Buscar

Excreção de Amônia e Regulação da Ureia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 16954)
	Matriz:
	Urogênese: bioquímica e funções
	Aula:
	7
	Dúvida:
	Como ocorre o processo de excreção de substâncias tóxicas, como a amônia, do organismo humano?
	Resposta:
	O fígado e os rins são os principais órgãos de detoxificação do organismo humano. Por exemplo, no catabolismo dos aminoácidos ocorre uma grande produção de amônia que é um composto muito tóxico para o organismo humano. O fígado participa ativamente do catabolismo proteico, já que o ciclo da ureia é exclusivo do tecido hepático, e é a forma preferencial de excreção de nitrogênio advindo da proteólise. Assim, todas as moléculas de amônia produzidas no nosso organismo devem ser transformadas em ureia através da urogênese (Ciclo da Ureia) que consiste em cinco reações. Tem início com duas reações que ocorrem dentro das mitocôndrias e depois ocorrem três reações no citosol dos hepatócitos. As etapas de produção de carbamoil-fosfato e de citrulina ocorrem na matriz mitocondrial dos hepatócitos. A citrulina sintetizada é transportada para o citosol onde ocorre o resto do ciclo. A ureia produzida no fígado é lançada na corrente sanguínea, filtrada nos glomérulos renais e é excretada na urina.
	
	Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 2817)
	Matriz:
	Metabolismo dos nucleotídeos: bioquímica e etapas
	Aula:
	7             Vídeo com Explicação: 
	Dúvida:
	Como ocorre a síntese proteica e quais são as principais situações que promovem um aumento nas reações catabólicas (exergônicas) no organismo humano?
	Resposta:
	A síntese proteica é um processo anabólico que ocorre em todas as células do organismo, especificamente nos ribossomos do retículo endoplasmático rugoso. Envolve a transcrição da informação genética e a tradução, ou seja, a mensagem contida no RNA mensageiro é decodificada e o ribossomo a utiliza para sintetizar a proteína de acordo com a informação dada. Envolve cinco componentes principais: DNA (presente no núcleo da célula responsável por dar a ordem ou mensagem), RNAm (leva a informação da sequência dos aminoácidos da proteína a ser formada do núcleo para o citoplasma), RNAt (transporta aminoácidos para formar proteínas), RNAr e ribossomos. O jejum desencadeia no organismo humano um aumento nas reações catabólicas (exergônicas), ou seja, na utilização das reservas energéticas endógenas como a glicogenólise muscular, a lipólise e a proteólise. O grau do catabolismo vai depender da duração do jejum. Isso vale, também, para o esforço. Durante o exercício, principalmente de endurance, ocorre um aumento no catabolismo proteico, apesar de sabermos que as proteínas são consideradas nutrientes nobres, de primordial importância, por isso, não são os principais substratos energéticos. O fato é que o treinamento e o estado nutricional influenciam a utilização das reservas energéticas e das proteínas musculares. Atletas bem treinados, bem nutridos, bem hidratados e bem aclimatados possuem um grau de catabolismo proteico muscular menor do que os destreinados. Como a ureia é um dos produtos finais do metabolismo proteico, o ciclo da ureia tem vital importância nesse contexto, visto que, é através dele que a amônia (extremamente tóxica para o organismo) formada na sequência do catabolismo proteico é eliminada do nosso organismo na forma de ureia. É importante reforçar que o grau de catabolismo proteico muscular pode aumentar em virtude de certas situações clínicas como: desnutrição, jejum prolongado, processos inflamatórios e infecciosos, estados hipermetabólicos como neoplasias malignas em estado terminal, AIDS. Outro ponto que merece destaque é a importância de aumentar o fracionamento (número de refeições) e diminuir o volume ou seja a quantidade de alimentos consumidos nas refeições. O jejum prolongado desencadeia no organismo humano uma situação de catabolismo, pois ocorre a liberação do glucagon pelo pâncreas. Se as reservas energéticas se esgotam, a homeostase da glicose, por exemplo, não poderá ser mantida. Não haverá opções metabólicas, como a gliconeogênese que dê conta de um déficit tão significativo.
	Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 7254)
	Matriz:
	A ureia no metabolismo celular
	Aula:
	7
	Dúvida:
	A regulação do ciclo da ureia pode ocorrer de forma lenta ou rápida?
	Resposta:
	A regulação do ciclo da ureia pode ser de forma lenta ou rápida. A regulação lenta acontece em duas situações: com uma dieta de teor de proteína muito alto ou em jejum prolongado. No caso da dieta rica em proteínas, o excesso de aminoácidos são oxidados, dando origem a cetoácidos, e os grupos aminos resultam em um aumento na produção de ureia. No caso do jejum prolongado, a degradação das proteínas dos músculos vão ser intensificadas, já que as cadeias carbônicas desses aminoácidos vão ser utilizadas na neoglicogênese; e a eliminação dos grupos aminos restantes vai aumentar a excreção de ureia. A regulação rápida, também chamada de alostérica, ocorre quando a carbamoilfosfato sintetase é estimulada por N- acetilglutamato, que é um composto produzido a partir de glutamato e acetil-coa. Esta reação é catalisada pela N- acetilglutamato sintase, que é ativada por arginina (que é um intermediário do ciclo da ureia). Portanto se a produção de ureia não conseguir eliminar toda a amônia produzida pela oxidação de aminoácidos, vai haver o acúmulo de arginina.
	Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 9657)
	Matriz:
	A ureia no metabolismo celular
	Aula:
	7
	Dúvida:
	Que alterações levam à uremia?
	Resposta:
	O acúmulo de ureia no sangue pode ser provocado pela deficiência na função de filtração dos rins, causando alterações em diversos órgãos.

Outros materiais