Buscar

TEXTO 7 Elaboracao de Projetos

Prévia do material em texto

TEXTO 7 - Elaboração de Projetos
Um dos grandes desafios que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) enfrentam atualmente é a capacidade de elaborar seus projetos com qualidade, de forma a alcançar seus objetivos de serem contemplados por Editais de Patrocínio financeiro e/ou institucional. 
Uma elaboração eficiente garante não apenas formação de parcerias estratégicas, mas também a possibilidade de execução e expansão de suas ações e atividades nas Comunidades.
A elaboração de bons Projetos possibilita estabelecer parcerias financeiras e institucionais importantes para a realização das atividades da sua Organização. Saber como elaborar e redigir cada etapa do Projeto, bem como entender o que cada Edital de Patrocínio pede, é de extrema importância para obter sucesso com a proposta.
Edital
Quem está interessado em participar de Editais e Concursos tem que saber as regras do jogo. E todas elas estão descritas no Edital. Por isso, é de fundamental importância que o interessado leia o regulamento várias vezes, antes e durante a preparação do Projeto, até a última etapa do processo. 
O Proponente deve seguir, rigorosamente, as Instruções previstas no Edital. Atenção: a não observância de quaisquer de suas disposições poderá levar à desclassificação do Projeto!
Instruções que constam na maioria do editais:
1) Alinhamento às Diretrizes: Alinhamento aos objetivos e ao foco do Investimento Social do possível financiador. 
2) Relevância Social: apresenta diagnóstico social que justifique a sua atuação e o grau de importância e abrangência em relação ao atendimento das necessidades e prioridades da comunidade para a inclusão social . 
3) Viabilidade: dispõe de equipe técnica, capacidade operacional e institucional viáveis em relação ao objetivo proposto, contando com outros recursos financeiros próprios ou de parceiros. 
4) Potencial de Continuidade: contar com parcerias de outros setores/empresas ou desenvolve alternativas para a manutenção/continuidade do projeto. 
5) Interação com Políticas Públicas: atende a uma agenda local, regional ou nacional. 
6) Avaliação de Processos e Resultados: apresenta indicadores para o monitoramento e avaliação do processo e dos resultados; 
7) Comunicação: prevê um plano de comunicação que inclui como contrapartida a divulgação da marca da proponente. 
8) Oportunidades para o Voluntariado: oferece oportunidades para atuação de voluntários. 
Definição de Projetos Sociais:
Segundo a definição da ONU, um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento previamente dados. 
Podemos definir um Projeto Social como um grupo de atividades previamente planejadas para mudar uma situação social num determinado período de tempo e dentro do limite de um orçamento.
Um Projeto Social geralmente nasce do desejo de mudar a realidade de um determinado grupo de pessoas. Para que seja um bom projeto é necessário pesquisar previamente sobre esse contexto, fazendo o levantamento dos dados necessários para construir e justificar o projeto. Além disso, será fundamental o empoderamento das pessoas que o projeto pretende beneficiar, contando com sua participação e envolvimento em todas as fases do projeto, como forma de garantir a sua sustentabilidade. 
No desenvolvimento dos projetos sociais são fundamentais que sejam claros os objetivos – gerais e específicos -, especificar os recursos, declarar parcerias e como serão analisados os resultados. 
Um bom projeto tem de se mostrar capaz de comunicar todas as informações necessárias num documento escrito, e é por isso que existem elementos básicos que compõem sua apresentação. Se seu projeto se transformar numa proposta de financiamento e esta for aprovada por algum financiador, significa que ele compreendeu o programa de trabalho que sua Organização pretende realizar, percebeu sua importância e as possibilidades de êxito. Em outras palavras, há credibilidade quanto aos objetivos de sua instituição e há chances de sucesso.
O que é importante saber antes de elaborarmos um Projeto Social
Leia o Edital:
É importante adequar o seu projeto às exigências de cada edital, pois estão diretamente alinhadas aos princípios da empresa ou órgão financiador, e por isso variam consideravelmente de um edital para outro. 
Assim sendo, a Comissão Avaliadora de cada edital estará atenta na identificação desses pontos previamente esclarecidos no texto do Edital. Portanto, seja estratégico e leia várias vezes o Edital, para evitar que o seu projeto seja desclassificado.
Cuide a redação:
Seja claro, direto, conciso. Em um projeto não há nada que não possa ser explicado em poucos parágrafos. Evite redundâncias, ou seja, dizer a mesma coisa de modos diferentes várias vezes. Tome cuidado de não usar termos incompreensíveis, gírias ou palavras que nada dizem. 
Certifique que a sua proposta seja realista e sustentável:
Lembre-se que os recursos para a implementação do projeto são limitados (tempo, dinheiro, pessoal, etc.). Evite apresentar o que você gostaria de mudar e mantenha-se fiel ao que é possível ser mudado. Além disso, é fundamental que o projeto resulte em mudanças sustentáveis ao longo do tempo mesmo com a ausência do patrocínio. 
Assegure a participação da comunidade:
Envolver a comunidade no projeto significa dar voz às pessoas que trazem a necessidade que o projeto busca atender. Nesse sentido, ela confere legitimidade ao projeto, ao mesmo tempo em que é uma forma de apoiar o desenvolvimento dessas pessoas.
Apresentação de Projetos
1. Nome do Projeto: 
O título do seu Projeto deve resumir, de forma original, a essência da sua proposta. Isso não será importante somente para o possível apoiador, mas para todos os envolvidos e a sociedade em geral. 
2. Nome da Organização:
Qual o nome da Organização que irá apresentar o Projeto? 
3. Apresentação da Organização Proponente 
Neste item, estruture as informações sobre a sua Organização, de modo que o possível financiador possa conhecer sua história e compreender que fatores o levam a escrever essa proposta. Seja breve! 
Veja algumas Dicas: 
a) Data de fundação da sua Organização 
b) Missão da sua Organização 
c) Principais objetivos 
d) Parceiros 
e) Experiências anteriores 
4. Apresentação do Projeto:
A Apresentação é a descrição da proposta do seu Projeto. Seja claro e objetivo, incluindo apenas as informações essenciais ao entendimento do projeto. 
É extremamente importante que você produza um texto que traga aspectos relacionados às perguntas que apresentamos ao longo do roteiro. 
Veja algumas Dicas: 
a) Qual a área de atuação do projeto? 
b) O que está sendo solicitado para o possível financiador? Qual o valor do investimento solicitado? 
c) Qual é o principal problema que o projeto pretende enfrentar? 
d) Quem serão as pessoas atendidas pelo projeto? Quantificar 
e) Qual a área geográfica de abrangência? 
f) Quantas pessoas da Organização proponente irão participar do projeto? 
g) Quais são as principais ações previstas? 
h) Que resultados você espera alcançar? Em quanto tempo? 
5. Justificativa do Projeto:
Neste item, você deve responder às questões: por que e para que executar o Projeto? Para isso, é necessário a existência de uma diagnóstico. Mostrar a situação atual do problema é o diagnóstico do que o projeto se propõe a solucionar. Apresentando a descrição dos antecedentes do problema, as potencialidades e deficiências da Entidade frente à situação, e dados sobre a realidade da comunidade onde está inserida. 
6. Objetivo Geral:
O Objetivo Geral deve descrever o que sua organização deseja realizar com o Projeto, quais mudanças se querem alcançar, que diferença o Projeto quer fazer. Lembramos que o objetivo geral é a afirmação capaz de demonstrar as transformações sociais que o Projeto pretende alcançar. Ele será capaz de sinalizar as mudanças mais profundasque poderão ser alcançadas pelo Projeto a médio e longo prazos. 
Foco do projeto, no problema ou na situação identificada que deve ser resolvida.
7. Objetivos Específicos:
Estes objetivos são as estratégias ou ações para atingir o objetivo geral. Portanto, devem estar necessariamente vinculados ao Objetivo Geral. Visão de como você gostaria que esta situação fosse e de como você vai conseguir mudá-la. Dito de outra maneira, os objetivos específicos são as estratégias ou ações para atingir o objetivo geral.
O Objetivo Geral exige complementos que o tornem mais concreto e compreendido para quem o lê. Para isso existem os Objetivos Específicos. Eles devem ser capazes de demonstrar aspectos mais concretos, mostrar números e ações que estejam convergindo para alcançar o Objetivo Geral. 
Os Objetivos Específicos são passos estratégicos para que o Objetivo Geral possa ser alcançado, isto é, eles são capazes de mostrar as estratégias que serão utilizadas pelo Projeto.
Metodologia e Avaliação
8. Metodologia a ser Utilizada:
Todos os objetivos que foram definidos têm que ter seus respectivos procedimentos de trabalho. O ideal é verificar se para cada objetivo há um procedimento claro. 
A metodologia deve descrever as formas e técnicas que serão utilizadas para executar as atividades previstas, devendo explicar passo a passo a realização de cada atividade e não apenas repetir as atividades. 
A metodologia deve responder às seguintes questões: 
a) Como o projeto vai atingir seus objetivos? 
b) Como começarão as atividades? 
c) Como serão coordenadas e gerenciadas as atividades? 
d) Como e em que momentos haverá a participação e envolvimento direto do grupo social? 
e) Quais as tarefas que cabem à organização? 
f) Como, quando e por quem serão feitas as avaliações intermediárias sobre o andamento do projeto? 
g) Como e em que momentos haverá a participação e o envolvimento direto do grupo social? 
h) Quais as tarefas que cabem à organização e ao grupo social? 
i) Quais são as atividades de capacitação e treinamento? Seus conteúdos programáticos e beneficiários?
j) Na disposição dos resultados, o que será objeto de divulgação, os tipos de atividades, a abrangência e o público alvo. 
No Cronograma, mais à frente, as atividades da Metodologia deverão ser especificadas.
9. Avaliação de Acompanhamento do Processo:
Este item do Projeto se relaciona ao acompanhamento das atividades do Projeto ao longo do tempo, ou seja, a idéia é colocar neste item, como a Organização vai acompanhar e avaliar a forma como o projeto está sendo executado e se está sendo executado conforme estava previsto. 
Perguntas para Reflexão: 
a) Como vamos acompanhar a evolução do nosso trabalho e as atividades previstas? 
b) Quando isso será feito? Por quem? 
c) Como saberemos se nosso projeto está fazendo a diferença na realidade? 
d) Como vamos medir os resultados que queremos alcançar? 
e) O que podemos aprender com a nossa experiência? 
Lembre-se: “O que não é medido não pode ser gerenciado”. Você só pode saber, com certeza, se atingiu determinado resultado, a partir do momento que possui um indicador para medir esse resultado. 
Monitoramento significa acompanhar os custos e conferir sistematicamente todas as atividades do projeto, além de permitir a avaliação. Como uma ligação direta entre o planejamento e o controle, as funções de monitoramento e avaliação fornecem informações para a equipe do projeto poder tomar decisões. O monitoramento deve ser elaborado para fornecer informações a todos os níveis gerenciais e deve ser consistente com a lógica do sistema de planejamento, organização e direção do projeto. O monitoramento possibilita fazer ajustes no projeto quando necessário. 
Os INDICADORES são medidas numéricas para conhecer em que medida os objetivos do seu projeto estão ou não sendo alcançados, dentro de um prazo delimitado e numa localidade específica. Devem ser de entendimento simples, fácil construção, guardar relação direta com os objetivos e consistentes com os dados, Não adianta criar indicadores que não vamos conseguir mensurar. Para simplificar o trabalho, vamos esclarecer os tipos de informação que deve ser utilizada para a avaliação do seu projeto:
A dificuldade e preocupação por “medir resultados” geralmente acontecem porque a organização não sabe exatamente o que medir.
No item Avaliação de Acompanhamento do Processo, defina os indicadores necessários, que se relacionem com as atividades do projeto ao longo do tempo. Confira alguns exemplos: 
Qualidade das atividades do projeto;
Motivação dos participantes;
Percepção sobre o Projeto;
Desempenho dos Profissionais;
Progresso dos Participantes.
10. Avaliação de Resultados/Impactos:
Para cada objetivo específico enunciado, identifique os indicadores quantitativos e qualitativos dos resultados esperados, assim como os meios de verificação. Que transformações o Projeto irá gerar na comunidade? Quais as transformações sociais geradas pelas atividades?
É por meio da avaliação que conseguimos identificar problemas e pensar em soluções. 
Veja abaixo alguns pontos importantes possibilitados por essa função: 
Identificar quando as coisas não estão andando corretamente. 
Saber se os recursos estão sendo bem utilizados e se serão suficientes para o que está sendo feito. 
Conhecer se sua capacidade de trabalho é suficiente e apropriada. 
Saber se você está realizando aquilo que planejou fazer. 
Avaliar o nosso projeto não é apenas uma exigência do Edital, mas também um processo de aprendizado. Permite identificar as seguintes questões: 
a) Erros no planejamento: objetivos que não existem ou não foram devidamente identificados; atividades que não foram devidamente organizadas; pouca harmonia entre as pessoas envolvidas e o desenrolar das atividades. Na fase conceitual ocorrem as atividades como: análise do risco, da viabilidade e da conjunção dos diversos interesses. Um trabalho bem feito nessa fase oferecerá informações de como definir e gerenciar o projeto mais tarde.
b) Erros de execução: os responsáveis do projeto não cumpriram as atividades ou não desenvolveram processos segundo ao que foi planejado. 
Exemplo: a professora não cobrou frequência nas oficinas (mesmo que estava planejado nas suas tarefas) porque o nível de assistência estava sendo baixo. O coordenador do projeto não sabe da pouca participação e no final das contas o projeto parece um fracasso. 
c) Fatores Externos: eventos adversos novos e imprevisíveis que modificam o cenário no qual o projeto está acontecendo. 
Exemplo: duas das empresas parceiras que tinham se comprometido a comercializar os artesanatos tiveram problemas de liquidez e terminaram não assinando os contratos. O coordenador do Projeto consegue negociar 1 contrato com uma nova empresa parceira antes da finalização do projeto, porém uma quantidade grande de artesanatos permanecem armazenados. 
11. Avaliação de Sustentabilidade: 
Neste item a Organização deve avaliar como o Projeto pode manter-se vivo e renovado mesmo após o término do apoio financeiro da empresa. 
Sustentabilidade demonstra a relação que o Projeto estabelece com a comunidade do seu entorno, com os seus parceiros, com o poder público (em seus diferentes níveis) e como lida com a formulação e execução de políticas públicas. É também a excelência da sua gestão financeira. 
A Sustentabilidade do seu Projeto está relacionada à sustentabilidade da sua organização. 
Neste item descreva como as transformações decorrentes das ações implementadas poderão permanecer na comunidade. Descreva também como será o desenvolvimento do Projeto após o término da parceria. 
Perguntas para reflexão que podem lhe ajudar a elaborar e organizar o seu texto:
De que forma acontecerá o envolvimento da comunidade nas várias fases do Projeto? 
Que lideranças da comunidade irão participar? Por quê? 
Que relações existirão entre a Organização que executa o Projeto, o governo e as políticas públicas? 
Você pretende divulgaro Projeto? Por quê? Como? 
12. Parcerias e Alianças:
Neste item a Organização deve colocar os tipos de parcerias que o Projeto necessita para ser executado com sucesso. Preferencialmente devem ser buscadas parcerias governamentais, de empresas privadas e de outras organizações. A Organização deve colocar as parcerias já firmadas e aquelas que estão ainda em negociação. Deve ser colocado também como a Organização pretende se relacionar com cada um desses parceiros. É imprescindível a identificação e atribuição de cada parceiro no seu Projeto. 
Exemplo: Nome do parceiro: Tipo de contribuição (financeira, técnica, recursos humanos ou outras)
13. Equipe Técnica: 
Neste item a Organização deve relacionar a equipe técnica que estará envolvida no Projeto. Quem irá executar, demonstre a experiência do coordenador com a idéia central do Projeto. Que histórico profissional (educação formal e experiência) o coordenador reúne? Em relação à equipe técnica valem as mesmas considerações. Além delas, importa também relatar os tipos de vínculo profissional que as pessoas terão com a Organização.

Continue navegando