Buscar

AV 2 Consultoria RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV2_201101054611 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão (Cód.: 154378)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um aspecto fundamental no processo de implementação da consultoria interna é a constante avaliação do processo. Como você explica esse processo?
		
	
Resposta: A avaliação é importante para analisar a repercussão das atividades da consultoria no processo, se está se chegando ao resultado idealizado ou não, e neste último caso, redefinir as propostas. A avaliação é um acompanhamento, por isso precisa ser constante, pois sem avaliação não há como saber a evolução do trabalho realizado. Além disso, subsidia a direção da empresa na análise da viabilidade da manutenção da consultoria ou sua readequação.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 154304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O consultor interno ao demonstrar disposição para considerar as mudanças e inovações na medida em que for conveniente e oportuno para a solução de problemas, agindo como um negociador inclusive diante das resistências, demonstra:
		
	
	organização.
	
	potencial.
	
	iniciativa
	
	conhecimento.
	 
	habilidade.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 96313)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere a Gerir os Obstáculos se caracteriza por proporcionar:
		
	
	Objetividade e sentido prático valorizando o background e a competência Individual do cliente interno de forma a atuar considerando a vivência dele no assunto em questão e não menosprezado-a ou ignorada-a na formulação da solução a ser proposta.
	
	Desenvolvimento contínuo dos funcionários que atuam na gestão de pessoas visando torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica.
	 
	Processo de implementação da consultoria interna de RH as organizações onde a gestão é centralizada, as normas e as políticas pouco flexíveis e a mudança de presidentes é freqüente propondo a descentralização em unidades de negócio ou filiais independentes visando ações de melhoria.
	
	Assessoria estratégica aos clientes internos, colaborando e participando em projetos específicos; acompanhando as tendências de RH; assessorando as áreas no levantamento das necessidades de formação; colaborando na identificação de novos talentos; oferecendo suporte na execução de programas específicos de cargos e salários, benefícios, etc.
	 
	Condições para que a implantação e manutenção do projeto sejam efetivas por meio da sistemática verificação do projeto a fim de aparar arestas, resolver problemas, e propor soluções de forma a garantir que o trabalho transcorra como planejado.
	
	
	 
4a Questão (Cód.: 96449)
	
Pontos: 0,0  / 0,5
	A fase preliminar da implantação da consultoria interna é a:
		
	 
	Formação e qualificação dos consultores internos
	
	Elaboração da estratégia
	 
	Mobilização de competências internas
	 
	Definição do problema
	
	Elaboração dos objetivos
	
	
	 5a Questão (Cód.: 96416)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É correto afirmar que:
		
	
	Consultoria artesanal é atualmente a mais contratada por atuar diretamente na área do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento mais rápido por um menor custo.
	
	A consultoria especializada atua nos problemas que afetem a totalidade da organização
	 
	A Consultoria de pacote transfere as metodologias e técnicas administrativas para a empresa sem adequação a realidade atual da empresa
	
	Consultoria total é muito utilizada na área de Tecnologia da Informação e faz uso de metodologias e técnicas administrativas procurando atender ao caso específico da empresa
	
	A consultoria Total integrada é a que consolida serviços em empresas globalizadas e que atua em países diferentes
	
	
	 6a Questão (Cód.: 154370)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Descreva o benefício do aproveitamento do potencial dos profissionais de RH quando da implantação do modelo de consultoria interna.
		
	
Resposta: Há valorização do profissional e enriquecimento do mesmo na experiência da consultoria que contribui em um crescimento profissional e pessoal do funcionário que passa a ter visão macro dos processos colaborando com sucesso da empresa.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 96309)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Conscientização de todos os Funcionários se caracteriza por:
		
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 96464)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de competência pode ser pensado como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (isto é, conjunto de capacidades humanas) que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em relação as competências do consultor interno de Rh, pode-se dizer mais certamente que:
		
	
	Todos os saberes são essenciais no exercício da consultoria profissional de organização empresarial tanto externa como interna
	
	Deverá ter sólidos conhecimentos sobre a moderna gestão de RH.
	 
	As habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel são tão ou mais importante quanto os conhecimentos.
	
	Os conhecimentos em negociação empresarial são fundamentais para tornar-se um solucionador de problemas
	
	Ele deverá ter sólidas metodologias de trabalho e conhecimentos sobre a administração empresarial
	
	
	 9a Questão (Cód.: 96413)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É incorreto afirmar que:
		
	
	Uma possibilidade de Consultoria associada também pode ser exercida por uma rede de consultores autônomos vindo a constituir um grupo ad hoc
	
	Consultoria externa é realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais
	
	A Consultoria exclusiva poderá conduzir projetos especiais de mentoring no âmbito restrito de uma determinada empresa
	 
	Existe uma variação de consultoria exclusiva que é conhecida como consultoria em network
	
	Consultoria exclusiva é especializada em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores
	
	
	 10a Questão (Cód.: 95467)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A divisão do número de desligamentos (empregados desligados ou que pediram demissão) pelo número de empregados existente na organização, no momento anterior ao desligamento,chama-se:
		
	
	Rotatividade aberta ou índice de desligamento incentivado.
	 
	Rotatividade ou turnover.
	
	Índice de entrada ou indice de admissão.
	 
	Índice de saída ou índice de desligamento.
	
	Turnover geral ou turnover espontâneo.

Outros materiais