Buscar

Questionário 1 - Introdução


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questionário 1. 
1-)Defina Fisiologia e Biofísica.
Fisiologia: é o estudo que explica o funcionamento e função dos órgãos e sistemas.
Biofísica: é o estudo da composição e das funções executadas pela membrana celular.
2-)Descreva a constituição do corpo humana a partir da fecundação.
CÉLULA
BLASTOCISTO
EMBRIÃO
TECIDOS
ÓRGÃOS
SISTEMAS
CÉLULA – O ZIGOTO é a primeira célula do corpo humano e é o resultado da fecundação do óvulo com o espermatozoide. Esse ZIGOTO vai se movimentando através da tuba uterina até chegar ao útero onde será implantado. Esse trajeto pode demorar de 5 a 7 dias. Durante esse trajeto, as células multiplicam-se, transformando-se em BLASTOCISTO, um aglomerado de células de aproximadamente 100 células. É esse BLASTOCISTO que se fixará na parede do útero. Quando essa fixação ocorre (nidação) o BLASTOCISTO passa a ser chamado de EMBRIÃO, e assim será chamado pelas próximas 9 semanas. Nesse EMBRIÃO existem as células tronco embrionárias, que começam a se diferenciar e vão se organizando para formar os TECIDOS. Os TECIDOS são formados por um aglomerado de células já diferenciadas organizadas. Os TECIDOS vão então se sobrepondo e assumindo formas para então formar os ÓRGÃOS. Os ÓRGÃOS são os TECIDOS sobrepostos com uma função específica. Esse conjunto de ÓRGÃOS com funções específicas formam então os SISTEMAS, que são ÓRGÃOS que trabalham juntos pelo mesmo objetivo. 
3-)Quais os componentes e a distribuição dos líquidos corporais.
LÍQUIDOS CORPORAIS
Composição
 Meio Intracelular Distribuição 	 H2O + Solutos 
	Meio Extracelular	 Solução ou Mistura
 	 Vaso Sanguíneo
 Vaso Linfático
 Interstício
Os LÍQUIDOS CORPORAIS são compostos por H2O + Solutos (minerais, glicose, proteínas, lipídios). A junção desse H20 + Solutos pode ser chamada de SOLUÇÃO ou MISTURA. Os LÍQUIDOS CORPORAIS são alojados no meio intracelular e no meio extracelular. No meio extracelular ele é alojado nos INTERSTÍCIO (espaço entre a célula e os vasos), nos VASOS SANGUÍNEOS e nos VASOS LINFÁTICOS. 
	 
4-)O que é interstício? O que são gânglios linfáticos ou linfonodos?
INTERSTÍCIO é o espaço entre a célula e os vasos.
GÂNGLIOS LINFÁTICOS ou LINFONODOS são nódulos formados pela junção de vários vasos linfáticos.
5-)Como ocorrerá a drenagem linfática? Qual a relação deste processo com a metástase?
Os vasos linfáticos são os responsáveis pela drenagem linfática. O excesso de líquidos corporais que fica presente no Interstício é drenado pelos vasos linfáticos, através da compressão desses vasos, fazendo com que os líquidos corporais sejam sugados para dentro dos vasos linfáticos. O período em que mais ocorre essa drenagem é a noite, aos nos deitarmos, pois a posição do corpo pressiona os vasos, mas há também a drenagem feita em clínicas de estética. Essa drenagem faz com que diminua o edema corporal. Ao entrar nos vasos linfáticos, esses líquidos corporais transformam-se em LINFA. Essa linfa é então direcionada aos rins para ser expelida em forma de urina.
A relação do processo de drenagem linfática com a metástase, é que se existir alguma célula de câncer no INTERSTÍCIO, os vasos linfáticos podem sugá-la e essa célula pode percorrer todo o sistema linfático, sendo levada a outra parte do corpo onde poderá desenvolver um novo câncer. 
6-)Defina:
a-)Meio interno: é somente o que está em volta da célula. Corresponde ao meio extracelular. 
b-)Homeostasia: indica que a concentração de H20+Soluto em volta da célula está em equilíbrio.
c-)Feedback negativo - cite um exemplo: é a redução de uma disfunção. É a capacidade de o corpo se ajustar novamente à homeostasia. Ex: febre, quando o corpo tenta regular a temperatura.
d-)Feedback positivo- cite um exemplo: é a incapacidade do organismo regular uma disfunção muito severa que se torna crescente. Ex: Hipovolemia em caso de hemorragia, em que o corpo tenta controlar o sangramento, mas não consegue, podendo acarretar na piora do quadro e levar a óbito.