Buscar

discursiva exame sistema de ensino e politicos da educaçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
VERA LÚCIA DA SILVA - RU: 919438 
Nota: 67
PROTOCOLO: 20160617919438968367
Disciplina(s):
Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
	Data de início:
	17/06/2016 15:54
	Prazo máximo entrega:
	17/06/2016 17:09
	Data de entrega:
	17/06/2016 16:13
Questão 1/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O cenário de uma escola é mais ou menos este: equipe gestora, professores, alunos, serviços e comunidade, representada em conselhos. Talvez existam na instituição outros setores, por conta da criatividade e iniciativa dos seus dirigentes.
 
MAIA, Christiane Martinatti; SCHEIBEL, Maria Fani; URBAN, Ana Claudia. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 85)
 
 
De acordo com o conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base da disciplina, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 determina a articulação da ação docente em relação aos seus direitos e deveres. Nesse contexto, disserte sobre a função docente em relação aos estudantes e à gestão escolar, prevista na LDBEN:
Nota: 16.7
	A LDBEN de 1996 institui a função docente articuLada entre direitos/deveres, o que compreende: a participação na elaboração da proposta pedagógica da instituição escolar a elaboração e o cumprimento do plano dc trabalho (em conformidade a proposta pedagógica da escola); o cumprimento da jornada escolar anua] fixada em dias letivos e horas-aula; a participação integral nos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional (LDBEN, art. 13,1, II e V).
Em relação aos estudantes, os professores devem: zelar pela aprendizagem (LDBEN, art. 13, 111); e estabelecer estratégias de recuperação daqueles com menor rendimento (LDBEN, art. 13, IV).
Em relação à gestão escolar, os professores devem colaborar com as ações desenvolvias pelas instituições para envolva-las e articulá-las com as famílias e a comunidade (LDBEN, art. 13, VI). (p. 153)
 
Resposta:os docentes devem ensinar seus alunos e buscar formas para uma melhor qualidade do ensino, devem fazer parte da gestão escolar participar ativamentos dos conselhos de classe , conselhos escolares que é orgão máximo da gestão escolar e participar da elaboração do ppp da escola isso é importante para melhor ensino aprendizagem .
Questão 2/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O Plano de Metas é apresentado pelo MEC como uma possibilidade para inaugurar um novo regime de colaboração, fundado em diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, voltadas para a melhoria da qualidade da educação
 Em relação ao acesso e à permanência ,  quais são as quatro metas   inseridas no Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação  “ ?
Nota: 16.7
	O acesso e a permanência correspondem a quatro das metas:
“combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V);
“matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI);
“ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular” (Meta Vil);
“garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas” (Meta IX). (p. 117)
 
Resposta:valorização do magistério formação continuada , os governos federais, municipais e estatuais devem investir seus recursos na educação , gratuidade do ensino fundamental médio e infantil, bolsa família para ganhar o beneficio as crianças tem esta frequentando a escola.
Questão 3/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Não é de surpreender que, nas atuais condições de crise, o canto de sereia do keynesianismo seja ouvido novamente como um remédio milagroso, corno um apelo ao antigo espírito do “consenso expansionista” a serviço do «desenvolvimento”. Entretanto, hoje mal se ouve a canção que sai do fundo do túmulo do keynesianismo, pois o tipo de consenso mantido pelas variedades existentes de movimento operário acomodado visa tornar aceitável a inviabilidade estrutural da expansão e acumulação do capital, em nítido contraste com as condições que tornaram possível a implantação das políticas keynesianas durante um período muito limitado de tempo.  [...]
 
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011. (p. 25)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, no que diz respeito à implantação de políticas públicas do Estado de bem-estar, o keynesianismo foi uma das teorias que sustentava tal ideário. Nesse contexto, responda: Como se caracteriza o keynesianismo?
 
Nota: 33.3
	O keynesianismo foi a teoria que fundamentou o intervencionismo estatal, a constituição do Estado de bem-estar e firmou-se, ao longo das décadas de 1950 e 1960, como a formulação básica que reorientou o curso da economia e das políticas capitalistas. Propondo inicialmente garantir empregos a partir da redução da taxa de juros e dos investimentos estatais, constitui-se rapidamente num corpo teórico defensor da regulação estatal sobre os setores da economia considerados estratégicos. Foi a teoria formuladora dc políticas públicas para o pleno emprego e incentivadora da estatização e/ou regulação estatal dos bens sociais (principalmente saúde, a educação e a seguridade social). (p. 52)
Resposta:Keynesianismo foi a teoria que fundou o intervensionismo estatal do estado do bem , nas décadas de 1950 e 1960 , mais emprego abaixando as taxas de juros e regulamentando o bens sociais principalmente na educação , saúde e segurança.
Conheça o novo AVA

Outros materiais