Buscar

Desenvolvimento do Sistema Respiratório

Prévia do material em texto

Embriologia – Sistema Respiratório
O trato respiratório inferior começa a se formar por volta da quarta semana. Na altura do quarto arco faríngeo, uma evaginação dá origem ao sulco laringotraqueal. No final da quarta semana o sulco forma o divertículo respiratório em formato de bolsa. O alongamento do divertículo é revestido por mesoderma esplâncnico, na porção distal desta estrutura localiza-se o broto traqueal. O divertículo se separa da faringe primitiva, porém um canal denominado orifício laríngeo primitivo mantêm a comunicação entre eles. O broto traqueal logo se divide em duas ramificações denominadas brotos brônquicos primários, revestidos por mesoderma esplâncnico os brotos evaginam em direção ao canal pericardioperitoneal. No inicio da quinta semana os brotos se dilatam formando o primórdio do brônquio principal. Cada brônquio principal (direito e esquerdo) se subdivide em brônquios secundários. Conforme o pulmão se expande e ramifica o mesoderma esplâncnico dá origem à pleura visceral e o mesoderma somático origina a pleura parietal, o canal pericardioparietal se estreita formando a cavidade pleural.
Que estruturas são formadas a partir da endoderme?
R: Glândulas da laringe, traqueia, brônquios e epitélio pulmonar.
Que estruturas são formadas a partir do mesoderma esplâncnico?
R: Cartilagem, músculo liso e tecido conjuntivo.
Qual o nome do canal de comunicação entre divertículo respiratório e faringe primitiva?
R: Orifício laríngeo primitivo.
Como ocorre a formação do divertículo respiratório?
R: O divertículo é uma evaginação da parede ventral da faringe primitiva.
Como se dá a separação do trato respiratório e do trato digestório?
R: Duas pregas traqueoesofágicas longitudinais se desenvolvem no divertículo respiratório. A união destas pregas forma o septo traqueoesofágico. O septo divide em uma porção anterior/ventral o primórdio do sistema respiratório e em uma posterior/dorsal o primórdio da orofaringe e do esôfago. 
O que é a fístula e como ela ocorre?
R: É uma comunicação anormal entre porção respiratória e porção esofágica. A fusão incompleta das pregas traqueoesofágicas resulta em septo traqueoesofágico defeituoso e em uma comunicação entre traqueia e esôfago. 
O que é atresia laríngea? 
R: É a obstrução das vias aéreas fetais superiores, distalmente à obstrução o pulmão sofre aumento, ocorre acúmulo de líquido seroso e as vias aéreas se tornam dilatadas e ecogênicas.
Quais os quatro períodos envolvidos na maturação pulmonar?
R: Período pseudoglandular (Seis a 16 semanas), Período Canalicular (16 a 26 semanas), Período do Saco Terminal (26 semanas ao nascimento), Período Alveolar (32 semanas a oito anos).
Descreva cada período da maturação pulmonar.
R: Período Pseudoglandular: A estrutura pulmonar se assemelha a uma glândula exócrina, as principais estruturas do pulmão já estão formadas, exceto as envolvidas em trocas gasosas. A respiração neste período ainda não é possível, um feto prematuro nesta fase não sobrevive. Período Canalicular: Esta fase ocorre entre a décima sexta e vigésima sexta semana do desenvolvimento embrionário, a luz dos brônquios e bronquíolos se expande, o tecido pulmonar se torna altamente vascularizado, alguns sacos alveolares já começam a se formar, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios se desenvolvem, na vigésima semana células do tipo pneumócitos II começam a produzir substância surfactante diminuindo assim a tensão superficial alveolar. Um feto neste estágio pode vir a sobreviver sob cuidados intensivos, porém devido a não maturação de outros órgãos e do próprio sistema respiratório muitos morrem. 
Período do Saco terminal: Nesta fase o numero de sacos terminais aumenta significativamente, a parede destes se torna mais delgada, a comunicação entre capilares se estreita formando assim a barreira hematoaérea, pneumócitos I, células pavimentosas, revestem o epitélio e são responsáveis pelas trocas gasosas.
Período Alveolar: Ocorre da trigésima segunda semana até os oito anos de idade, neste período os alvéolos maturam, a produção de surfactante é aumentada e o epitélio alveolar se adelgaça.
Por que é desaconselhável que o feto nasça no oitavo mês?
R: Embora a quantidade de surfactante produzida varie de feto para feto, geralmente durante o oitavo mês o crescimento fetal não segue a mesma proporção de surfactante sintetizada pelos pneumócitos II levando a uma subinflação dos pulmões. 
Qual a relação entre âmnio e desenvolvimento pulmonar?
R: O liquido dentro dos pulmões é importante fator estimulante. Em casos de oligoidrâmnio (quantidade insuficiente de liquido amniótico) o desenvolvimento pulmonar é retardado e resulta em grave hipoplasia pulmonar. 
FONTES: Moore Persuad e Schoenwolf

Continue navegando