Buscar

AV- Avaliação de História da Educação- 2013-3

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0474_AV_201307387047 » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307387047 - PRISCILA FELIX DE OLIVEIRA MACHADO
	Professor:
	REGINA LUCIA FERREIRA CRAVO
MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
	Turma: 9011/AK
	Nota da Prova: 6,4        Nota de Partic.: 2        Data: 13/11/2013 17:10:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201307434979)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	As transformações sócio-político-econnômicas ocorridas no Brasil nos anos 1920 e 1930, gerou a mobilização de diversos segmentos da intelectualidade com objetivo de propor algo novo para a educação brasileira. Deste movimento surgiu a Escola Nova, uma proposta educacional que defendia:
		
	 
	O ensino público, laico e gratuito, de caráter obrigatório e com responsabilidade dividida entre o Estado e a família. Ao Estado cabia garantir a oferta de vagas em uma escola autônoma e à família cabia garantir a frequência escolar dos educandos.
	
	A co-educação entre Estado e família, cabendo ao Estado a oferta de ensino público, obrigatório e focalizado nas necessidades do aluno e da sociedade, e à família cabia o custeio da formação dos seus filhos.
	
	A ampliação da rede de ensino privada e pública, garantindo o caráter laico do ensino oferecido e estabelecendo faixas de pagamento de anuidades de acordo com o poder aquisitivo da família do educando.
	
	Um ensino autônomo, que garantia independência em relação aos interesses estatais, mas tendo como referência a linha adotada nas escolas católicas existentes a época.
	
	A observação da educação como um problema social, que deve ter atenção e prioridade da sociedade e do Estado. Pregando uma educação escolástica baseada nos princípios tradicionais da educação brasileira concebida pelos Jesuítas sem influências externas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307437020)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Eram características da educação na antiga Grécia: “Uma educação pública, retirada da família e do santuário, que visa à formação do cidadão e das suas virtudes (persuasão e capacidade de liderança, sobretudo). É uma educação que se liga à palavra e à escrita e tende à formação do homem como orador, marcado pelo princípio do Kalogathos (do belo e do bom) e que visa cultivar os aspectos mais próprios do humano em cada indivíduo, elevando-o a uma condição de excelência, que todavia não se possui por natureza, mas se adquire pelo estudo e pelo empenho” (CAMBI, 1999). Essa preocupação com a formação geral do homem grego pode ser definida como:
		
	 
	Paidéia
	
	Polis
	
	Arte de ensinar
	
	Ócio Criativo
	
	Pedagogia antiga
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307434879)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A historiografia aponta o Renascimento como um momento importante na reestruturação da cultura ocidental. A atividade artística e intelectual desta fase histórica se diferenciava categoricamente do período anterior, a Idade Média. Que elementos inovadores o pensamento renascentista trouxe a cultura da época e que nos influencia até hoje?
		
	
	Teocentrismo, sacralização artística, construção da verdade a partir dos ensinamentos bíblicos.
	 
	Recuperação da estrutura filosófica da antiguidade, o Antropocentrismo, humanização das personagens bíblicas nas pinturas e esculturas, valorização do saber cientifico.
	 
	Recuperação da estrutura filosófica da antiguidade, desumanização das personagens bíblicas nas pinturas e esculturas, desvalorização da ciência como instrumento da verdade.
	
	Teocentrismo, valorização do saber científico, renascimento da cultura clássica, através das pinturas, esculturas e obras arquitetônicas e a verdade pautada nos dogmas católicos.
	
	Linhas e estilos ecléticos que valorizavam a arte abstrata, por conseqüência influenciaram uma educação subjetiva e pouco prática.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307519376)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em relação ao período medieval, marque a opção INCORRETA
		
	
	5 - Nasceram as primeiras universidades, mas as aulas podiam ser ministradas em diferentes lugares, tais como: salas alugadas, na própria casa dos mestres ou em espaços das igrejas
	
	3 - O ascetismo foi o ideal da educação medieval, onde as afeições humanas e os desejos corporais deveriam ser controlados a fim de se garantir a salvação da alma
	
	1 - A Escolástica teve seu esplendor na Baixa Idade Média, especialmente no século XIII com Santo Tomás de Aquino que buscou adaptar a obra de Aristóteles aos interesses da igreja
	
	4 - A educação medieval empregou o uso de castigos corporais, teve um caráter contemplativo e priorizou o latim ao invés da língua vernácula
	 
	2 - A Igreja Católica possuía um grande poder e incentivou que todos lessem a Bíblia como forma de conhecer a palavra de Deus e, assim, obter a salvação eterna
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307434264)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Escolástica é, em sentido restrito, a especulação filosófico-teológica desenvolvida nas escolas da Idade Média até a Renascença. Inicialmente nas escolas das catedrais e as monacais e, mais tarde, nas Universidades, fundamentando-se em bases metafísicas e religiosas. Maior expressão da filosofia cristã medieval tinha como princípio fundamental a concepção do homem como criatura divina que deve cuidar acima de tudo, da vida eterna e da salvação da alma. Dessa forma:
I – Se limitava a orientação religiosa e a uma sistematização doutrinária, buscando apoiar a fé na razão.
 II – Buscava a pluralidade de ideias e de interpretações pela unidade de princípios apoiados na fé e na razão.
III – A orientação dos conteúdos partia dos clássicos da tradição helenístico-romana.
IV – Nas contradições entre fé e razão era recomendado o princípio da autoridade.
 V – Desenvolvia um método sem formalismos e de claras distinções metafísicas. Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas:
		
	
	I, IV e V.
	 
	I e IV.
	
	I e II
	
	II e V.
	
	III e V.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307445468)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Na educação medieval os "monges são os únicos letrados num mundo em que nem nobres nem servos sabem ler [...] as mulheres não tem acesso à educação formal. A mulher pobre trabalha duramente ao lado do marido e, como ele, permanece analfabeta" (ARANHA, 1996). A fim de preservar a fé a qualquer custo:
		
	
	Os princípios morais da Igreja só prevaleciam dentro dos mosteiros.
	 
	Bibliotecários selecionam textos e controlam, mediante ordens superiores, as leituras proibidas ou permitidas.
	
	A igreja incentivava a influência intelectual e a preservação da cultura dos gregos na educação dos jovens.
	
	Os clérigos, como únicos letrados, tinham interesse que todos os cidadãos fossem instruídos.
	
	A verdade tinha como ponto de partida a ciência e seus princípios sobre a natureza.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307445455)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A partir do fragmento retirado da obra de Durkheim (apud Brandão, 1995, p.18): "[...] a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjunto das gerações anteriores". Podemos dizer que o conceito de educação explicitado por Durkheim se refere:
		
	
	À educação brasileira do período colonial.
	
	Ao período da idade média.
	
	À educação moderna da burguesia.
	
	À educação ocidental do século XX.
	 
	Ao regime social tribal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307435015)
	DESCARTADA
	Em territórios de maior expansão da Reforma, a educação se constitui em importante aliado na divulgação e fortalecimento dos preceitos religiosos protestantes.
 I. Para as elites e a classe média é reservada a educação em nível médio e superiorcom predominância de disciplinas de matemática e ciências naturais.
 II. Promovem castigos físicos em suas escolas para o controle disciplinar dos alunos e purificação de sua alma.
III. Incentivam a criação de escolas elementares principalmente de alfabetização, para a leitura e interpretação da Bíblia pelo fiel.
Assinale o item que corresponde às características da Educação Protestante.
		
	
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	Somente a opção II está correta.
	 
	Somente as opções I e III estão corretas.
	 
	Somente a opção III está correta.
	
	Somente a opção I está correta.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307434225)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"[...] a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa e administrada indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados, nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciãos e pelo conjunto das gerações anteriores" (DURKHEIM). O conceito de educação explicitado por Durkheim se refere:
		
	
	À educação ocidental do século XX.
	
	À educação moderna da burguesia.
	
	Ao período da idade média.
	
	À educação brasileira do período colonial.
	 
	Ao regime social tribal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307486246)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. Porque a educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida" (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1995, p.13). Explique o sentido de educação apresentado por Brandão na citação acima.
		
	
Resposta: A educação pode se dar em qualquer lugar, basta ter alguém disposto a ensinar.
	
Gabarito: Nesta citação, Brandão entende que a Educação tem o objetivo de transmitir para as futuras gerações os conhecimentos adquiridos pelo grupo social.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201307486257)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O adolescente romano, em torno dos dezesseis anos de idade, libertava-se da infância, passando a acompanhar o pai ou, se necessário, um parente e até mesmo um escravo instruído para iniciá-lo na vida em sociedade. Apresente e comente um objetivo da educação juvenil.
		
	
Resposta: A educação romana tinha como objetivo uma formação intelectual e física, formar um homem gentil, preparado para o funcionalismo público e também pronto para conquistas, guerras se necessário.
	
Gabarito: A partir dessa idade o jovem era encaminhado para a função militar ou política e sua educação era voltada para a formação moral, baseada na vivência cotidiana.

Continue navegando