Buscar

Av piscologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201301215457 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301215457 - CARLA CRISTINA BROETTO DE SOUZA
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9013/AC
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 06/11/2013 09:33:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201301291619)
	DESCARTADA
	Quando ocorre aquisição ou modelação de um comportamento de alguém, de modo relativamente permanente, como resultado da observação dos atos de outro, denomina-se aprendizagem por:
		
	 
	Cognitivismo
	
	Significação
	
	Criativismo
	
	Produtivismo
	 
	Imitação
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301267675)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	No que se refere à abordagem sociocultural, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a atividade psicológica interna do indivíduo tem sua origem na atividade externa, nas trocas com os outros membros do grupo social, trocas que se inserem em um determinado contexto cultural.
	 
	o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações para a formação de hábitos, que constituem a fixação e o reforço.
	
	a abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada, que supõe o uso de diferentes formas de mediação: instrumentos, signos, práticas culturais.
	 
	nessa abordagem o homem precisa do mundo, pois é nele que as manifestações das culturas acontecem e através dele se constroem conhecimento.
	
	a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e a solução em comum dos problemas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301286357)
	Pontos: 0,4  / 0,8
	Uma escola se faz de diferentes práticas e perspectivas de ensino. Diferencie aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica no que se refere à forma de ensinar.
		
	
Resposta: Aprendizagem Significativa- é aquela que busca desenvolver atividades, sempre oferecendo e levando em conta condições e as necessidades de seus alunos. Aprendizagem Mecânica- é aquela que vem seguindo um currículo programado, não podendo ser alterado ao longo do ano letivo.
	
Gabarito: Na aprendizagem significativa o ensino é iniciado a partir daquilo que o aluno já conhece sobre o tema em suas concepções prévias e as informações construídas são armazenadas juntamente com essas concepções e envolve motivação instrínseca, ou seja, de dentro para fora, o aluno se envolve com o objeto de estudos. Já na aprendizagem mecânica, o ensino parte das informações trazidas pelo professor que são armazenadas arbitrariamente, pois são novas informações; o "aprendizado" se dá de fora para dentro e a motivação é extrínseca, funcionando como falsa motivação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301267704)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma secretaria de educação está planejando criar uma brinquedoteca para ser um polo de atendimento para as crianças da educação infantil do município. Em seu planejamento, ela atenderá crianças nas faixas etárias de 3 a 6 anos, logo, os brinquedos e jogos devem se ajustar a essa capacidade cognitiva e aos interesses das crianças. Em se tratando da teoria de Jean Piaget sobre o Desenvolvimento Humano, em qual estágio cognitivo essas crianças estariam nesta faixa etária?
		
	
	Lógico-operatório
	 
	Pré-operatório
	
	Operatório-concerto
	
	Sensório-Motor
	
	Pré-operatório e Lógico-formal
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301267480)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	É o desenvolvimento que cria condições para a aprendizagem, ou seja, é anterior à aprendizagem. O ensino deve seguir o desenvolvimento, pois só é possível aprender quando há um amadurecimento das funções cognitivas compatível com o nível de aprendizagem. Quem afirma que a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento já alcançado pela criança é:
		
	 
	Piaget
	
	Vygotsky
	
	Freinet
	
	Skinner
	
	Wallon
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301267702)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Ao observar seu bebê de 6 meses de idade, Marta percebe que ele realiza uma atividade de forma repetitiva: jogar a chupeta no chão. Como não compreende essa atitude, já que o bebê gosta e se acalma ao usar a chupeta, Marta pergunta para a educadora da creche por que ele faz isso. Como resposta, a educadora responde que é um esquema de conhecimento que faz parte das reações circulares. Marque a única alternativa que responde corretamente sobre o que são reações circulares na obra de Jean Piaget.
		
	
	Essas reações acontecem como um ciclo vicioso quando o bebê está insatisfeito com o tratamento que lhe é dispensado.
	
	São reações típicas de birra que se iniciam quando a criança já tem tônus muscular para ficar sentada.
	
	É uma reação típica dos primeiros dias de vida quando o bebê vive um ciclo temporal que se limita a dormir e se alimentar.
	 
	São reações que objetivam provocar resposta de outra pessoa ou objetivo de acordo com o comportamento do bebê.
	
	Reações comportamentais que são motivadas pelo interesse em objetos que normalmente não são oferecidos ao bebê e geram muita ansiedade diante do seu desejo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301267306)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Pensando no estudo do desenvolvimento humano, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	busca compreender como e por que as pessoas se modificam, e como e por que elas permanecem as mesmas nos vários momentos de sua vida, à medida que envelhecem.
	
	abrange o ciclo vital e o seu caráter evolutivo.
	 
	é um conhecimento que é utilizado somente na área de educação especial, pois permite conhecer melhor a plasticidade do cérebro.
	
	trouxe grandes benefícios para os professores, à medida que permite identificar determinadas características de algumas fases da vida.
	
	o estudo não abrange somente todos os períodos da vida como também utiliza uma perspectiva por toda vida.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301267905)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Patrícia tem 10 anos e está deprimida com os últimos acontecimentos em sua família. Seus pais se separaram e brigam por ela na Justiça. Com isso, sua memória está afetada, em especial nas operações de aquisição e consolidação de novas informações. Seu desempenho escolar se apresenta abaixo daquilo que ela sempre mostrou. Estamos falando aqui de um componente que exerce forte influência modulatória nos fenômenos mnemônicos. No caso em questão este componente é:
		
	 
	motivação
	 
	percepção
	
	linguagem
	
	atividade
	
	atenção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301267701)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Rebeca é uma estagiária de Pedagogia que iniciou sua atividade de observação na creche com crianças de 3 anos de idade. Logo no primeiro dia, Rebeca percebeu que as crianças se comunicavam por algumas palavras, imitavam a atitude da professora e de outros colegas e, por fim, estavam profundamente interessadas em brincar com as fantasias do camarim. Estes comportamentos podem ser explicados pela vivência da criança num estágio do desenvolvimento que foi pesquisado por Jean Piaget. Qual estágio seria este?
		
	
	Estágio lógico-formal, pois já conseguem abstrair comportamentos que ainda não tinham sido vivenciados.
	
	Estágio senso-emocional, pois, nesta fase, o contato com o outro, via linguagem, é o mais interessante para o desenvolvimento da criança.
	
	Estágio de acomodação, pois estão bastante acomodados numa atividade lúdica que durará anos na infância.
	 
	Estágio pré-operatório, pois apresentam linguagem oral e atividade simbólica no brincar.
	
	Estágio Sensório-motor, pois já apresentam linguagem oral e representativa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301267316)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades queestimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...
		
	
	necessitarem de uma relação concreta com estimulação sensório-motora.
	
	possuírem a mesma motivação que faz as crianças parecerem pequenos cientistas e que elas procurem compreender tudo que descreve o mundo em que vivem.
	 
	serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
	
	desenvolverem um conhecimento sobre as ofertas de objetos estimulantes com cores, tamanhos e texturas apropriadas.
	
	necessitarem de uma interatividade da linguagem inicial.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301286719)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, "toda uma vida", segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Para trás ficaram os dias de sol pleno, de contato com a natureza, de compartilhar com os pais as tarefas de plantação e criação. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas.
Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "Peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Assim, seu dia era longo e ele não entendia como seus colegas conseguiam passar tanto tempo sentados escutando o professor e realizando as tarefas solicitadas.
Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Como um professor vygotskyano explicaria a opção pela escolha desta atividade?
 
		
	
Resposta: Lindolfo se sentiu familiarido devido sua cultura, por ter vivido muito tempo no campo, e conhecendo as rotinas dos animais.
	
Gabarito:
Na visão vyotskiana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos aprenderem a aprender. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os  pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento  e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador tem o papel de interventor na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno de forma a provocar desempenhos avançados que não ocorreriam sem a sua intervenção, principalmente ao aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes, assumindo seu papel de mediador de saberes e vivências.

Outros materiais