Buscar

fisiopatologia da asma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA 
ASMA
Acadêmicos
Ariane Sousa 
Aline Zambrano
Ana Paula
Katyanne Lino
Thais Rodriguês
Tatiany Barroso
Valéria Fernandes
Conceito
Asma Brônquica é uma doença pulmonar causada pelo estreitamento dos bronquíolos que dificultam a passagem do ar e provocam broncoespasmos que reduzem ou impossibilitam a respiração.
Classificação: 
Intermitente
Persistente leve, moderada e grave.
Epidemiologia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 250.000 pessoas morrem de asma por ano no mundo e 300 milhões de pessoas sofrem da doença.
Cerca de 50% dos casos iniciam-se antes da idade de dez anos;
0 Brasil é o oitavo país com prevalência de asma
Fisiopatologia
TEIXEIRA (2013) MARCA FISIOLÓGICA E OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS.
A inflamação brônquica compõe o mais importante mecanismo fisiopatológico da asma.
 Fluxo sanguíneo (vasodilatação, congestão e hipermeabilidade microvascular lisa peribrônquica). 
Desencadeantes : 
Broncoespásticos – Grau existente de capacidade de resposta das vias aéreas;
Distúrbio inflamatório – Mastócitos, eosinófilos, Linfócitos T e células epiteliais.
Causas
Ninguém sabe exatamente o que provoca asma, uma vez que cada pessoa apresenta uma sensibilidade a gatilhos diferentes. Dessa forma, é importante entender o que causa seus ataques de asma e tentar reduzir a exposição a esses agentes ou buscar tratamentos mais adequados. 
Cerca de 80% das pessoas com asma sofrem crises quando expostas a alguma substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos
Causas
Tratamentos
Uso de medicamentos:
De acordo com a finalidade de utilização, são divididos em duas categorias:
Medicamentos usados para dilatar os brônquios e melhorar os sintomas durante as crises: beta 2-agonistas, anticolinergicos e xantina.
Medicamentos usados para manutenção e prevenção dos sintomas: corticosteroides e antagonistas dos leucotinos. Essas drogas são dotadas de propriedades antiflamatorias e devem ser introduzidas precocemente para preservar a função pulmonar nos casos de asma persistente.
Tratamentos
Os corticoide são medicamentos de escolha no tratamento de manutenção, porque inibe o processo inflamatório responsável pelas crises. Podem ser administrados por via inalatória que apresenta a melhor relação custo/benefício ou via sistêmica.
Tratamento Fisioterapêutico
A fisioterapia respiratória atua na prevenção e tratamento da asma, os tratamentos utilizados são variados, as técnicas podem ser manuais, cinéticas e posturais. 
Objetivos da fisioterapia respiratória na asma brônquica: melhora da mecânica respiratória, controle e espaçamento das crises, correção e prevenção das deformidades e readaptação ao esforço.
Referências
LEITE, Mylene et al. Avaliação do Questionário de Controle da Asma validado para uso no Brasil. J Bras Pneumol, v. 34, n. 10, p. 756-763, 2008.
O' Connor GT, Weiss ST, Speizer FE. The Epidemiology of Asthma. Bronchial Asthma: Principles of Diagnosis and Treatment. Grune & Stratton, Inc., Orlando, 1986.
Nery, L. E. Fisiopatologia da asma brônquica. Jornal de pneumologia. São Paulo, v.9, n.4, p. 211-225, dez. 1983.
 
Viana, E. O. Asma brônquica: o presente e o futuro. Doenças Pulmonares. Ribeirão Preto, v.31, n.2, p. 229-240, abr/jun. 1998.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais