Buscar

1 AV PARCIAL ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL MOA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Avaiação Parcial: CEL0373
	 
	Aluno(a): MOÁRA MOURA MENEGUCI MONTEIRO
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 16/10/2016 15:39:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307301059)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Orientação Educacional como um campo do saber embasou-se, inicialmente, nas pesquisas e estudos existentes na:
		
	
	Biologia
	
	Filosofia
	
	Sociologia
	 
	Psicologia
	
	Pedagogia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307293251)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Orientação Educacional passou por vários períodos que receberam diferentes denominações de acordo com as suas características. Dentre eles, há um período que se caracteriza por fazer com que "o orientador discutisse suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político". Este período denominou-se:
		
	
	Período Aplicador.
	
	Período Transformador.
	 
	Período Questionador.
	
	Período Institucional.
	
	Período Orientador.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307965525)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O papel do Orientador Educacional , no contexto atual de gestão democrática tem a sua função configurada em uma dimensão didática-politico-pedagógica, inserido e comprometido com uma educação emancipatória, com a formação do sujeito crítico e reflexivo. Podemos identificar , nas afirmativas abaixo , que NÃO corresponde a este profissional apenas:
		
	
	Mírian Paura, afirma que " o orientador educacional não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."
	 
	Ele é o ÙNICO responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
	
	Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles
	
	O OE é um profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética , a concepção social e crítica da sociedade, a compreensão das relações sócio-econômicas, políticas e culturais e uma constante análise da sociedade contemporânea
	
	O orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão.Além de atuar diretamente com os alunos e em parceria com os professores , ele trabalha com a Escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307965522)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (Lei 9394/96), fundamentada em princípios democráticos, fixa a educação numa concepção abrangente: " Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. " (BRASIL, Lei 9394, 1996). Pensando na atuação do Orientador Educacional , nas Instituições Escolares . As funções abaixo são compatíveis com este Artigo da Lei , exceto uma das apresentadas abaixo . Identifique qual função atribuída ao OE , NÃO corresponde ao Artigo
		
	
	Planejamento e execução de atividades culturais interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar
	
	Acompanhamento da aprendizagem do Educando , minimizando as dificuldades surgidas
	 
	Representação e divulgação estatística dos resultados das notas dos alunos , classificando os numericamente .
	
	Participação junto aos professores , com o propósito de valorização da avaliação qualitativa no processo de acompanhamento do aluno
	
	Articulação Escola x Família visando o diálogo e parceria , que possam contribuir para o desenvolvimento do docente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307293271)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	4) Cabe ao orientador educacional trabalhar diversos temas, que se referem à execução de tarefas escolares e ás atividades extracurriculares, variando estes temas de acordo com a realidade de cada escola, para que se tornem relevantes para cada ocasião, sempre buscando uma ação harmônica e integrada com a família. A reunião é um destes instrumentos, para que este contato seja proveitoso, não se deve falar nestes encontros o seguinte tema:
		
	 
	Assuntos particulares relativos a um aluno ou professor
	
	O cuidado com a frequência escolar
	
	Mesada
	
	Limites
	
	Profissões
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307778250)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A promoção de uma educação pautada no desenvolvimento da cidadania exige também o reconhecimento que a comunidade escolar é plural e diversificada. Nesse sentido, podemos afirmar, EXCETO que:
		
	
	Faz-se necessário a oferta de oportunidades igualmente para todos os alunos e o rompimento com a prática de reprodução da diferença e desigualdade social.
	 
	Urge a concepção e desenvolvimento de um currículo que englobe conhecimentos ligados ao campo racional, uma vez que a escola é o local de transmissão do conhecimento.
	
	Percebemos a necessidade de a escola possuir uma proposta política pedagógica que contemple e valorize o aspecto cultural, sendo eixo norteador de um currículo.
	
	Na perspectiva de um olhar etnocêntrico ,muitas vezes eclodem conflitos no cotidiano escolar, já que atitudes de intolerância em relação ao outro geram também atitudes de reprodução de desigualdades e de violência de forma implícita e explícita.
	
	Compete aos sistemas de ensino o estímulo do exercício da cidadania, preocupando-se com a formação de sujeitos participativos e conscientes de seu papel na formação e transformação da sociedade.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307892847)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O planejamento é uma ferramenta de fundamental importância na organização do cotidiano escolar. O planejamento possui significados variados e é compreendido com indispensável ao sucesso das ações humanas em todas as dimensões, inclusive na ação docente. Entre as informações abaixo, qual é a ÚNICA afirmação que se relaciona com essa definição?
		
	
	Visando ao melhor desempenho de todos, planejar é uma ação dispensável, pois faz perder tempo.
	 
	Planejamento é processo que sintoniza a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.
	
	Planejar dificulta a estruturação de um plano que otimize as várias dimensões ao alcance de um determinado objetivo.
	
	O ato de planejar é sempre um processo inibição da tomada de decisão sobre a ação que exige rapidez.
	
	O planejamento camufla a necessidades de emprego de meios e recursos mais eficazes e dinâmicos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307965162)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Projeto Político Pedagógico expressa a visão de mundo, os valores ,os compromissos com a vida e a identidade de escola. A avaliação revela as diferentes dimensões de aprendizagem dos alunos, auxiliando o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho . Essa visão relaciona a avaliação e o Projeto Político Pedagógico , como elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem . Sendo assim, o entendimento que se tem a respeito de avaliação da aprendizagem numa perspectiva inovadora, segundo Ilma Passos (2002), implica :
		
	
	prática avaliativa concebida como julgamento de resultados predeterminados , baseando-se em autoridade e respeito unilateraisdo professor.
	
	prática classificatória que parece relacionar julgamento à comparação com modelos e o agir à atribuições de notas e conceitos.
	 
	processo contínuo verificando os vários estágios do desenvolvimento do aluno.
	
	produto que tem um fim em si mesmo e que está articulado à prova final , exame que determina a reprovação ou aprovação para a série seguinte.
	
	processo político e instrumento de poder e controle.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307400671)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A aprendizagem está inevitavelmente ligada à História do Homem, à sua construção enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações.Já antes do início deste século, existiam explicações para a aprendizagem, mas o seu estudo estava intimamente ligado ao desenvolvimento da Psicologia, enquanto ciência. Contudo não se processou de forma uniforme e concordante. Uma destas teorias defendiam que a a aprendizagem é vista como a aquisição de comportamentos expressos através de relações mais ou menos mecânicas entre um estímulo e uma resposta, sendo o sujeito relativamente passivo neste processo.Que teoria era esta?
		
	
	As marxistas
	
	As existencialistas
	
	As cognitivistas
	 
	As comportamentalistas (behavioristas)
	
	As humanistas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307878358)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As três definições abaixo são definições de Teorias que explicam os motivos do fracasso escolar. As mesmas apontam que o Fracasso escolar é: 1) devido às características individuais do aluno, sendo ele incapaz de adaptar-se à escola. 2) decorrente das influências de fatores extraescolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. 3) motivado à desigualdade social exercida por condicionantes sociais. Marque a opção que apresenta, na ordem lógica, a Teoria de cada explicação.
		
	
	Teoria da Educação - Teoria da carência cultural - Teoria crítico reprodutivista
	
	Teoria psicológica - Teoria do conhecimento - Teoria crítico reprodutivista
	 
	Teoria psicológica - Teoria da carência cultural - Teoria crítico reprodutivista
	
	Teoria psicológica - Teoria da Educação - Teoria da pedagogia crítica
	
	Teoria do conhecimento- Teoria da Educação - Teoria social dos conteúdos

Outros materiais