Buscar

Av Psicologia

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AV» PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - REJANE 
	Professor:
	GISELA FRANCISCO CHICRALLA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,4        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2013 20:30:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201301703423)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Lewin (1946) estudou as necessidades interpessoais dos indivíduos, reforçando que sua interação satisfatória em grupos é um bom indicativo de saúde mental. Desenvolveu seus estudos e práticas, até hoje utilizadas nas empresas, os quais chamamos:
		
	 
	Dinâmicas de grupo;
	
	Recrutamento e seleção;
	
	Avaliação de desempenho;
	
	Tempestade mental.
	
	Simulação de desempenho;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301580434)
	DESCARTADA
	A avaliação de desempenho cujo objetivo é fazer uma combinação dos feedbacks de todos os clientes do colaborador chama-se:
		
	 
	Avaliação 180º.
	 
	Avaliação 360º.
	
	Avaliação 270º.
	
	Avaliação 90º.
	
	Avaliação 380º.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301716611)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	a Teoria Contingencial de Vroom, citada por Chiavenato (2000) nos mostra que a produção de trabalho das pessoas depende da presença de fatores e que estes podem ter pesos distintos para elas. Neste caso se as relações sugeridas entre os fatores forem reais para o sujeito, mas se ele encontra uma razão para inibição de seu potencial. A sua produção pode ser considerada como: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
		
	 
	Satisfatória
	
	Eficaz
	
	Eficiente
	
	Negativa
	 
	Insatisfatória
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301720948)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Bergamini (2005) aponta como fatores de erro mais comuns nos processos seletivos, por parte das organizações: A) A escolha de métodos que não avaliam bem as diferenças individuais dos candidatos); B) O despreparo do organizador em corrigir distorções quando estas acontecem; C) Um bom planejamento do processo seletivo; D) A escolha de fontes adequadas para o recrutamento; E) A utilização de testes de simulação de desempenho. Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	
	Somente as opções B e C estão corretas.
	
	Somente as opções E e A estão corretas
	
	Somente as opções D e E estão corretas.
	
	Somente as opções C e D estão corretas.
	 
	Somente as opções A e B estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301703025)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Antes e ser uma ciência autônoma, a Psicologia teve a sua paternidade creditada ao grego:
		
	
	Hipócrates
	
	Pitágoras
	
	Sócrates
	 
	Aristóteles
	
	Descartes
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301716689)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em postagem no fórum temático I. Um aluno fez a seguinte consideração: Professora, sobre um dos temas da aula cinco, que foi o processo de seleção tenho um comentário: as empresas não correm o risco de contratar profissionais equivocadamente, baseando-se apenas nos resultados dos testes? Pois atingir uma pontuação máxima ou supostamente apresentar um determinado perfil para um cargo específico, não significa acertar na contratação. Infelizmente muitos resultados podem ser maquiados pelas circunstâncias, como, por exemplo, o grau de motivação de um candidato que pode se apresentar de maneira distorcida pela tensão promovida pelo próprio processo seletivo, o qual é, sob muitos aspectos, uma situação de tensão para muitas pessoas que anseiam por uma melhor adequação no mercado de trabalho. Considerando o argumento, e as teorias trabalhadas sobre recrutamento e seleção. Neste caso, analise a resposta adequada para ser atribuída em relação à fidedignidade de um processo seletivo: I-o que se busca efetivar em um bom processo de seleção são justamente os melhores recursos e técnicas com profissionais treinados, para que estas ocorrências sejam menores possíveis. II- Os teste não são ferramentas de precisão III- As entrevistas por competências substituem os testes. IV- o que se busca efetivar em um bom processo de seleção é o perfil adequada ao que a organização busca e está estipulado no perfil profissiográfico. Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	Somente as alternativas I, e III estão corretas
	 
	Somente a alternativa I está correta
	
	Somente a alternativa III está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301584128)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sobre a percepção, pode-se afirmar
		
	
	a) A percepção das pessoas só são influenciadas pelo estímulo (objeto a ser observado).
	
	d) A percepção não é individual.
	
	e) O que uma pessoa percebe sempre será a realidade objetiva.
	
	b) O comportamento das pessoas baseia-se na realidade em si, e não em sua percepção da realidade.
	 
	c) O mundo importante para o comportamento é o mundo na forma em que é percebido.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301584177)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"Um grupo é uma reunião de pessoas que interagem umas com as outras trabalhando em um propósito comum, e percebendo que são um grupo" (Dubrin, 2003, p. 234). A afirmativa que melhor explica a citação é:
		
	
	a) As pessoas conseguem viver isoladas.
	 
	d) Trabalhar em grupo de maneira produtiva e eficaz tem sido o grande diferencial que pode levar a organização a posições de maior destaque.
	
	e) O comportamento dos indivíduos não é afetado pelo comportamento de outras pessoas em seu ambiente de trabalho.
	
	b) O aspecto grupal não se mostra fundamental num contexto em que as pessoas convivem umas com as outras, como, por exemplo, as organizações.
	
	c) As pessoas não precisam interagir para atingir os objetivos dentro das organizações.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301703422)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A personalidade é uma estrutura que pode ser definida como:
		
	
	uma estrutura que identifica as pessoas entre si, sendo inalterada ao longo da vida.
	
	Uma estrutura cuja maior influênciana sua formação é a ambiental;
	 
	Estrutura dinâmica, por isso, sempre factível de mudança;
	
	uma estrutura que se forma ao longo do desenvolvimento infantil;
	
	uma estrutura cuja influência maior na sua formação é sempre de ordem genética
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301597542)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma redefinição do modo de encarar o trabalho e um aumento das atividades justificaram a mudança do termo Psicologia Industrial para Psicologia Organizacional.
1) A Psicologia da Indústria e a Psicologia Organizacional não se substituem, se complementam. Qual é a diferença básica entre elas? É possível encontrarmos hoje resquícios da Psicologia da Indústria? Em quais aspectos?
		
	
Resposta: A Psicologia da indústria não se importava tanto com os colaboradores como seres humanose pensantes, éramos vistos apenas como mão-de-obra com a devida obediência e obrigação e executar funções. A Psicologia Organizacional enxerga os colaboradores como pessoas que precisam de motivação e qualidade de vida no trabalho para se sentir importante e uma organização e produzir com muitomis satisfação. Ainda hoje é possível encontrar resquícios da Psicologia Industrial em algumas empresas onde os gestores não se modernizaram e vêêm os colaboradores como peças de um jogo para se obter lucro, gestores com pensamentos antigos, que enxergam o treinamento e desenvolvimento como custo desnecessário.
	
Gabarito:
O aluno em sua resposta deverá indicar que:
 
A Psicologia Industrial foi a primeira nomenclatura utilizada para o estudo da psicologia dentro das organizações. Ela era fortemente influenciada por uma visão taylorista de alta produtividade, tendo como pressupostos a seleção, o treinamento, a avaliação de desempenho, ouseja, adequar o indivíduo ao cargo para ele atingir o máximo da produtividade.
Já a Psicologia Organizacional foi influenciada pelo movimento das relações humanas no trabalho e amplia o foco de estudo, pois valoriza o bem estar dos colaboradores dentro das organizações.
A Psicologia Organizacional ainda realiza trabalhos de seleção, treinamento. A produtividade ainda é uma preocupação em função do capitalismo.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301609462)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O estudo do comportamento organizacional é muito importante para o desempenho das pessoas nas organizações. Este estudo envolve vários espectos. Liste os principais.
		
	
Resposta: Personalidade, gênero, automotivação, ambiente, empatia.
	
Gabarito: O aluno deverá em sua resposta O estudo do comportamento organizacional envolve a: I- Previsão, explicação, compreensão e a modificação do comportamento humano no contexto das empresas; II- O estudo de pessoas que trabalham em equipes e em grupos nas organizações. III- A estrutura macro-organizacional, que toma por base as teorias de estrutura, status e Relações Institucionais, Ciência Política, Antropologia e Economia e diz respeito à compreensão do comportamento das organizações por inteiro.

Continue navegando