Buscar

Dos Bens Considerados em si mesmos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dos Bens
Bens são as coisas materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto a uma relação jurídica; para que o bem seja objeto de uma relação jurídica é preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econômico, gestão econômica autônoma e subordinação jurídica ao seu titular.
Os Bens são classificados em razão das relações jurídicas que suscitam, e ao colocá-los em uma determinada categoria, atraem para si certos princípios que, de maneira genérica, permitem determinar a forma como a lei o trata e quais as relações jurídicas que desperta. O Código Civil de 2002 institui três classes de bens que por sua vez trazem outras subdivisões: 1 – Dos Bens considerados em si mesmos; 2 – Dos bens reciprocamente considerados; 3 – Dos bens considerados em relação ao titular do domínio. 
Dos bens considerados em si mesmos
Os bens considerados em si mesmos temos os bens móveis e imóveis, bens fungíveis e consumíveis, bens divisíveis, bens singulares e coletivos.
Bens Imóveis (Art. 79, Art. 80 e Art. 81 CC/02) – Segundo GAGLIANO E PAMPLONA(2005) Bens imóveis são aqueles que não podem ser transportados de um lugar para outro sem alteração de sua substância. 
Bens Móveis (Art. 82, Art. 83, Art. 84 CC/02) - Ainda segundo os autores citados os móveis são os passíveis de deslocamento, sem quebra ou fratura. Enquadram-se ainda nessa classe os bens dotados de movimento próprio, são os chamados semoventes (os animais), e aquele que se movem por força alheia também estão inclusos nessa classificação (coisas inanimadas).
Bens Fungíveis e Consumíveis (Art. 85, Art.86 CC/02) - fungíveis são os bens móveis que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade: quando você empresta dinheiro a alguém, você não irá receber aquelas mesmas cédulas de volta, mas sim, outras cédulas que podem estar dispostas de diversas formas ou até mesmo em moedas, mas corresponderão ao valor emprestado. Os consumíveis são os que se destroem assim que vão sendo usados, como os alimentos, por exemplo.
Bens Divisíveis (Art. 87, Art. 88 CC/02) - divisíveis são aqueles que podem ser fracionados em porções reais sem alteração dele.
Bens Singulares e Coletivos (Art. 89, Art. 90, Art. 91 CC/02) - as coisas singulares são as que, embora reunidas, se consideram de per si, independentemente das demais; são consideradas em sua individualidade; coletivas são as constituídas por várias coisas singulares, consideradas em conjunto, formando um todo único, que passa a ter individualidade própria, distinta de seus objetos componentes, que conservam sua autonomia funcional.
REFERENCIAS
DINIZ, Maria Helena Diniz. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2002.
GAGLIANO, Pablo Stolze; FILHO, Rodolfo Pamplona, Novo Curso de Direito
Civil, Parte Geral, 8º edição. Volume 1. Saraiva. São Paulo, 2005.
Vade Mecum Saraiva. Obra Coletiva. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

Outros materiais