5.692/1971 (BRASIL, 1971) – ensino de 1º e 2º graus -, representam a consolidação do tecnicismo em nosso país.
 
BRASIL, Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 3 dez. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/5540.html. Acesso em: 19/04/2015.
______. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasilia, DF, 12 ago.1971. Disponivel em: <www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1971/5692.htm>. Acesso em: 19/04/2015.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, apresente as características relativas à pedagogia tecnicista.
Nota: 20.0
	A pedagogia tecnicista pretendia introduzir na escola a lógica da empresa, tornando esse processo mais eficaz e produtivo. A formação da mão de obra requerida pelo mercado de trabalho passou a ser o principal papel da escola. A concepção tecnicista propõe a relação mais imediata entre a educação e o sistema produtivo, dirigindo todas as suas ações para o resultado final a ser alcançado: formar o profissional desejado, apto para produzir de maneira eficiente em uma sociedade tecnológica. A escola deveria modelar o comportamento dos estudantes por meio de técnicas específicas, promovendo a aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina social global (103, 104).
Resposta:È uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vinculo com o contexto social que destinavam.
Questão 2/5
Considere o extrato de texto abaixo:
 
"As teorias (ou concepções) críticas de educação concebem a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicos que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material".
 
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 40. D. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, apresente as características concernentes às teorias críticas de educação (progressistas).
Nota: 20.0
	As teorias critico-reprodutivistas contribuíram para mostrar que a educação não é neutra, mas, sim, que está relacionada ao movimento da sociedade e que, quando esta é dividida em classes, a escola tende a reproduzir os interesses dos grupos que detêm o poder. As teorias progressistas apostam na potencialidade da educação em oferecer a possibilidade de uma compreensão da realidade histórico-social e explicitar o papel do sujeito como construtor e transformador da sociedade (p. 138).
Resposta:As teorias curriculares criticas basearam o seu plano teórico nas concepções machistas e também nos ideários da chamada teoria critica, compreendo que tanto a escola como a educação em si são instrumentos de reprodução e legitimação das desigualdades sociais propriamente constituídas no seio da sociedade capitalista.
Questão 3/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Para que a avaliação cumpra com suas funções exige-se um certo recurso técnico adequado. Ou seja, para atender a essas funções, a avaliação deverá ser executada com um certo rigor técnico o que implica algumas exigências. Por exemplo, que os instrumentos de avaliação sejam elaborados, executados e aplicados levando-se em conta os princípios que se seguem
 
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83.
 
Qual a função dos instrumentos de avaliação de desempenho para o processo de aprendizagem?
Justifique a função dos seguintes instrumentos:
Prova objetiva
Prova dissertativa
Autoavaliação
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 73)
Os instrumentos podem contribuir para a identificação e a melhoria do desempenho do aluno, bem como demonstrar as potencialidades intelectivas.
Prova objetiva tem como função avaliar o quanto o aluno aprendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo.
Prova dissertativa tem como objetivo verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular ideias e redigi-las.
O objetivo da Auto-avaliação é fazer o aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões, atitudes, pontos fracos e fortes sobre o que sabe e o que precisar saber. (Livro-base, p. 74)
Resposta:Entende - se que a avaliação é a parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados, considerando os abjetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias. Prova objetiva: questões de múltipla escolha, ou seja de optar por uma opção e marca-la. Prova dissertativa: questões para se escrever a resposta Autoavaliação: Conhecer a si mesmo, ver quais são seus erros e acertos o que você faz melhor e aquilo que você tem dificuldade.
Questão 4/5
Atente para o seguinte extrato de texto:
 
"A pedagogia libertária defende a autogestão pedagógica e pretende eliminar o autoritarismo na educação. Busca a valorização da experiência prática para fundamentar a relação educativa e a capacidade de autogerenciamento pedagógico dos professores. Com isso, o aprendizado em grupos passa a ser mais importante do que o próprio conteúdo do ensino".
 
BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014. p. 47.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre os conteúdos de ensino na concepção da pedagogia libertária.
Nota: 20.0
	Os conteúdos são colocados à disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo, especialmente a vivência de mecanismos de participação crítica. O conteúdo surgiria com base nas necessidades e interesses do grupo, dando respostas a estes indiferentemente de uma organização sequencial e linear de temas de estudo (p. 141).
Resposta:A pedagogia liberaria es pera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentidos libertário e autogestionário em que ela o institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações.
Questão 5/5
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.
 
Fonte: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php/?id=12303&option=com_content> Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Descreva os princípios da avaliação institucional que orienta a efetivação dos SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior:
 
Nota: 6.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 111):
Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
Reconhecimento da diversidade do sistema.
Respeito à identidade, à missão e à história das instituições.
Continuidade do processo avaliativo.
Globalidade, isto é, compreensão de que ainstituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, visto em sua forma orgânica e não de forma isolada.
Resposta:O Sinaes analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração as aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

Outros materiais