Buscar

PATOBUCAL LESÕESPORHPV AP2

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BUCAL AP2
LESÕES POR HPV
NEOPLASIA BENIGNAS E MALIGNAS DA CAVIDADE ORAL.
O Carcinoma espino celular é uma neoplasia maligna comum. Carcinoma epidermoide, carcinoma de células escamosas são outros tipos de neoplasia ,mas, o carcinoma espino celular é o sexto tumor mais comum segundo o sistema de saúde perdendo apenas para câncer de mama, pulmão, intestino e entre outros, sendo assim um problema de saúde público. 
Existe vários fatores epigenético associados para o desenvolvimento dessa neoplasia um dos principais é pelo hábito de fumar e beber. 
Nos últimos 70 anos evoluiu muito o termo de tratamento contra o câncer sendo de muita qualidade e muita evolução , e também de maquinário para tratar a doença.
O tratamento do carcinoma espino celular não tem uma boa refletição de viva após o diagnóstico quanto ao seu estagio, isso significa que o paciente ainda tem a chance de sobreviver um pouco mais na faixa de 5 anos após o diagnóstico isso se a lesão for descoberto em seu estágio inicial. Passando do estadiamento 1 cai o índice de 50 % de chances de vida e 50% de chances de morrer, sendo que ao estar no estágio avançado cai 30% de chance de viver. 
A principal pessoa por estar examinando a boca é pó dentista, ou seja é importante estar atento a essas lesões na cavidade oral por que essas alterações ainda que esteja no estágio inicial e também estiver no processo maligno a chance do paciente sobreviver é maior, e assim também fazer o controle de maneira correta sempre em proservação para ver se volta ou não. Um dos comportamentos de vários tumores malignos é tratar e depois de um tempo aparece em outro lugar. As neoplasias são doenças genéticas onde é controlada a maturação, a diferenciação e ciclo celular, e, tendo o descontrole sobre isso vai ocorrer um novo crescimento.
Também tem as neoplasias que ocorrem no epitélio também as que ocorrem no tecido nervoso , e também as que ocorrem nos vasos sanguíneos............................................................................................................
E aí em seguida nós vamos falar sobre algumas neoplasias malignas que acometem algumas estruturas. Então a primeira neoplasia benigna que nós temos que falar são os papilomas bucais. Os papilomas bucais, as neoplasias benignas do epitélio de mucosa têm uma figura importante no processo do seu desenvolvimento, HPV – papiloma vírus humano. O HPV é um vírus que convive com o ser humano, segundo a teoria da evolução, pelo menos uns 20.000. Quando nós estamos falando de HPV na verdade estamos falando de uma família sobre possuir 180 subtipos diferentes. O HPV está diretamente direcionado com o surgimento de neoplasias benignas e malignas. Alguns subtipos do HPV como o 16, 32 e o 37 estão relacionados de maneira íntima com o surgimento de neoplasias malignas do colo do útero e região anal. A pergunta que se faz é como ocorre à transmissão desse vírus? – contato -. É necessário que exista uma brecha no sistema para o vírus entrar. Qual é o tipo celular que o HPV gosta? Que ele tem tropismo para realizar infecção? EPITÉLIO. O HPV tem tropismo por células epiteliais, queratinócitos. Mas só que ele só infecta uma célula se ocorrer um trauma no epitélio, um rasgo no epitélio, uma brecha no epitélio e aí nós temos o contato do vírus através de trauma mecânico. E como o vírus vai aparecer por um trauma mecânico no colo do útero de uma mulher? Contato sexual. Tem que haver um transmissor. O homem tem o vírus e vai através do contato mecânico continuo e faz um traumatismo e realizando a infecção. A lesão no órgão genital do homem é imperceptível. Mas nas mulheres o vírus faz lesões grandes que são perfeitamente perceptíveis, nós vamos ver algumas lesões dessas também na boca. 
Agora a pergunta que se faz é como aparece na boca? Sexo oral. Em que áreas geralmente podem aparecer às lesões na boca? Região de freio lingual, região anterior da língua e lábios. Não é incomum encontrar essas lesões do HPV provocando lesões malignas nessas regiões. Ainda, pode existir a inoculação na cavidade por questões mais básicas do que essa. Alguns subtipos do HPV que não tem relação com neoplasias malignas como o tipo 2, o tipo 1. Geralmente gostam de queratinócitos da pele. Quantos de nós não tivemos na infância as verrugas? Onde geralmente menino aparece com verruga? Mão, pé e então vai lá com a unha e fica cutucando e aí em alguma brecha da pele o que acontece? Micro trauma faz infecção na mão e aí menino que não é gente o que faz com a mão cheia de verruga? Coloca a mão na boca e aí aparece verruga na boca, lábio por exemplo.
Como por exemplo: algum subtipo de HPV que não tem relação com neoplasias malignas, como o Tipo II, tipo I, eles geralmente gostam de queratinocitos da pele, quantos de nós aqui já não tivemos na infância as verrugas, onde é que geralmente a criança aparece com a verruga? Mão, pé e a criança cutuca causando micro trauma, tendo a infecção, e o que ele faz com a mão cheio de verruga? Coloca a mão na boca, aparecendo verruga na boca, no lábio por exemplo. 
Agoraos que vocês têm que entender sobre o HPV, são como essas lesões se apresentam clinicamente de acordo com os subtipos de vírus, as lesões que surgem advindas da infecção de queratinocitos susceptíveis à infecção de HPV dos subtipos 16, 32, elas seguem uma espécie de padrão histológico. Alguns outros subtipos de vírus eles vão provocar alterações arquiteturais do epitélio, seguindo alguns outros tipos de padrões. Ainda por exemplo existem subtipos de HPV que gosta muito de algumas raças indígenas, aqui no norte essas lesões são comuns principalmente em crianças. Vocês vão encontrar na literatura, por ex. livro do neville, quando vocês estiverem lendo sobre papiloma vírus humano vocês irão se deparar com a doença de REK (ver escrita), vai está lá patologia epitelial: HPV papiloma vírus humano e vai começar a falar (no texto introdutório): VERRUGA VULGAR, condiloma acuminado (doença de rek). No neville está dizendo que a doença de rek não é comum, é uma lesão por HPV estrita a grupos indígenas. A doença aqui no Brasil, principalmente na região norte é muito comum. E é claro, essas lesões elas também seguem um padrão arquitetural e clinico característico, entendem que para diferentes subtipos de vírus HPV nós vamos encontrar diferentes padrões histológicos e apresentações clinicas isso é importante. 
Onde é que nós vamos encontrar lesões na cavidade oral de subtipos de vírus de hpv que geralmente estão relacionados com lesões urogenitais (entendi assim)? Freio lingual, porque a língua vai lá tocando as coisas, os lábios também.
Verruga vulgar, onde geralmente vamos encontrar? Região dos lábios, comissura labial, na realidade onde ocorrer o toque, na mão que tem a verruga e na mucosa. Verruga vulgar é uma neoplasia benigna induzida pelo vírus HPV, transmitida por contato, se tiver um trauma ali naquela região. Outros locais possíveis que a gente pode encontrar lesão de hpv na cavidade oral? Eu já vi ate na úvula. 
(Imagem), está meio escuro, mas vamos observar aqui, a língua virada observando a lesão na borda lateral, observem aqui a lesão, essa lesão tem uma base estreita, ela apresenta uma cor branca e ela tem varias projeções pontudas que morfologicamente quanto ao aspecto clinico da mesma, lembra a couve flor, está ai pois houve um contato, um trauma mecânico e inoculação do vírus ai. Geralmente essas lesões aparecem em indivíduos jovens, na cavidade oral, quando elas tem relação principalmente com atividade sexual.
 - Pode haver lesões até na úvula, pois houve um contato por trauma mecânico com inoculação do vírus HPV. Geralmente essas lesões aparecem em indivíduos jovens na cavidade oral, quando tem relações principalmente com atividade sexual, porque na juventude a atividade sexual é mais praticada. Essas lesões estão no rol das lesões sexualmente transmissíveis.
- A clínica desta lesão apesar de ela ser fortemente sugestiva, devemos levar em consideração muitas das vezes exames histopatológicos eate exames biomoleculares para identificar subtipo do vírus, porque algumas outras lesões podem se parecer.
- O tratamento para essas lesões é a remoção cirúrgica no local onde o vírus fez a infecção.
- Essas lesões que tem haver com a atividade sexual, como o condiloma acuminado elas estão dentro do rol das DST de riscos.
- A OMS define como promiscuidade ( Promíscua = Faz relações sexuais com pessoas diferentes) para a OMS a pessoa que fez relações sexuais com 3 ou mais parceiros em um ano é considerada Promíscua. 
- Essas doenças, principalmente o condiloma acuminado tem relação com atividade de risco.
- Papiloma escamoso é na realidade um tipo de lesão por HPV não relacionada com vírus que tem relação com formação de neoplasias malignas. 
- O papiloma escamoso é uma neoplasia benigna e é muito comum em cavidade oral. 
- Por contato é sua transmissão. Pode aparecer na pele e na mucosa; em qualquer idade pode aparecer dependendo no local da inoculação; geralmente mais em indivíduos mais jovens. Essas lesões podem aparecer solitárias ou múltiplas.
- Geralmente essas lesões (Papiloma escamoso) apresenta uma base estreita e fina (pediculada), uma cor branca, com projeções digitiformes (pontudas). A lesão apresenta o epitélio que se prolifera de maneira exagerada em direção a lâmina própria e também apresenta uma conformação de papilas que lembram dedos. 
- Esse epitélio alterado pelo HPV, ele tende, no caso o papiloma escamoso (bucal) a proliferar sempre em um único ponto. Ele prolifera em região de tecido conjuntivo, ele empurra o tecido conjuntivo buscando um único ponto. È uma característica interessante do papiloma escamoso.
- Há uma figura celular importante dentro deste contexto de lesões por HPV. Acima do epitélio há o HPV, “um indivíduo com a lesão, coloca seu dedo na boca e promove um trauma, o vírus então se encontra com o queratinócito e transfere seu DNA para dentro do núcleo do queratinócito, dessa forma altera o DNA do mesmo, fazendo com que o queratinócito se torne escravo do vírus. O DNA do vírus fica agora ligado ao DNA do queratinócito, e esse DNA viral vai fazer com que o maquinário do núcleo da célula comece a fabricar algumas proteínas virais para própria sobrevivência do vírus que se encontra no núcleo da célula. Essa célula com DNA alterado produz proteínas virais em grande quantidade. A morfologia de um queratinócito escamoso lembra uma escama.
Agora essa célula escrava aqui começa a produzir .. E fica aonde ? No citoplasma. Ai isso começa a provocar alteração de morfologia dessa célula que antes era angulosa agora é como? Redonda. Alterações do citoesqueleto da célula por conta do acumulo proteico viral. Ai essa célula que antes era angulosa, assume essa forma oval, o núcleo que antes era centralizado esta agora deslocado para a periferia. O citoplasma que antes era eosinofilico, agora por conta do acumulo proteico viral ficar claro. 
No epitélio infectado iremos observar a presença de Coilócitos .Observem : Aqui estamos vendo uma região de camada espinhosa, logo após a espinhosa temos a granulosa e a córnea. Células redondas, queratinócitos redondos com citoplasma claro, núcleo deslocado para a periferia. Nome da célula infectada por HPV é coilócito. A camada espinhosa esta repleta de coilócitos. COILOSITOSE (Presença de coilóctos no epitélio)
Proteínas viraris dão essa cor clara ao citoplasma.
A dinâmica de ton over celular nesse epitélio infectado também é alterado. Esse epitélio alterado infectado pelo HPV fabrica queratinócitos mais rapidamente. Então nos iremos observar o aumento em numero das camadas que compõem o epitélio pav. Estraf. Uma camada basal e espinhosa e córnea com maior quantidade de célular.
Por que a cor é branca ? QUERATINA EM EXCESSO. PARAQUERATINA (que é uma queratina feita as pressas, queratina com núcleo pq o epitélio esta trabalhando mais rápido fazendo queratinócitos).
Como é um coilocito ? Célula redonda, citoplasma claro e o núcleo esta na periferia . Presença de vários dele por todo o epitélio.
VERRUGA VULGAR
- Lesão que as crianças adoram ficar coçando, (GENTE OUÇAM ISSO , 42:06 MINUTOS , não consegui entender de quem é a voz falando no áudio, falam besteiras ... )
- São lesões que se originam a partir de infecção por HPV
- A base da lesão é séssil (maior que ápice) , a superfície da verruga é branca. Tem paraqueratose e paraqueratina tem aqui.
- Ai o menino tem a verruga na mão e coloca ela na boca. Essas lesões são assintomáticas. 
- Como o epitélio do papiloma escamoso se apresenta na base da lesão?
 (IMAGEM): Olhem como o epitélio do papiloma escamoso se apresenta na base da lesão. O epitélio cresce em demasia para o interior do tecido conjuntivo, formando projeções finas, sempre buscando a convergência para um único ponto.
Quando você se contamina, o vírus está no local onde está acontecendo alteração. O tratamento é a remoção da lesão. Se ocorrer contato com o vírus novamente e houver infecção, a lesão aparece em outro lugar.
As pomadas têm atividade antiviral, mas geralmente são usadas medicações sistêmicas em indivíduos que fazem múltiplas lesões de HPV.
A INFECÇÃO É LOCAL. ONDE APARECE A LESÃO, É ONDE ESTÁ O VÍRUS.
(IMAGEM): Lesão por HPV de subtipo cancerizável: 16, 32 (condiloma acuminado).
Geralmente o Condiloma Acuminado apresenta a base séssil (larga). A sua superfície pode variar desde branca até a coloração normal da mucosa. É uma superfície que lembra muito couve. É uma lesão onde a gente encontra por conta de contato sexual (freio, lábio, palato, úvula).
*O condiloma e a verruga vão ser parecidos, só que a verruga sempre tem a camada de hiperparaqueratose. No condiloma se observa epitélio alterado não tendendo muito para o branco.
No condiloma acuminado o epitélio sofre uma alteração seguindo outro tipo de padrão. No papiloma escamoso o epitélio alterado prolifera fazendo projeções finas para um único ponto. No condiloma não se vê isso. No epitélio do condiloma acuminado ou crista de galo percebe-se um abaulamento, um arredondamento das cristas epiteliais. Esse epitélio, em vez de proliferar fazendo projeções digitiformes finas para um único ponto, não se vê isso.
Num epitélio alterado, se observa aumento de células que compõem a camada basal, espinhosa, granulosa (se houver), e córnea, e a presença marcante de coilócitos. A coilocitose é um marco nas lesões HPV induzidas. O queratinóocitoinfectado vira coilócito. Percebe-se essas células dispostas ao longo de todas as camadas do epitélio. Desde a camada basal até as camadas superficiais.
O tratamento para essas lesões: (não entendi) virais, se forem múltiplas lesões. Se forem de fácil remoção, o tratamento é cirúrgico.
Responsabilidade profissional: surgimento de lesões, como condiloma acuminado (DST) na cavidade oral de crianças – desconfiar de abuso sexual.
A verruga vulgar é uma lesão HPV de um tipo de vírus que gosta de pele. Os HPV’s que gostam de mucosa anal e genital são outros tipos de vírus,que fazem condiloma acuminado. Eles só aparecem na boca se houver contato com a área genital infectada.
Condiloma e Crista de gala é a mesma coisa. 
FIBROMA TRAUMATICO: É a alteração mais comum que vamos observar benigna na cavidade oral. Na realidade o Fibroma Traumático é uma reação da lamina própria frente ao trauma crônica, ou seja, um evento traumático de longa duração. É uma reação do tecido conjuntivo onde frente a esse fator causal, o que acontece? Uma reação produtiva em excesso. O que vamos observar em pacientes que estão com lesão? Geralmente esse paciente tem histórico de trauma mecânico, de próteses. Um paciente que geralmente é ansioso pode ter uma para função de ficar mordiscando a mucosa e a lâmina própria reativa a esse processo crônico de trauma vai reagir fabricando o tecido conjuntivo na região. Claro que o epitélio que reveste também essa lamina própria traumatizada vai reagir. Porque ele esta sendo traumatizado. A gente esta vendo um epitélio apresentando hiperplasia ou então um epitélio mais fino. O epitélio maisfino que é empurrado pela lamina própria que cresceu com demasia. Vai ser uma lesão nodular na mucosa jugal. Aqui oh, um nódulo, uma proliferação de tecido profundo. Um nódulo pediculado ou Sessil. A gente pode encontrar fibroma com esses dois tipos de base. A mucosa pode ser sem alteração de aparência quanto também pode esta apresentando uma coloração mais esbranquiçada. Lembrem-se que tecido epitelial quando esta em uma região que esta traumatizando ele tende a produzi mais queratina.
Zonas comuns da gente encontrar fibroma: 
Mucosa jugal
Lábio inferior
Bordas laterais da língua 
Na verdade qualquer região que a gente estiver algum traumatismo cronico na realidade a gente vai ter esse tipo de relação possível. A lesão lembra um pouco o mucocele, mas na verdade na palpação o nódulo é mais endurecido, e que a coloração não é muita das vezes clara a azulada. Mas aqui pode ter uma cor azulada devido que o traumatismo provoca extravasamento de sangue.
Exemplo de um paciente: Lesão no lábio inferior, que ao invés de fazer um mucocele fez um FIBROMA TRAUMATICO ou FIBROMA DE IRRITAÇÃO (no Neville).
As lesões são assintomáticas e de crescimento lento.
Histologicamente (ele mostra uma imagem): Fibras colágenas tortuosas, observa-se um aumento em tamanho da lamina própria. E aqui o epitelio foi empurrado, vocês percebem que as dimensões de tamanho desse epitelio estão diminuídas? Porque a lamina própria cresceu. Os fibroblastos produziu uma maior quantidade de fibras colágenas por conta da atividade mecânica traumática e ai empurrou o epitélio. A gente percebe que as projeções conjuntivas estão meio que desaparecidas ai. E nesse epitélio poderia esta associado a ele hiperplasia. Esse epitelio esta sendo irritado e as células epiteliais elas começam a produzir em grande quantidade os fatores de proliferação epitelial, o IGF. 
Tratamento e incisão cirúrgica e remoção do fator causal: 
Remove a lesão, tira o fator que causou ela e ela não retorna.
NEURILEMOMA também conhecido como SCHWANNOMA, vocês lembram das células de schwann? São células da bainha de mielina e também fazem nutrição da mesma. Essas células são as células que originam a NEOPLASIA BENIGNA VERDADEIRA DOS TECIDOS NERVOSOS. O MEURILELOMA não é um tumor comum, mas ele muitas vezes na cavidade oral. É um tumor que quando se origina na cavidade oral ele se aparece na língua, na região de dorso. Como ele é um tumor benigno o crescimento dele é lento. E é recoberto por mucosa normal.
Monstra a imagem de um home adulto: No dorso da língua observamos na região anterior um aumento de volume, recoberto por mucosa normal, mole e móvel. Assintomático. Região sitio de preferencia dessa lesão é a língua. Nódulo móvel com faixas bem delimitadas. 
 Esse tumor benigno tem uma capsula conjuntiva fibrosa, com alguns vasos que nutrem as células neoplásicas derivadas dessas células de schawnn. Uma coisa interessante que temos que perceber sobre as histopatologia dessa lesão depois que remove.. O tratamento da lesão é a remoção completa (Incisão cirúrgica). Com capsula e tudo. Sendo uma lesão benigna não é necessário remover com margem de segunça, ou seja, com bastante tecido saudável... 
O tratamento para lesão é REMOÇÃO DA MESMA, por completa, com a cápsula, sendo uma lesão benigna, não precisa de margem de segurança.
A HISTOPATOLOGIA TEM 2 TIPOS DE PADRÕES:
PADRÃO ANTONI A e PADRÃO ANTONI B.
- PADRÃO ANTONI A
Terá células neoplásicas de Schuawn, terão aspecto, núcleo, morfologia FUSIFORME, ficam em ARRANJO EMPALHIÇADA, entre elas tem uma MASSA AMORFA EUSENOFÍLICA, é um padrão CORPUSCULAR. (CORPÚSCULOS DE VEROCAI)
- PADRÃO ANTONI B
Terá células neoplásicas de Schuawn com núcleos arredondados, estão dispersas de maneira frouxa, pouco organizadas, em meia a elas tem espaços mais claros, isso são lacunas.
Na lesão terá os dois tipos.
NEUROMA TRAUMÁTICO: essa lesão surge advindo de uma reatividade feita de um trauma no tecido nervoso, é uma tentativa do tecido nervoso se regenerar. As células de Schuawn tentam se ligar onde ocorreu o rompimento. Esses tipos de lesões ocorrem no lábio inferior, ATROGENIA.
Exemplos onde ocorre a lesão, no caso quando ocorre o tratamento da mucocele onde terá que remover a glândula afetada e as satélites, só que onde retira essas glândulas tem o sistema vasculo-nervoso que nutre e inerva, devido a isso, caso ocorra um acidente, irá ter um trauma nessa região, caso corte o nervo e isso dará chance de ter um neuroma traumático. Outra situação, é em uma cirurgia na remoção de um dente incluso, na região basal tem o canal alveolar, nele passa artéria e nervo e em uma operação faz o trauma na região, no nervo alveolar e com isso terá neuroma traumático na mandíbula, são os casos mais comuns. A sensibilidade acompanha o caso “pontadas”, perda parcial de sensibilidade. Crescimento lento, porém sintomática. Tratamento, tem que remover a lesão. Ele não recinde.
- HISTOPATOLOGIA
Tem o epitélio, logo abaixo tem a massa de tecido nervoso que proliferou em decorrência do trauma para tentar recompor o trauma no nervo.
A gente vê o epitélio empurrado por conta da proliferação, e vemos a proliferação das células de shwan, aqui não é neoplasia verdadeira, é uma resposta das células ao trauma. 
Imagem: rebordo alveolar edentuo, o paciente que usava próteses. Tem outra situação importante, que é possível. Rebordo edentuo, aumento de volume na região onde existia pré molares ( mandíbula). Olhe só a noia: paciente perdeu os elementos e foi para prótese total e agora o osso alveolar sem estimulo mecânico dos dentes, começa a reabsorver. E o paciente de tempos em tempos tem que fazer a troca da prótese. Osso alveolar vai sendo absorvido, absorvido, o que tem na região de pré- molares inferiores ?canalmentoniano, e essa prótese naquela região imprime força mecânica sobre a mucosa, onde quase não existe mais osso alveolar, ela começa a tocar no canal mentoniano e causa trauma no nervo, neuroma traumático. Aí o paciente diz assim: minha prótese doi sinto como se fosse uma ferruada, você vai lá e vê aumento de volume na região. Isso não é incomum, geralmente aparece em paciente idoso que faz uso de próteses total inferior já a muitos anos. Tratamento é remover o Neuroma Traumático, sem recidiva.
LIPOMA
	É um tumor benigno de gordura, que vem de adipócito. No interior do adipócito tem gordura, a forma é poligonal, núcleo pequeno. As células neoplásicas do lipoma, são células que lembram os adipócitos e como toda neoplasia benigna são tumores de crescimento lento. Não tem sintomatologia associada. Ele geralmente é um tumor que aparece em cavidade oral, apesar de não ser tão comum, geralmente os lipomas aprecem na pele, debaixo dela, costas, dorsos, troncos, em pacientes idosos, geralmente homens. A pele e mucosa que recobre essa lesão são normais. O tumor é monótono, só vemos um tipo de padrão de células. Olhem só: o aumento de volume no pescoço do velhinho, isso aqui é móvel e mole, e base é séssil e a pele que recobre é normal, ele vai contar que tem isso a anos, que era pequenininho. Podeaparecer lipomas de maneira mais comum onde? Dorso, costas. 
Na boca as lesões tem esse padrão, aumento de volume crescimento lento, com a mucosa recoberta normal, base séssil, mole e móvel. Paciente tem isso por anos e anos e não incomoda até atingir um tamanho maior. E vai buscar atendimento.
Macroscopia do tumor, como ele se apresenta clinicamente quando removido: é encapsulado, ao seu redor tem tecido conjuntivo com vasos que nutrem a s células neoplásicas, que lembram adipócitos. E qual a cor de um tecido de gordura? Amarelo. Então quando você está operando e fazendo a remoção da lesão ( tratamento é excisão da lesão cirúrgica completa), você se depara com um tecido com essa coloração e com capsula, pense que pode ser um lipoma. 
Histopatologia: células neoplásicas com a morfologia semelhante aadipócitos, não vai ver adipócitos. É uma célula neoplásica que por ser benigna assume aspectos morfológicos semelhantes ao tecido que originou. Lipomavem de tecido gorduroso, estamos vendo alterações em células neoplásicas que assumiu um descontrole no seu ciclo celular, mas sua ”morfologia” é semelhante. Células normais tem padrão de ciclo celular normal, essa célula neoplásica não tem, apesar de apresentar morfologia semelhante, portanto não é adipócito. 
HEMANGIOMAS
Os hemangiomas não são neoplasias benignas verdadeiras, na verdade eles são harmatomas.
O Harmartoma é uma proliferação de tecido normal descontrolada, um erro de genética faz com que aquele tecido normal prolifere mais do que deveria, em certo tempo da vida ele deveria parar de proliferar mas continuou proliferando. 
No caso dos Hemangiomas tem-se a formação descontrolada de artérias, veias, capilares e até de Hemangiomas Cavernosos, onde percebe-se a formação de inúmeras estruturas que lembram grandes vasos. 
Hemangiomas são lesões muito comuns em cavidade oral, geralmente aparecem em pacientes jovens, crianças, adolescentes ou até na idade adulta. Pois como é um distúrbio de desenvolvimento, esse erro genético acompanha o individuo desde o período de formação, e isso apesar de proliferar lentamente, prolifera mais, então as lesões aparecem quando criança, na idade jovem também vão aparecer.
 Essas lesões se apresentam na cavidade oral como: aumento de volume com coloração avermelhada-azulada , tem essa coloração vermelha indo pro azul por conta da maior quantidade de vasos na região, mais circulação e altera a cor. 
As lesões podem estar em lábio inferior , em língua (muito comum), elas podem ser desde pequenas até enormes. Hemangiomas capilares podem tomar toda a face do individuo. Ex: pessoas que tem uma alteração vermelha em rosto, tipo veinhas, ali proliferou mais vasos e vai ser durante a vida inteira do individuo. 
Hemangiomas maiores não são fáceis de operar, pois tem muitos vasos e se for operar o paciente estará em risco “vai sangrar até morrer”, agora hemangiomas pequenos pode-se fazer a remoção cirúrgica . 
 O Tratamento para lesões grandes, é o uso de soluções que estouram os vasos e provocam a diminuição em quantidade deles. ETHAMOLIN®: vem com as ampolas, aplica-se na região, os vasos vão estourar, vai ocorrer necrose e depois fibrose, então a lesão vai diminuindo com o passar do tempo (isso se faz em lesões que há comprometimento estético-funcional). 
O tratamento pra Hemangiomas é complicado, porque não se consegue controlar a lesão, diminui ela em certa medida e as vezes até consegue operar, outras vezes só faz diminuir a lesão e deixar , com o passar do tempo ela pode voltar a aumentar em tamanho. 
São necessárias as manobras semiotecnicas para o diagnostico dos hemangiomas:
Vidropressão: usada em diagnostico de lesões vasculares, pega-se a placa de lamina de microscópio e coloca sobre a lesão, através do vidro pode-se observar que a lesão fica pálida, e se ela fica pálida e murcha, é uma lesão vascular , provavelmente um hemangioma. 
Diascopia: apertar a lesão com o dedo e observa se fica pálida e murcha ao retirar o dedo. 
E depois que se tira o dedo ou a placa a lesão enche-se novamente de sangue.
Punsão: 1º passo, fazer a pressão com a lamina e se a lesão murchar e ficar pálida, é uma lesão vascular, e a lesão vascular mais comum de boca é o hemangioma (as lesões pequeninhas podem ser confundidas com varizes) . 2º passo, com uma seringa faz-se a punsão, se for uma lesão vai encher de sangue vermelho vivo e vai encher muito fácil/rapido, sem precisar fazer força no êmbulo. 
Ao chegar a conclusão que é um Hemangioma, receitar Ethamolin ao paciente: aplicar uma ampola sobre a lesão por semana, e esses vasinhos que estão se neoformando vão começar a estourar , e nessa região vai parecer e uma ferida (necrose)seguida de uma fibrose e a lesão diminui. Mas este é um processo doloroso e que pode levar a infecções, sendo que isso incomoda o paciente.

Continue navegando