Atividade Avaliativa Objetiva G2
8 pág.

Atividade Avaliativa Objetiva G2


DisciplinaGestão da Inovação318 materiais993 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Atividade Avaliativa Objetiva G2
1
1.As fontes de inovação de que se apropria a empresa para desenvolver a inovação são diversas e variadas. Escolha a resposta que apresenta as principais, classificadas segundo a origem da informação e do conhecimento utilizado.
Peso: 1.0
    Desenvolvimento tecnológico próprio; transferência de tecnologia; tecnologia incorporada em bens de capital e insumos críticos; conhecimento não codificado; conhecimento tácito; aprendizado cumulativo; alianças estratégicas. 
    Desenvolvimento tecnológico próprio; transferência de tecnologia; tecnologia incorporada em bens de capital e insumos críticos; conhecimento codificado; conhecimento não tácito; aprendizado cumulativo; alianças estratégicas. 
    Desenvolvimento tecnológico próprio; transferência de tecnologia; tecnologia incorporada em bens de capital e insumos críticos; conhecimento codificado; conhecimento tácito; aprendizado cumulativo; alianças estratégicas. 
    Desenvolvimento tecnológico próprio; transferência de tecnologia; tecnologia incorporada em bens de capital e insumos críticos; conhecimento codificado; conhecimento tácito; aprendizado não cumulativo; alianças estratégicas. 
    Desenvolvimento tecnológico ; transferência de tecnologia; tecnologia incorporada em bens de capital e insumos críticos; conhecimento codificado; conhecimento tácito; aprendizado cumulativo; confrontos estratégicos. 
2
Transferência de tecnologia. Ao invés de desenvolver a tecnologia na área de P&D, pode ser feita a transferência de tecnologia. Assinale as formas de transferência de tecnologia corretas mais usuais:
Peso: 1.0
     
Contratos de assistência técnica: para solucionar problemas e iniciar produção, solucionar problemas e lançar produtos.
     
b) Licenças de fabricação. Uso de marcas. Serviços técnicos e de engenharia. Tecnologia incorporada ou embutida em máquinas ou equipamentos adquiridos pela empresa.
     
Tecnologia incorporada ou embutida em máquinas ou equipamentos adquiridos pela empresa.
     
Contratos de assistência técnica: para solucionar problemas e encerrar a produção, solucionar problemas e lançar produtos. Licenças de fabricação. Proibição do uso de marcas. Serviços técnicos e de engenharia.
     
Contratos de assistência técnica: para solucionar problemas e corrigir a produção, solucionar problemas e lançar produtos. Licenças de cópias de fabricação.
3
3. Escolha a alternativa que apresenta uma comparação correta entre inovação aberta e fechada.
Peso: 1.0
    Inovação fechada: Controle total da inovação: desde a pesquisa até a comercialização. 
    Inovação aberta: Empresas frequentemente vendendo e não comprando PI. 
    Inovação aberta: Mercados intermediários pouco ativos 
    Inovação fechada: Mercados intermediários muito ativos. 
    Inovação aberta: Uso de métodos mais complexos para valoração de PI devido à intensidade e diversidades dos modelos de comercialização. 
4
4. Leia cuidadosamente as seguintes informações:
I - A inovação não é exógena e tampouco é endógena à empresa.
PORQUE
II - Existem diferentes fontes de inovação, tanto de origem interna quanto externa que são usadas pela empresa. Todas podem ser usadas para lançar novos produtos, para melhorar processos, adotar novos métodos de gestão organizacional e aumentar a competitividade.
Sobre as afirmativas escolha a alternativa correta:
Peso: 1.0
    A primeira informação (I) é verdadeira e a segunda (II) é falsa. 
    A primeira informação (I) é falsa e a segunda (II) é verdadeira. 
    Ambas as informações são falsas (I e II). 
    Ambas as informações são verdadeiras e a segunda (II) justifica a primeira (I). 
    Ambas as informações são verdadeiras e a segunda (II) não justifica a primeira (I). 
5
5. Sobre Análise SWOT e Inteligência Competitiva estão corretas as afirmativas:
 I - O processo de Análise SWOT consiste na sistematização das informações que são levantadas a partir das necessidades identificadas por parte de uma organização. É um processo que, mediante a antecipação, visa manter a competitividade por meio do monitoramento de informações provenientes de fontes internas e externas.
II - O processo de inteligência competitiva consiste na sistematização das informações que são levantadas a partir das necessidades identificadas por parte de uma organização. É um processo que, mediante a antecipação, visa manter a competitividade por meio do monitoramento de informações provenientes de fontes internas e externas.
III - Conhecer a inteligência Competitiva relativa ao ambiente concorrencial é condição essencial para a empresa sobreviver, competir e crescer, desenvolvendo-se e inovando. E a principal ferramenta estratégica disponível para esse fim é a análise situacional.
IV - Conhecer o ambiente concorrencial é condição essencial para a empresa sobreviver, competir e crescer, desenvolvendo-se e inovando. E a principal ferramenta estratégica disponível para esse fim é a análise situacional.
Peso: 1.0
    Somente I e II; 
    Somente II e III; 
    Somente III e IV; 
    Somente I e III; 
    Somente II e IV. 
6
6. Uma ferramenta importante na gestão da inovação é a curva de adoção da inovação. Ao lançar novos produtos, os gestores da inovação devem levar em consideração que não existe uma relação direta e proporcional entre o lançamento de novos produtos e a percepção de valor dos clientes. E, em consequência, muitas vezes não existe uma \u201cdecolagem\u201d das vendas. Pessoas com perfis diferentes assumem comportamentos diversos em relação à aquisição de produtos inovadores. 
Quais são estes perfis e quais os comportamentos característicos? Assinale as alternativas corretas. 
Peso: 1.0
     
A introdução do produto se dá com os Inovadores Pioneiros, entusiastas, que são cerca de 2,5%, imunes ao risco e constituem o mercado inicial. O crescimento se dá com os Primeiros adeptos, Visionários, 13,5%, visam funcionalidade e correm risco.
     
A maturidade se dá com a maioria inicial, pragmáticos, 25%, e constituem o mercado principal da novidade inovação.
     
A maturidade se dá com a maioria inicial, pragmáticos, 34%, e constituem o mercado principal da novidade inovação.
     
A maioria tardia, os conservadores, 25%, são influenciados pelo preço.
     
Finalmente o declínio ocorre com os retardatários, 16% avessos ao risco e influenciados pelo preço.
7
7 - (I) A visão estratégica e a postura estratégica da empresa que pretende inovar, precisa contemplar isso em suas estratégias gerais, em seu planejamento estratégico, em suas \u201cestratégias de cada dia\u201d.
PORQUE
(II) Inovar na prática começa por ter inovação como estratégia.
Avalie estas duas afirmativas e assinalesa as alternativas verdadeiras.
Peso: 1.0
    A primeira afirmativa (I) é verdadeira e a segunda (II) falsa. 
    A primeira afirmativa (I) é falsa e a segunda (II) verdadeira. 
    Ambas as afirmativas são falsas (I e II). 
    Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda (II) não justifica a primeira (I). 
    Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda (II) justifica a primeira (I). 
8
8. O conhecido especialista em estratégia Porter também apresenta duas estratégias de mercado para decisão das empresas e que se relacionam especificamente à inovação:
I. Liderança da inovação\u2013 baseada em liderança tecnológica, quando as empresas buscam ser as primeiras, se posicionando como líderes, o que exige intenso domínio da tecnologia e do comportamento dos consumidores, em ações de risco.
II - Acompanhamento da inovação \u2013 baseada na imitação, quando as empresas buscam se posicionar como seguidores, imitando, copiando, fazendo benchmarket ou engenharia reversa (com os produtos), visando aprender e reduzir custos de fabricação.
Sobre estas duas "possíveis estratégias" responda a resposta certa:
Peso: 1.0
    O autor apresentou apenas a primeira estratégia (liderança da inovação). 
    O autor