Buscar

RESUMO.OSTEOFITOSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Zavanela PM, Riente R, Fernandes MR, Oliveira F. Incidência de osteófitos na coluna vertebral. Rev Med (São Paulo). 2008 abr.-jun.;87(2):148-53. 
PANTOJA, M.N.L; MEJIA, D.P.M. A Fisioterapia no Tratamento do Osteófitos no Climatério. 2014. Disponível em: < http://www.portalbiocursos.com.br/?u=artigos-de-fisioterapia-em-ortopedia-e-traumatologia---ano-2014> . Acesso em: 01 de set. de 2016.
PATOLOGIA DA COLUNA DORSAL: OSTEOFITOSE (BICO DE PAPAGAIO)
Daniel de Cena Xavier
Osteofitose, também conhecida popularmente como Bico de Papagaio, é uma patologia da coluna vertebral consequente de formações ósseas que crescem em torno da mesma. Ocorre devido à protrusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral, dando origem a formações ósseas. A coluna possui a função de movimento e de suportar o homem em sua postura ereta. No entanto, a hereditariedade, má postura, obesidade e sedentarismo são alguns fatores que contribuem para a calcificação das vértebras. Com a degradação dos ossos e ligamentos, o corpo cria os osteófitos, nódulos redondos de osso extra que se desenvolvem em volta da lesão para proteger contra forças compressivas que excedem a capacidade de resistência do osso. Tal compressão poderá afetar raízes nervosas ou até mesmo, em casos mais graves, órgãos e vísceras, como esôfago, traqueia e laringe. Na verdade, os osteófitos podem ser considerados um tipo de defesa do organismo para absorver a sobrecarga exercida sobre as articulações e estabilizar a coluna. Além de proteção, alterações mecânicas e degeneração são fatores comuns de envelhecimento da coluna. Quando localizados na zona cervical, podem causar dores de cabeça, tonturas e fraqueza ao pressionar os nervos. Ao longo da coluna vertebral, podem fazer com que os membros fiquem dormentes e até provocar paralisia em casos mais graves. Não existe tratamento para recuperar o disco intervertebral, o desgaste que sofreu é irreversível. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser úteis para aliviar a dor, mas o fundamental é desenvolver hábitos que facilitem corrigir os problemas de postura.
Palavras-chaves: Bico de Papagaio. Coluna. Osteofitose.

Outros materiais