Buscar

orientação pedagógica

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0365_AV_201201202639 » SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201202639 - GLAUCILENE ARANTES CHAVES
	Professor:
	DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,8        Nota de Partic.: 2        Data: 08/11/2013 08:24:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201201357303)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A Reforma Couto Ferraz (1854) estabeleceu como missão do Inspetor Geral supervisionar todas as escolas, nesse momento a ideia de supervisão ganhou contornos mais nítidos, passou a existir a necessidade de organização dos serviços educacionais, apontando para dois requisitos, são eles:
		
	 
	A descentralização da educação e a organização de um sistema nacional.
	
	A dominância de atribuições burocráticas em detrimento das técnicos-pedagógicas e as determinação das funções do Inspetor.
	 
	A organização administrativo-pedagógica do sistema, assim como a organização das escolas na forma de grupos escolares.
	
	A criação de uma diretoria técnica para a educação e a construção de escolas.
	
	A instituição d as escolas de primeiras letras e a supervisão dos instrutores nas atividades do ensino.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201344111)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A introdução das habilitações nos Cursos de Pedagogia se dá no âmbito da concepção que Saviani (1997) convencionou chamar de ¿pedagogia tecnicista¿ que, a partir de 1969, foi assumida oficialmente pelo aparelho de Estado brasileiro visando à sua implementação em todo o país. No limite, o anseio da pedagogia tecnicista era:
 I _ Romper com a aplicação da ¿taylorização¿ ao trabalho pedagógico.
 II _ Visar à sua objetivação por meio da divisão técnica do trabalho.
 III _ Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola, evitando ¿desvios¿ na direção do seu sucesso
. IV _ Garantir a eficiência e a produtividade do processo educativo. Em coerência com o texto, assinale apenas as afirmativas que constituem a pedagogia tecnicista:
		
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II e III.
	 
	II, III e IV.
	
	I e III.
	 
	I, II e IV.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201337796)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sônia foi aprovada recentemente em concurso público para o cargo de Supervisora Educacional da prefeitura de Aparecida do Norte. Diante de tantos desafios que o fazer pedagógico cotidiano requer dos supervisores, sabemos que ela terá como função:
		
	
	Realizar reuniões para apresentar as diretrizes curriculares e os sistemas de avaliação propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, adequando o ensino da escola às demandas das avaliações nacionais para que sejam bem avaliados.
	
	Selecionar e organizar conteúdos numa concepção de conhecimento formalizada, linear e fragmentada, baseada numa visão de mundo hegemônica, pois é essa que será cobrada nas avaliações periódicas,como também nas avaliações nacionais do sistema de qualidade.
	
	Identificar os transtornos de aprendizagem que os alunos da escola apresentam e montar uma sala para atendimento terapêutico a fim de ajudá-los, individualmente, com as dificuldades acadêmicas.
	 
	Promover oportunidades de estudos e a interlocução entre os professores, para reflexão e reavaliação de programas, conteúdos e material didático, e para a definição de ações curriculares inovadoras que atendam às demandas da sociedade.
	
	Realizar sistematicamente a inspeção da educação escolar nos aspectos disciplinares, pois de acordo com os atuais paradigmas que orientam a educação pública, todo aluno precisa ter muita disciplina interna para conseguir alcançar boas notas nas avaliações.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201397933)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	No Brasil percebe-se a presença da ideia de supervisão desde o período dos jesuítas na educação brasileira. Essas funções foram reguladas por trinta regras, dentre elas existe uma que poderia ser usada ainda hoje. Assinale a regra correta:
		
	
	Será cobrado do supervisor um relatório semanal
	
	A Supervisão deverá ser orientada por professores experientes.
	
	O elemento da supervisão deverá registrar suas observações e enviar para o Ministério da Educação.
	 
	Faz parte da função do supervisor, ouvir e observar os professores e, de vez em quando, assistir suas aulas.
	
	O elemento da supervisão será sempre um professor.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201357333)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Segundo Saviani (2008), existem dois requisitos fundamentais para se caracterizar uma atividade como profissão, a necessidade social e identidade própria. Neste especial a Supervisão pedagógica:
		
	
	Depende de políticas públicas para construir sua identidade.
	
	Não se expressa enquanto necessidade social.
	 
	Ainda está construindo sua identidade.
	
	Não parte de necessidade social e ainda não construiu sua identidade.
	 
	Só passou a ter identidade a partir do período tecnicista.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201385587)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Orsolon (2009) aponta diferentes ações ou atitudes do Supervisor pedagógico que considera desencadeadoras de mudanças na escola e uma dessas ações é a mediação da competência docente . Essa, com certeza, é a ação a qual todos os atores da escola esperam que se efetive. Nesse aspecto essa ação se refere:
		
	
	Às intervenções do Supervisor pedagógico que podem se dá no sentido de manutenção das práticas vigentes.
	 
	A atuação do Supervisor pedagógico, junto ao professor, na mediação do saber, do saber fazer, do saber ser e do saber agir, auxiliando seja com troca de experiências, seja com disponibilização de recursos, seja na visão das dimensões de sua ação.
	
	Ao desempenho de ações que promovam o despertar de muitos atores da comunidade no sentido desvelar práticas que ainda são consideradas boas.
	
	A atuação do Supervisor pedagógico no sentido de ultrapassar as funções estabelecidas pela organização hierárquica.
	
	Às ações estratégicas de gestão participativa, onde todos na escola participam e colaboram na construção do projeto político pedagógico.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201385320)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Christov (2008), define os saberes fundamentais para o exercício da Supervisão Pedagógica como sendo os saberes pedagógicos e os saberes das relações interpessoais. Desta forma, podemos afirmar que o Supervisor Pedagógico deve ter uma prática que:
		
	
	Desenvolva a necessidade de criar projetos.
	
	Construa um projeto de educação mais voltados às classes poulares.
	
	Leve os professores a terem uma melhor atuação com relação às estratégias de ensino.
	
	Seja de acompanhamento e controle dos fazeres docentes.
	 
	Envolva os professores afetivamente, também apoiando em suas rotinas pedagógicas diárias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201338962)
	DESCARTADA
	A orientação educacional pode desempenhar um papel decisivo junto aos alunos das classes populares, propiciando:
		
	
	a extinção do velho pensamento na atualidade e a sua substituição pelo senso comum contemporâneo
	
	a construção de uma força propulsora, por meio da apropriação do conhecimento científico, necessária à transformação da sociedade atual
	 
	um processo educacional, numa visão mais global e crítica que promove a transformação da sociedade
	 
	oportunidade de auto-conhecimento, aceitação de si mesmo e dos/as outros/as em suas singularidades/diversidades e potencialidades
	
	a manutenção dos saberes do senso comum que asseguram a neutralidade da ciência
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201337877)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Mediante a ação supervisora e sua relação com a escola e a comunidade, é incorreto afirmar que
		
	
	Deve orientar as unidades escolares quanto ao cumprimento das normas legais estabelecidas;
	
	Deve assessorar,orientar e avaliar os processos educacionais
	 
	Deve conserva-se afastado das atividades e comunicações desenvolvidas pela escola e comunidade.
	
	Deve planejar coletivamente com a equipe escolar
	
	Deve propor alternativas para melhorar o processo ensino-aprendizagem
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201337827)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Vera Candau (2000) escreveu que: "Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática, está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos". Esta citação nos obriga a refletir as diferentes formas de ensinar nas ecolas,pois atualmente não são mais valorizados os conhecimentos memorizados e sim a prática da pesquisa, do conhecimento em rede e do conceito de verdade como sendo relativo ao modelo que se está trabalhando. Na posição de um supervisor educacional, qual visão como você apresentaria essa visão para os professores durante um encontro para formação continuada cujo tema seria: A sociedade do Conhecimento
		
	
Resposta: Como um supervisor educacional, a minha visão de conhecimento seria de que sempre precisamos aprender, buscar aprimorar nossas práticas, e diante de um mundo em evolução, precisamos sempre estar um passo à frente. Eu apresentaria essa visão para os professores com slides mostrando a evolução do conhecimento, com textos relacionados. Faria uma dinâmica comparando as práticas de ensino antigas, com as práticas atuais e os levaria a reflexão: Como Está minha prática educacional no momento? Será que estou fazendo uso das tecnologias que tenho a meu dispor para aprimorar minha prática educional? Na visão de um aluno, como está sendo meu desempenho como professor, minha aulas são mais antiquadas ou mais interessantes?. E terminaria a apresentação mostrando à todos que a pesquisa, a busca por conhecimento deve ser contínua, pois precisamos acompanhar as mudanças e nos adequar as mesmas.
	
Gabarito: A resposta é subjetiva, mas deve citar dos diferentes paradigmas e escolas pedagógicas que já orientaram o ensino, desde a educação tradicional até os paradigmas mais modernos que trabalham com uma aprendizagem significativa, contextualizada e que tenha seus conhecimentos construídos a partir de pesquisas em várias fontes.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201201357251)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Na escola temos utilizado diversos modos de identificar a ação supervisora, observando alguns desses termos, percebemos que uns são adequados e outros não. Desta forma, cite duas dessas possíveis denominações para a função supervisora, identifique o adequado e o não adequado justificando essa adequação e inadequação.
		
	
Resposta: Na escola, temos a ideia que o supervisor é um "faz tudo", damos a ele toda a responsabilidade do funcionamento educacional da escola, porém,não é assim que funciona. dois exemplos de inadequação para a função supervisora: Transferir as responsabilidades da gestão escolar para o supervisor. O supervisor deve auxiliar a gestão, trabalhando em conjunto. Pensar que o supervisor tem o dever de resolver os problemas dos alunos, atuando como um psicólogo. O supervisor deve orientar e se for o caso, encaminhar o aluno para um especialista. Dois exemplos de adequação para a função supervisora: Auxiliar os professores em suas práticas diárias. O supervisor deve orientar, ouvir o professor em seus questionamentos e ajudá-lo para o sucesso do seu desempenho educacional. O supervisor deve se preocupar com a formação continuada de seus professores, com um "olhar sobre", visando sempre a capacitação e crescimento do corpo docente. Dessa forma, a escola ganha professores atualizados e os alunos ganham a oportunidade de ter um aprendizado com práticas inovadoras, que poderão levar para sua vida cotidiana.
	
Gabarito: Supervisão educacional ¿ o termo propõe que as atividades extrapolem as atividades da escola, alcançando os aspectos estruturais e sistêmicos da educação. (inadequado) Supervisão escolar ¿ supõe supervisão tanto dos serviços administrativos como pedagógicos, confundindo as ações com as do Diretor (gestor). (inadequado) Coordenação ¿ uma das condutas supervisoras, significa trabalhar para que os elementos funcionem de modo articulado. Quando a nomenclatura se refere a turno, está abordando o caráter administrativo e pedagógico de um determinado turno. Quando trata de uma área ou disciplina, está se referindo às articulações possíveis entre conteúdos e métodos de ensino no âmbito de uma determinada área ou disciplina. (adequado se acompanhado do pedagógico)

Continue navegando