Buscar

Quadro (resumo) Paradigmas Conservadores e Inovadores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Holístico
Progressista
Ensino com pesquisa
Escola
Supera a fragmentação, buscando osvalores, sentimentos e a solidariedade.
Caracteriza-se por uma instituição libertadora, democrática, dialógica e crítica.
Ambiente inovador, transformador e participativo, no qual os alunos e os professores sejam capazes de inovar e de produzir conhecimento.
Professor
Instigam seus alunos para buscar valores perdidos na sociedade (paz, harmonia, solidariedade, igualdade, honestidade).
Assume o papel de mediador entre o saber elaborado e o conhecimento a ser produzido. Pelo diálogo, evita o autoritarismo e busca uma prática pedagógica transformadora.
Tem a função de ser mediador, pedagógico. Orienta os alunos para se expressarem de maneira fundamentada, exercitando o questionamento e a formulação própria.articulador crítico e criativo do processo
Aluno
Criatividade e o talento são referências únicas em cada aluno, mas os desenvolvem em diferentes aspectos que se caracterizam, em cada um, de forma diferenciada.
Apresenta-se como sujeito crítico no ato do conhecimento, atua como corresponsável, dinâmico e participativo do processo.
Deverá ser um sujeito no processo, um questionador, deverá ter raciocínio lógico, agir com criatividade, ter capacidade produtiva, saber viver com cidadania, com ética e adquirir autonomia para ler e refletir criticamente ao aprender a produzir conhecimento.
Metodologia
Prescreve um encontro entre a teoria e a prática. Neste processo de inter-relação, a teoria se constrói na prática e a prática se constrói na teoria.
Busca alicerçar-se nas diferentes formas de diálogo, e, nessa comunicação dialógica, contempla uma ação libertadora e democrática.
Assenta-se na busca da produção do conhecimento pelos alunos e pelos professores, com autonomia, com criticidade e com criatividade.
Avaliação
Visa ao processo, ao crescimento gradativo e respeita o aluno como pessoa em suas inteligências múltiplas, com seus limites e suas qualidades.
É contínua, processual e transformadora. Perdendo o caráter punitivo, empreende processo de participação individual e coletivo.
Com uma visão emancipadora, a avaliação perde o sentido de sanção, de autoritarismo e de poder, e adquire a garantia de avaliar o envolvimento, a participação, a produção do conhecimento, o progresso, a caminhada, enfim, a qualidade do processo educativo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais