Buscar

fundamentos sociantropologicos da educação

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Os Clássicos da Sociologia tiveram o mérito de oferecer um conjunto de teorias que pela profundidade, abrangência e originalidade, tornaram-se referência para o estudo e compreensão da educação, da cultura e da sociedade..
Em relação às contribuições de Durkheim, leia as afirmativas :
 
I – O objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais.
 
II – O Objeto de estudo de Durkheim é fato social, que ele considera como sendo as construções sociais que se expressam em formas de pensar, agir e sentir que são exteriores aos indivíduos.
 
III – A Sociologia geral é parte especializada do conhecimento sociológico que estuda o conjunto dos fenômenos sociais e os relaciona com o contexto mais amplo, enquanto que a Sociologia especial aplica os conceitos para entender a realidade empírica.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta:
 
	
	A
	Afirmativa III, apenas..
	
	B
	Afirmativas I e II ,apenas.
Você acertou!
A assertiva I está correta, pois se baseia na conceituação dada pelo próprio Durkheim (p.26-27).
A assertiva II refere-se à caracterização de fato social. Durkheim faz questão de chamar de fato, numa alusão ao rigor analítico da Sociologia. Apresenta como características dos fatos sociais, serem exteriores, gerais e coercitivos (p. 27).
	
	C
	Afirmativas I e III , apenas .
	
	D
	Afirmativa I , apenas.
	
	E
	Afirmativa II,apenas.
Questão 2/10
A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando de antemão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. 
DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In : --------. Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo : Melhoramentos, 1952. p. 29-32
 
Sobre a contribuição do pensamento social de Marx para explicar a sociedade, economia e educação, marque com V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
(  ) O Trabalho no capitalismo é voluntário, ninguém é obrigado a vender sua força de trabalho. Patrões e empregados, são, portanto, proprietários, existindo uma relação de igualdade entre ambos.
 
(  ) O capitalismo promove a divisão social do trabalho entre os concebem e os que executam. Essa divisão favorece um maior domínio e controle sobre os trabalhadores.
 
(  ) A ética capitalista é coerente com a natureza humana, agressiva e competitiva. Por isso, o socialismo permanece como utopia irrealizável, pois ignora como funciona a natureza humana.
 
(   ) A divisão do trabalho social nas fabricas está refletida, de certa forma, na divisão dos conteúdos escolares. O ensino seriado, compartimentalizado em disciplinas favorece a adaptação dos trabalhadores à lógica produtiva segmentada.
	
	A
	F – V – F – V
Você acertou!
A segunda afirmação é verdadeira, pois a divisão social do trabalho impede uma compreensão totalizadora do processo produtivo e mantém o trabalhador numa compreensão parcial do processo (p. 48-51).
 
A última afirmação também é verdadeira, pois como explica Saviani, a organização do trabalho escolar é um reflexo da organização do trabalho no capitalismo, com tarefas e funções parcializadas (p. 48 -51).
 
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	V - V - V - F
Questão 3/10
A contribuição de Marx para pensar a educação está relacionada a suas categorias analíticas de infraestrutura, base material de uma sociedade, e superestrutura, base cultural e ideológica da sociedade, esta vista como reflexo daquela.  Sendo a escola uma instituição com fins culturais, faz parte do aparato superestrutural e ideológico da sociedade capitalista. 
De acordo com Marx, seria correto afirmar:
	
	A
	A escola na sociedade em que vivemos, acaba se vinculando e se subornando aos interesses da classe dominante, furtando-se a fazer uma crítica social radical.
Você acertou!
A escola, assim como a imprensa, a cultura, a religião, o direito e a política, faz parte da superestrutura ideológica da sociedade capitalista. Todas servem ao propósito de promover a manutenção das relações de subordinação às classes dominantes, detentoras dos meios de produção (p. 184-194).
	
	B
	A escola como instituição burguesa funciona de modo a democratizar e universalizar os valores humanistas e os direitos de todos os cidadãos.
	
	C
	A escola pode tanto alienar, quanto esclarecer, uma vez que a mesma goza de autonomia e independência para se organizar. O resultado do trabalho escolar é fruto da ação de alunos e professores.
 
	
	D
	O trabalho escolar tem a missão de garantir o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos, portanto, deve focar seus objetivos nos conteúdos, nos processos técnicos que envolvem a fala, a leitura e cálculo.
 
	
	E
	A escola não deve desenvolver o pensamento econômico.
Questão 4/10
Leia o excerto a seguir
 
Herdeiro do ideal ético-filosófico da filosofia socrática, Paulo Freire aposta no diálogo como ferramenta pedagógica de alta eficácia, pois “trata-se de uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos permutantes.”
 
 FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1999, p. 61.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base em relação ao papel do professor no processo de socialização, é correto afirmar que:
	
	A
	O professor como herdeiro do escolanovismo precisa redefinir seu papel e atuação, colocando em evidência o aluno. O trabalho docente desloca ao papel de orientador de estudos.
	
	B
	O docente tem papel importante na socialização dos alunos. Em boa medida vai representar e substituir os pais, sendo a figura alvo de projeções e ressentimentos por parte dos alunos.
	
	C
	O professor influencia na formação intelectual dos estudantes, podendo contribuir de modo positivo ou não, na formação de sua personalidade e caráter.
Você acertou!
A atuação do professor no processo de socialização pode ser substancial para a formação da personalidade e do caráter dos futuros cidadãos, portanto, a profissão de professor é uma daquelas cujos resultados não são necessariamente imediatos e (previsíveis), mas sim, prolongados pela vida toda dos indivíduos. (p. 74-75).
	
	D
	Cabe ao docente exercer uma autoridade funcional, estabelecendo a disciplina e os limites. O professor precisa assumir seu papel como educador e agir com rigor e severidade.
	
	E
	Atualmente, nas modernas teorias de aprendizagem o professor está perdendo sua importância, estando progressivamente a ser substituído por tecnologias e técnicas de estudo.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“A perspectiva intercultural quer promover uma educação para o reconhecimento do outro, o diálogo entre os diferentes grupos socioculturais. Uma educação para a negociação cultural, o que supõe exercitar o que Santos denomina hermenêutica diatópica. A perspectiva intercultural está orientada à construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade.”
 
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. (p. 54).
 
De acordo com os estudos realizados na disciplina em relação à compreensão e aplicação dos conceitos de etnocentrismo e multiculturalismo, relacione as colunas.
 
1 – Etnocentrismo
 
2 – Multiculturalismo
 
(  ) A luta de Martin Luther King, contra o regime de segregação racial nos EUA.
( ) O processo de colonização europeu que tinham como objetivo promover a civilização dos povosindígenas.
(  ) A mobilização de movimentos negros em prol de seus direitos civis, liberdade e reconhecimento.
(  ) O movimento indígena em defesa de sua cultura, língua e costumes.
(  ) O julgamento de diferentes grupos étnicos com base em parâmetros autoreferentes.
	
	A
	2 - 1 – 2 – 2 – 1
 
Você acertou!
A luta dos negros, índios e das minorias por direitos e reconhecimentos, estão associadas ao conceito de multiculturalismo (p. 88-89-90).
Atitudes de racismo, xenofobia, homofobia, manifestações fascistas, avaliações depreciativas de costumes, e expressões culturais minoritárias ou diferentes da cultura hegemônica, estão associadas ao conceito de etnocentrismo. (p. 99 a 107).
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1 – 2 
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2 - 1 
	
	D
	1 – 1 – 1 - 2 – 2 
	
	E
	2 – 1 – 2 -1 – 2 
Questão 6/10
Leia o texto a seguir:
 
Ensinava Aristóteles em sua Ética à Nicômaco, que nascemos da espécie humana, mas tornar-se humano é um processo que envolve esforço individual e coletivo, sendo a educação a principal ferramenta que a sociedade e educadores possuem para realizar essa tarefa.
Fonte :o autor
 De acordo com  Demerval Saviani,   a principal tarefa da educação tomada em sentido amplo, consiste em:
	
	A
	Transmitir a cultura acumulada na forma de um ensino curricular.
	
	B
	Desenvolver habilidades e competências atentas às demandas da sociedade tecnológica e as exigências do mercado.
	
	C
	Oportunizar a realização da humanidade em cada indivíduo, permitindo a absorção da cultura acumulada e sua reelaboração individual.
Você acertou!
O objetivo da educação é reproduzir, individualmente, a humanidade produzida coletivamente, ou seja, o processo humanizador passa pela necessidade de que cada um de nós se humanize. (p. 51-52)
	
	D
	Desenvolver o acesso aos saberes acumulados pela humanidade num processo de instrução linear e progressiva
	
	E
	Cabe a escola e a educação escolar adaptar os indivíduos para que possam ao se apropriar dos saberes, desenvolver os comportamentos esperados pela sociedade.
Questão 7/10
O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipocas. Assim, o que aqui é exótico, lá não necessariamente o é.
http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm
Acesso em 02/10/2015
 
 Sobre o conceito de etnocentrismo e o ambiente escolar é correto afirmar:
	
	A
	Uma conduta etnocêntrica é aquela que julga e avalia a cultura dos outros a partir dos próprios valores e referenciais. Cabe à escola mostrar que os valores culturais são relativos, sendo necessário o respeito ao pluralismo cultural.
O Etnocentrismo é um fenômeno histórico muito ligado aos valores da cultura ocidental, aos processos de colonização e aculturação, que é a imposição da visão de mundo dos dominantes aos dominados.  Trata-se de um processo indenitário ainda em curso, calcado numa visão, cristã, branca e hétero da sociedade e dos indivíduos (p. 100-106).
 
	
	B
	O comportamento etnocêntrico é justificável, pois cada indivíduo tem o direito de defender sua visão de mundo, seus valores e crenças contra aqueles que são diferentes e ferem suas convicções. A escola precisa agir com neutralidade, respeitando as individualidades.
 
	
	C
	Etnocentrismo é a valorização do seu grupo cultural, abrindo-se ao diálogo com outras culturas, assimilando e se adaptando a novos costumes.
	
	D
	Atualmente o etnocentrismo quase inexiste. Depois da experiência trágica do nazismo e do fascismo, atitudes etnocêntricas são crimes e os que o praticam são punidos na forma da lei.
	
	E
	Etnocentrismo difere de avaliações pautadas em juízo de valor daquilo que é considerado diferente.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Conforme Freire (1995), uma relação pedagógica impositiva, autoritária que castra a curiosidade e nega o saber do educando, impondo um saber absoluto e indiscutível, que não abre espaço para o diálogo, para o debate, para o construir, por medo de perder a tão famosa disciplina" é antagônica à uma educação afetiva e dialógica que se compromete com a humanização dos sujeitos. Afetividade e dialogicidade só são significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de reciprocidade.”
BARBOSA, Vanderlei Dias de Araujo. A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem. Disponível em  http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-professor-aluno-no-processo-de/73895/#ixzz3suoGZvMz – Acesso em: 16/11/ 2015 
 
Em relação ao papel da educação e dos professores,assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:  
 
(   ) A educação é um artefato social, tipicamente humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
(   ) A educação progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
(   ) Ao longo da história, a educação em sua organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um reflexo das formas de  vida social.
(   ) O homem como ser genérico depende da educação e dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
Você acertou!
A primeira afirmação é verdadeira, sendo a educação um comportamento racionalizado e próprio dos seres humanos. (p. 71 a 75).
A segunda é falsa, pois mesmo as tendências educacionais progressistas não podem descuidar do aprendizado básico que envolve a língua, a escrita e o cálculo. (p. 71 a 75).
A terceira é verdadeira, pois a escola como instituição social, está inserida dentro da sociedade e tanto recebe como influencia a sociedade. (p. 71 a 75).
A quarta é verdadeira, visto que a humanização é um processo cultural e social. (p. 71 a 75).
	
	E
	F – F – V - F
Questão 9/10
Considere o excerto  a seguir:
 “Não podemos, nem devemos nos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida; segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe. Nem todos são feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação [...]”
DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In : --------. Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo : Melhoramentos, 1952. p. 29-32
Ao analisar o que afirma o autor, marque a alternativa que traz  corretamente a interpretação crítica sobre a concepção de educação de Durkheim.
	
	A
	A educação para Durkheim é um aparelho ideológico de Estado e como tal deve organizar a formação das gerações mais jovens conforme a ideologia dominante.
	
	B
	De certa forma, a educação para Durkheim é uma ferramenta que visa à socialização das crianças de acordo com o modelo de sociedade estabelecida, atuando na formação dos diferentes grupos e as funções que estas deverão desempenhar.
 
Você acertou!
Para Durkheim a sociologia tem uma função de orientação e de normatividade. Assim, também a educação deve garantir a conformação e obediência dos mais jovens. Não está no horizonte teórico desse autor uma crítica social, ou a proposição de outro tipo de sociedade (p.31, 32 e 33).
	
	C
	Educação é um exercício existencial, em que professores e alunos precisam fazer experimentações, testando, criticando e reconstruindo conhecimentos, práticas, valores e comportamentos.
	
	D
	A educação, na visão de Durkheim, representa uma etapa opcional no processo de socialização. Para esteautor a escola é conveniente, mas não necessária, pois a transmissão de conhecimentos pode acontecer tanto de modo formal, quanto informal.
	
	E
	Para definir educação, é preciso desconsiderar os sistemas que ora existem.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Compreender como se evidencia uma educação multicultural, requer que definamos parâmetros do que entendemos por multiculturalismo na educação [...], entendemos que o mais importante ao se discutir a centralidade da cultura nas abordagens curriculares não é o prefixo inter ou multi , mas a concepção de cultura, os pressupostos teóricos, a postura epistemológica e o posicionamento político que dão sustentação a tais abordagens.
OLIVEIRA, Ozerina Victor de. MIRANDA, Claudia. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a06 - Acesso em: novembro de 2015.
 
Sobre a temática do multiculturalismo na realidade escolar, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O posicionamento ideal prevê que a escola reconheça as diferentes expressões e valores culturais, primando pelo diálogo e reconhecimento.
O posicionamento ideal da escola assume a diversidade e multiplicidade cultural de seus estudantes como um fator positivo que agrega a formação para a cidadania e democracia. (p. 95).
	
	B
	A escola, para evitar o confronto entre os diferentes valores e expressões culturais que integram a multiplicidade da comunidade estudantil, deve abster-se de tratar como conteúdo esse tema.
	
	C
	Cabe a escola e aos educadores promoverem ações afirmativas que se limitem a projetos de conscientização, evitando polemizar e aprofundar o debate.
	
	D
	O espaço escolar deve concentrar-se em seus programas e focar um ensino de qualidade e eficiência, de modo a garantir o sucesso escolar e profissional de seus alunos.
	
	E
	Assuntos que evolvam aspectos éticos, morais, estéticos e religiosos devem ficar restritos a educação familiar que tem prerrogativas e direitos para impor limites e punições.

Continue navegando