Buscar

AULA 1 FONTES DO DIREITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
“OQUE É FONTE DO DIREITO???”
 
O QUE VOCÊS ENTENDEM COMO FONTE???
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
FONTE DO DIREITO - Em acepção geral o verbete “fonte”, entre outras definições, pode ser entendido como procedência, proveniência, origem, daí por que, ao tratar das fontes do Direito do Trabalho, estarmos falando da origem das normas trabalhistas. 
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
Existem dois tipos de fontes no Direito:
Fontes Materiais: são aqueles acontecimentos responsáveis pelo nascimento da regra jurídica, ou seja, é o fato social, econômico ou político que inspira o legislador.
Fontes Formais: são em linguajar bem simples, as leis propriamente ditas; mas não tão somente as leis positivadas pelo legislador, pois representam tudo que dá forma ao direito. 
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
LEIS: Atualmente, os direitos trabalhistas encontram-se regulamentados por uma enorme gama de Leis. A principal e mais importante de todas as fontes do Direito do Trabalho é a CLT.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
TRATADOS INTERNACIONAIS: Acordo internacional concluído entre Estados em forma escrita e regulado pelo Direito Internacional, consubstanciado em um único instrumento ou em dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja a sua designação especifica.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
CONVENÇÃO COLETIVA: é o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.” Art. 611, CLT.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
ACORDOS COLETIVOS: é o ajustamento entre Sindicatos representativos de categorias profissionais e uma ou mais empresas de condições de trabalho no âmbito das relações de trabalho que, respectivamente, integram. Art. 611 § 1º da CLT.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
“IMPORTANTE”
Deve-se ressaltar que tanto o Acordo Coletivo de Trabalho, quanto a Convenção coletiva de trabalho deverão obrigatoriamente respeitar as condições mínimas de trabalho, previstas na Constituição e nas Leis, sendo considerada nula qualquer cláusula que disponha de forma diversa.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
SENTENÇA NORMATIVA: A sentença normativa, por sua vez, pode ser conceituada com uma decisão proferida pelos Tribunais Regionais do Trabalho, ou Tribunal Superior do Trabalho, quando for o caso, no julgamento de um dissídio coletivo. Surge um dissídio coletivo, quando as partes envolvidas não conseguem chegar a um consenso e a conciliação torna-se inviável.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
REGULAMENTO INTERNO : se partirmos do pressuposto que ao empregador é conferido o poder de produzir normas internas dentro de sua própria empresa, e ainda, que estas normas são de observância obrigatória entre os empregados desta empresa, não há como negar que o regulamento da empresa representa fonte do Direito do Trabalho. Na realidade, o regulamento da empresa adere ao contrato de trabalho dos empregados e entra em vigor com a aceitação dos seus empregados que pode acontecer de forma tácita.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
USOS E COSTUMES : Os usos e costumes representam importante fonte do direito, surgem através de comportamentos, atos ou condutas praticados reiteradamente que com o passar do tempo passam a integrar o cotidiano das pessoas. Vários direitos trabalhistas que atualmente são de observância obrigatória, surgiram através dos usos e costumes, como a gratificação natalina (13º salário), por exemplo.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
JURISPRUDÊNCIA : Quando uma decisão judicial é proferida de forma reiterada, pode-se considerar que foi formada uma jurisprudência naquele sentido, ou seja, jurisprudência, nada mais é que uma reunião de várias decisões judiciais, acerca determinada matéria. Uma jurisprudência se cristaliza, ou seja, se pacifica, quando determinada matéria é julgada sempre no mesmo sentido.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
DOUTRINA : Quando estudiosos do Direito publicam seus estudos, pesquisas ou suas interpretações jurídicas acerca de determinada ponto da Lei, isso quer dizer, que foi publicada uma doutrina acerca daquele tema. Doutrina é a interpretação dada pelos operadores do Direito acerca de determinada questão jurídica.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
EQUIDADE : Representa aquele sentido de justiça que, por vezes, separa-se da lei para atender a circunstâncias concretas que se deve levar em consideração; caso contrário cometer-se-á a pior das injustiças.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
ANALOGIA : pode ser conceituada como o processo lógico pelo qual o aplicador da lei adapta, a um caso concreto não previsto pelo legislador, norma jurídica que tenha o mesmo fundamento.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO : Idéias basilares e fundamentais do Direito, que lhe dão apoio e coerência, respaldados pelo ideal de Justiça, que envolve o Direito. Seriam idéias fundamentais de caráter geral dentro de cada área de atuação do Direito. 
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO :
Princípio da proteção;
Princípio da Norma mais Favorável;
Princípio da Condição mais Benéfica;
Princípio da Irrenunciabilidade dos Direitos Trabalhistas;
Princípio da Imperatividade das Normas Trabalhistas;
Princípio da Inalterabilidade Contratual Lesiva;
Princípio da Irredutibilidade Salarial;
Princípio da Primazia da Realidade;
Princípio da Continuidade da Relação de Emprego;
Princípio “in dubio pro operario”.
*
*
FONTES DO DIREITO DO TRABALHO
CONTRATO DE TRABALHO : Importante fonte do Direito do trabalho é o contrato de trabalho, sobretudo sob o aspecto regulamentador das relações entre patrão e empregado. É que na realidade são as obrigações contidas nas cláusulas acertadas no contrato de trabalho que irão dar origem aos direitos e deveres do empregado e do empregador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando