Buscar

educação basica6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA	
Exercício: CEL0362_EX_A6_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 09/10/2015 22:49:57 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201402217603)De acordo com a teoria do Capital Humano o desenvolvimento econômico de um país está diretamente relacionado:
 Certo	à educação dos trabalhadores
 2a Questão (Ref.: 201402632303)Na medida em que a teoria do capital humano afirma que uma despesa em educação garante maior produtividade no trabalho e maior renda individual, a teoria acaba por fazer acreditar que a decisão de aumentar a renda é uma escolha individual. Os sujeitos podem escolher livremente aumentar sua renda: basta investir em educação. O fato do indivíduo não ser proprietário de capital, ou não ser um burguês pouco importa, uma vez que investindo em capital humano o indivíduo poderá aumentar sua renda. É dele a decisão. A idéia que se passa é que, a médio e longo prazo, este investimento lhe permitirá ter acesso ao capital físico ou aos privilégios dos que o possuem. Na medida em que a teoria do capital humano faz o investimento em educação parecer uma escolha pessoal, ela oculta que a escola capitalista:
 Certo	reproduz a desigualdade social
 3a Questão (Ref.: 201402217608)A Teoria do Capital Humano tem um caráter ideológico. Ela oculta as contradições presentes na sociedade capitalista. Nessa perspectiva é possível afirmar que a teoria do Capital Humano: I) escamoteia a origem da divisão entre as classes sociais, com base na afirmação que a diferença de renda entre as pessoas é fruto de seu esforço e do seu talento individual. II) retira do debate a responsabilidade do Estado e da classe dominante pelas diferenças sociais e econômicas entre os indivíduos III) torna difícil a contestação à ordem burguesa, mantendo cada grupo social no seu ¿lugar¿, uma vez que responsabiliza cada um pelo seu fracasso ou sucesso social IV) reduz a desigualdade social a uma questão relacionada às diferenças de qualificação e de educação entre os indivíduos Assinale:
 Certo	se todas as alternativas estiverem corretas
 4a Questão (Ref.: 201402178678)O trabalho humano, quando qualificado por meio da educação é um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica, e, portanto, das taxas de lucro do capital. Ou seja: a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo. Esta definição se aplica as teses da(o):
 Certo	Teoria do capital humano.
 5a Questão (Ref.: 201402306413)O período que a teoria do capital humano encontra embasamento e é difundida tem como característica a forte intervenção estatal, é o momento estudado do Estado do Bem-Estar Social. Sabe-se que o capitalismo está sempre se modificando para se manter e, como consequência de toda essa mudança, a estrutura montada para dar suporte ao desenvolvimento do capital também se transforma, com isso as ideias e as teorias também sofrem mutações. Ao ser elaborada, a teoria do Capital Humano fazia a defesa da seguinte noção:
 Certo	O incremento da produtividade no trabalho decorrente do aumento da capacitação do trabalhador levaria a que o indivíduo tivesse um aumento de renda.
6a Questão (Ref.: 201402217605)Os teóricos do Capital Humano compararam o número de pessoas matriculadas nas escolas secundárias e no ensino superior com a renda per capita de um país. Observaram que quanto maior o nível de escolarização:
 Certo	maior é a renda

Outros materiais