Buscar

APOL metodologia da alfabetização

Prévia do material em texto

Leia a passagem de texto a seguir:
“Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os casos foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: BRASLASVKY, Berta. Escola e alfabetização: uma perspectiva didática. São Paulo: UNESP, 1988. p. 44.
De acordo com os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
 I. Alguns métodos tradicionais de alfabetização almejavam a leitura, a escrita e a necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
II. Os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia, na repetição e no reforço, concebem a alfabetização tal qual o processo atual de alfabetização e letramento.
III. Os métodos de alfabetização tradicionais, que defendiam o processo comportamental da aprendizagem, se baseavam na cópia, na repetição e no reforço.
IV. Alguns métodos de alfabetização tradicionais preconizavam as associações entre fonemas e grafemas e com a memorização dessas correspondências.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
	
	E
	Afirmativas I e IV.
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O processo de avaliação não diz respeito apenas ao ensino e nem pode ser apenas reduzido a técnicas. Fazendo parte da permanente reflexão sobre a atividade humana, a avaliação constitui um processo intencional, auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer prática. Podemos falar na avaliação das diversas atividades profissionais, bem como de uma empresa, de um programa, de uma política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: Ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003, p. IX. 
Tendo em vista que as práticas avaliativas do ensino tradicional precisam ser superadas e que a avaliação deve ser entendida como um processo, nesse sentido, analise as asserções abaixo e marque a letra V para as afirmações verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a aprendizagem é medida por meio da quantidade de informações retidas na memória do aluno.
II. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, o aluno deve ser estimulado a responder as avaliações, apresentando um posicionamento crítico dentro da sua realidade histórica.
III. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, todas as atividades desenvolvidas na escola envolvem uma forma de avaliação.
IV. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, as avaliações formais são consideradas um reflexo do processo e não de um momento.
V. ( ) Na concepção da avaliação como um processo, a atenção, o interesse e a participação dos alunos são avaliados pelo professor.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V–V–V–F–F
	
	B
	F–V–F–F–V
	
	C
	V–F–V–F–V
	
	D
	V–V–F–V–F
	
	E
	F–V–V–V–V
Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível: DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectiva. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 73-89, jan./abr. 2004. p. 75.
Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, sobre a alfabetização no ambiente rural, analise as afirmativas abaixo:
 I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV.Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando esta distribuição.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV.
	
	C
	Afirmativas I e II.
	
	D
	Afirmativas II e IV.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV.
eia o seguinte fragmento de texto: 
“[Segundo os PCN], faz parte da profissão docente reconhecer que o saber escolar é construído na interlocução. Incorpora a dimensão do diálogo interpessoal, da diversidade cultural, das significâncias múltiplas de seus interlocutores. Cada situação de sala de aula requer escolhas didáticas específicas e reflexões sobre o processo construído coletivamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 81.
De acordo com as videoaulas e o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, analise as afirmações abaixo com relação aos jogos e brincadeiras no ensino da História:
I. Os jogos de tabuleiro tradicionais podem ser adaptados em atividades para o ensino da História.
II. Na atividade intitulada Comércio intercolonial, o desafio será representar um conteúdo de cunho econômico por meio de uma atividade lúdica.
III. No júri simulado, os alunos desempenharão funções como: juiz, réu, advogado, testemunha, jurados e policiais.
IV. A montagem do quebra-cabeça tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
V. Na dinâmica “Personagem Oculto” os alunos deverão adivinhar o nome do personagem escrito em um papel por meio de perguntas em que as respostas serão datas e locais.
Agora, assinale a opção correta:
	
	A
	As alternativas I, III e V estão corretas.
	
	B
	As alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	C
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	E
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	1D
	2E
	3A
	4E
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
QUESTÃO ANTERIORPRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Leia o caso abaixo: 
Beatriz é professora do 8º ano do Ensino Fundamental. Para despertar o interesse dos alunos pela leitura, a professora criou o “Momento da leitura” que consiste em 15 minutos diários de leitura dos livros escolhidos pelos alunos. Esse momento não prevê uma atividade específica após a leitura.
Fonte: Citação elaborada pela autora desta questão.
 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as proposições abaixo sobre a ação da professora, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) A ação da professora não está correta, pois sempre é necessário prever atividades que envolvam a leitura.
II. ( ) A ação da professora está correta, porque o objetivo era despertar o interesse pela leitura, ou seja, ler pelo prazer de ler.
III. ( ) A ação da professora estaria correta se lecionasse para turmas do ensino fundamental anos iniciais, pois, no 8º ano, torna-se inviável despertar o interesse pela leitura no aluno.
IV. ( ) A ação da professora não está correta, porque a escolha do livro deve ser feita sempre pelo professor, não pelo aluno.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V– F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Deslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. 2006. p. 10. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate. Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília. Link: http://www.idadecerta.seduc.ce.gov.br/download%5Cencontro_paic_ceu_24_2602_2010%5C historias_do_metodos_de_alfabetizacao_brasil.pdf. Acesso em 02 maio 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, acerca da compreensão das concepções de alfabetização sem métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. As crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Não é um processo de passo a passo, mas de construção e de reconstrução da aprendizagem.
II. Ao iniciar a aprendizagem, os alunos não possuem conhecimento, é preciso ensinar todo o processo de alfabetização.
III. É possível escrever textos antes mesmo de dominar o código alfabético.
IV. As crianças aprendem as características do sistema alfabético e da linguagem escrita que se usa em diversas situações do cotidiano.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III.
	
	B
	Afirmativas I e III.
	
	C
	Afirmativas III e IV.
	
	D
	Afirmativas I, III e IV.
	
	E
	Afirmativas I e IV.
De modo geral, o ensino da ortografia dá-se por meio da apresentação e repetição verbal de regras, com sentido de ‘fórmulas’, e da correção que o professor faz de redações e ditados, seguida de uma tarefa onde o aluno copia várias vezes as palavras que escreveu errado. E, apesar do grande investimento feito nesse tipo de atividade, os alunos — se bem que capazes de ‘recitar’ as regras quando solicitados — continuam a escrever errado”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 55.  Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf.  Acesso em 15 abr. 2016. 
Os PCN sugerem atividades para reflexão e análise da língua. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a atividade relacionada à ortografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Recomenda-se o uso de dicionários nas aulas, quando necessário.
II. ( ) Caso haja a exploração do uso de dicionários, esse pode ser em uma aula livre, isenta de planejamento.
III. ( ) A atividade deve ser pautada na fonética da língua portuguesa, dessa forma, o aluno poderá aprender corretamente a ortografia.
IV. ( ) As atividades devem proporcionar ao aluno o entendimento sobre as regras das formas que não têm uma regra justificável.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V 
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – F – F – V 
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – V
[Segundo os PCN,] deve-se utilizar a leitura para alcançar diferentes objetivos: ler para estudar, ler para revisar, ler para escrever”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Link: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em 15 abr. 2016.
De acordo com os PCN, estudados no livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as proposições a seguir acerca das razões que comprovam a importância da leitura:
I. A leitura amplia a visão de mundo e insere o leitor na cultura letrada.
II. A leitura estimula o desejo de outras leituras.
III. A leitura fluente é o primeiro objetivo da alfabetização.
IV. A leitura não possibilita a produção oral.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.
onsidere a seguinte afirmação: 
“Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo poder se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação, [atenção, criatividade e memória]. Amadurecem também algumas capacidades de socialização por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do corpo e do movimento. Curitiba, PR: FAEL, 2006. p. 110.
De acordo com as aulas e com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia do ensino de História, relacione as seguintes informações aos seus respectivos jogos e brincadeiras: 
Quebra-cabeça
Personagem oculto
Jogo de tabuleiro
Comércio intercolonial
Júri simulado
 
(  ) Essa atividade tem como finalidade estimular o diálogo entre os participantes.
(  ) Ao finalizar a montagem, cada participante deverá falar sobre a imagem formada. 
(  ) Nessa atividade, a resposta só poderá ser sim ou não.
(  ) Os alunos serão divididos em dois grupos: um de defesa e um de acusação.
(  ) Objetiva oferecer ao aluno maior conhecimento sobre atividades comerciais.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	3–5–2–4–1
	
	B
	2–4–5–1–3
	
	C
	3–1–2–5–4
	
	D
	4–1–2–5–3
	
	E
	3–2–1–4–5

Continue navegando