Buscar

desafio profissional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 
 1ª SÉRIE - 1º SEMESTRE /2016
DESAFIO PROFISSIONAL
POLO SEMIPRESENCIAL – ITAGUAÍ – RJ
Itaguaí, 31 de maio de 2016.
	
CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
 DESAFIO PROFISSIONAL
Alunos: 	Adriana Lima Lopes Correia 				RA 2719179352
		Manuella Andreza Marins Pinheiro Hipólito 		RA 3312412582
		Mateus Moreira Rosa					RA 3290420688
Richard do Nascimento Alves 				RA 5654190737
Talita Fernanda Chieza da Silva 			RA 5654190758
Disciplinas: Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociações, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Tutores: Prof. Ricardo Heidi Yamane – Tutor Eletrônico
	 Prof.ª Caroline da Cruz Vieira – Tutor Presencial
PÓLO SEMIPRESENCIAL ITAGUAÍ – RJ
Rio de janeiro 
Maio de 2016
SUMÁRIO
1. Introdução_____________________________________________	1
2. A Formação da Empresa _________________________________	2
3. A Estrutura Organizacional ________________________________	2
4. Conversão do conhecimento ______________________________	3
5. Mapeamento da compra e venda de produtos _________________	4
6. Desenvolvimento intelectual dos associados ___________________	6
7. Bens intangíveis da corporação _____________________________	7
8. Conclusão ______________________________________________	9
9. Bibliografia ______________________________________________	10
Introdução
Nesse desafio profissional, abordaremos a empresa Peixoto Casa Nova Ltda, com base em conhecimento nas matérias de Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Abordando os seguintes pontos da empresa: como se deu a idealização para sua criação e a motivação para desenvolver o plano de negócios; o funcionamento de sua gestão de conhecimento interorganizacional, como foi inserida no mercado competitivo e sua forma de lidar com a concorrência; quais métodos tecnológicos são utilizados para vencer as adversidades, onde está atuando no momento; seus associados e como é feito o seu recrutamento interno; como as diferentes etnias podem colaborar com o crescimento e desenvolvimento da empresa; as estratégias para negociações em compras de produtos e como conseguir novos; e a administração dos conflitos que estão pelo caminho de sucesso, bem como promovem seus investimentos em bens tangíveis e intangíveis.
	
PASSO 1:
A Formação da Empresa
O plano de negócios foi desenvolvido por seus empreendedores tendo o fator motivador por oportunidade, da seguinte maneira:
Déficit em lojas do ramo de Material de Construção no bairro, e que cumpram seus prazos de entrega;
Pesquisas de campo em relação a preços e localidade de seus concorrentes;
Escolha do local adequado que comportasse todo o estoque;
Estudo do capital necessário para ser dado início, com reserva de estoque, maquinário e funcionários;
Abertura da loja com a ajuda e orientação de um profissional contábil para agilização de toda a documentação necessária.
A Estrutura Organizacional
Segundo Vinod Khosla, cofundador da Sun Microsystem, 
Todo grande problema é uma grande oportunidade de negócio. Se você não tem (resolve) um grande problema, não tem uma grande oportunidade de negócio nas mãos. Ninguém irá pagá-lo para resolver algo que não é um problema.
A empresa Peixoto Casa Nova Ltda. situada á Estrada de São Vicente de Lucas Nº 102, no bairro comercial Fazendinha, na cidade de Maricá, no estado de Rio de Janeiro, desenvolve sua atividade comercial no ramo de construção, ou seja, voltado para a venda no mercado varejista de material de construção, bricolagem. Está instalada em um terreno com aproximadamente 600 metros quadrados de área total e sua estrutura atende a uma área coberta de 54 metros quadrados referente a loja para atendimento direto ao público, com uma área 546 metros quadrados reservado ao estoque de materiais, maquinários, garagem (caminhões da empresa) e estacionamento para clientes.
Sua equipe operacional e formada por 18 funcionários que se dividem nas seguintes áreas: motoristas, ajudantes, auxiliar de serviços gerais, estoquistas, vendedores, design de ambientes, gerente de loja, assistente administrativo e o gerente geral/proprietário. O horário de funcionamento da loja e das 7h às 17h, sendo o horário para os funcionários, de 7h30 às 16h30, divididos em 15minutos para café da manhã, 1h30 minutos para almoço e 15 minutos para lanche da tarde. Tal equipe é liderada pelo gerente geral/proprietário Carlos Magno Chieza. Nas acomodações e estrutura da loja, os funcionários podem desfrutar de banheiros, cozinha, refeitório e escritório. 
A empresa tem como referencial no mercado á venda de produtos miúdos (como tintas, fios, ferragens, tubos e conexões), pedras em geral (pedra ardósia, granitos, mármores, pedra São Thomé, entre outras) e a venda de tais produtos representa grande parte do faturamento da empresa. Os produtos definidos como “padrão” possui tabela de preços, porém aos exclusivos ou específicos, são avaliados e cobrados separadamente.
PASSO 2:
Conversão do conhecimento
A loja é setorizada para facilitar aos clientes encontrarem o que precisam e com associados voltados a sempre estar realizando boas transações. Facilitando assim a busca ao seu máximo para alcançar seu foco no mercado. 
Segundo o autor existem empresas duradouras e existem empresas que tem mortes prematuras, e essa ‘morte’ prematura ocorre pelo fato de que seus executivos se concentram exclusivamente na produção de bens e serviços, esquecendo que seu maior patrimônio são as pessoas que compõem a empresa. Arie de Geus, A Empresa Viva.
Sendo uma organização disposta a sempre aprender, a evoluir através de seus erros, incentivamos as ideias mesmo que pareçam inocentes e por isso sua negociação parte do princípio que todos saibam como uma simples iniciativa pode ser de imenso valor e impactante na estrutura, sem desconsiderar nada que já exista na mesma e nunca desmerecer uma proposta ainda que por fim não seja utilizada no primeiro momento ou pareça desproporcional.
Realiza-se feedbacks, em reuniões mensais de setor onde são avaliados os objetivos alcançados e as metas não atingidas, sendo estudadas assim quais medidas devem ser tomadas para que tais resultados sejam alcançados. Após a avaliação em cada setor, seus lideres se encontram com os gestores numa nova reunião, para discutir as alterações que se mostram necessárias. Dessa maneira a empresa busca minimizar ao máximo quaisquer problemas que possam aparecer.
A empresa utiliza a abordagem sistêmica, como um método que busca entender conceitos de diversas negociações. A respeito de determinados produtos, tendo como exemplo o cimento, a qual o investimento é alto quando comparado ao seu lucro, se faz necessário de estratégias para sua venda, como sua alta atratividade à loja, fazendo com que se tenha boa movimentação de clientes e consequentemente aumentando a venda de outros produtos. Em função disso a abordagem sistêmica age de forma especial nas pesquisas de fornecedores; quantidades mínimas a se comprar, valores, qualidade do produto, boa fama no mercado; além de garantir que exista uma logística de armazenamento, assim como garantir a utilização dos que se deteriorarem sem perder qualidade nesta utilização (venda a quilo quando se danifica a embalagem e produção interna de manilhas, lajes quando estão em risco).
A empresa entende que a comunicação é sua maior fonte de renda, pois através dela que se torna possível solucionar problemas internos, como erros em pedidos ou em entregas; além de que por meio desta mesma comunicação, se torna possível alcançar seus melhores clientes em potencial.
Os gestores da empresa se mostraram aptos a fazerem uma negociação com habilidades específicas como a de avaliar o SWOT (força, fraqueza, oportunidade e ameaça).
PASSO 3:
Mapeamentode Compra e Vendas de Produtos
Através de campanhas pagas no ambiente de busca “Google”, e e-mail de marketing (mala direta enviadas por e-mail ao público alvo), a empresa faz-se divulgar promoções e opções de solução em materiais para construção. Nos ambientes das lojas possui modelos e catálogos de sugestão de como usar e criar com as pedras decorativas, e tem o piso em pedra ardósia.
Para Calil (2014, pag. 9), o processo de negociação é definido “... como o sistema de transformação de entradas (os estímulos) em saídas (as respostas)”. 
As vendas são realizadas na loja da empresa, porém em alguns projetos necessitam de acompanhamentos, sendo disponibilizado um medidor ou um responsável pelo suporte para pré ou pós venda.
“...saber negociar tornou-se fundamental para uma vida profissional e pessoal bem sucedida nos tempos de hoje.” (CALIL, 2014, pag. 8). 
A loja oferece opções de pagamentos variados, como parcelamentos em cartão de crédito ou descontos para pagamentos à vista, quando o cliente é Pessoa Jurídica existe também a opção de prazos ou parcelamentos em cheques, sendo aprovado através de uma avaliação para a liberação de crédito. Após a concretização da venda, um pedido é gerado para liberação do material e o agendamento da entrega é feita com o cliente. Os produtos são embalados ou paletizados conciliando as necessidades de espaço e descarga do cliente, sendo transportados em carros (pick-up ou caminhões) próprios, adaptados para transporte e caracterizados com a Marca da Empresa. 
Segundo Fayol, “a justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade a devoção de cada funcionário à empresa.”
Os administradores da empresa realizam uma gestão clássica, e declaram como missão que quando é realizado um trabalho de transparência e seriedade se tem frutos, satisfazendo assim ao máximo os colaboradores e clientes num ambiente de trabalho agradável sempre respeitando o próximo. Acreditam também que o poder de adaptação ao cenário vigente favorece o sucesso, ainda que com desafios, se espelhando sempre nas boas impressões para continuar com êxito, e nas más, para corrigir os erros passados.
PASSO 4:
Desenvolvimento intelectual dos associados
Com gestores voltados a cada vez mais conhecer como lidar com a diversidade do conhecimento, seus donos indicaram cursos de aprendizado do conhecimento, que visa uma forma de entender como cada colaborador pensa e como essa forma particular de conhecimento pode ser usada a favor da empresa, aprendendo a superar obstáculos e a peneirar as habilidades observadas nos associados e com isso tornando-os mais produtivos.
Com diálogos constantes, a empresa tem o hábito de realizar palestras que desenvolvam o intelectual de seus colaboradores, sempre visando melhor aproveitamento no desenvolvimento geral da empresa e viabilizando maneiras de compartilhar seus avanços com todos, desde a descoberta de melhor técnicas de vendas, até a maneira mais segura de transportar materiais pesados.
Se baseando nas maiores organizações do mundo, podemos perceber a complexidade que cada associado tem sobre a empresa, pois seu comportamento organizacional, reflete por fim na forma como a empresa lucra, como por exemplo: ao atender um cliente e o colaborador está de aparente mau-humor, gera a perda deste e possivelmente de outros clientes à concorrentes mais próximos, assim como um atendimento de excelência gera boa fama, que por conseguinte, surgem mais clientes provenientes deste bom atendimento; sendo este, um motivo pelo qual cada um que ingressa na empresa entende desde o primeiro momento, que precisa saber como funciona esta organização como um todo, dados os fatos de influenciar mesmo não percebendo em toda a estrutura.
Com os avanços tecnológicos e os novos concorrentes, surgiu a necessidade de facilitar o trabalho de seus colaboradores e melhorar a produtividade, a informatização da empresa também sendo uma das muitas medidas importantes, a implantação de sistemas, maquinários específicos, como empilhadeiras, serras elétricas, retro escavadeiras, caminhões mais modernizados, com direções mais leves.
Com o intuito de que o conhecimento geral da empresa seja transmitido para todos os associados, criou-se manuais passo a passo de cada tarefa; preocupando-se primordialmente na segurança do trabalho e na melhor produção possível; em alguns casos, os próprios fornecedores, realizam palestras de como manipular de forma adequada seus produtos.
PASSO 5:
Bens Intangíveis da corporação
Atualmente, as organizações buscam por pessoas que consideram o trabalho como fonte de realizações e desenvolvimento, pois isso demonstra de antemão uma visão de mundo que influenciará comportamentos e a conotação dos inter-relacionamentos que poderão ser estabelecidos no trabalho. (CHAGAS, Reimy Solange. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2013. p. 11).
Com muito estudo por parte dos gestores (em cursos de aperfeiçoamento do SEBRAE), chegaram a concessão que seus funcionários poderiam atender melhor as expectativas da missão e visão da empresa se fizessem os curso, assim poderiam atender melhor seus clientes diretos e indiretos.
"Comece com bons funcionários, defina regras, comunique-se com eles, motive-os e recompense-os" (Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler).
A empresa criou um plano de carreira, para que seus funcionários possam melhor aproveitar os benefícios de trabalhar em uma empresa de médio porte, que incentiva seus colaboradores a sempre produzir o seu melhor:
O funcionário têm direito a cesta básica e refeição na empresa, e vale transporte;
Salário acima da média do mercado;
Comissão de 1% por venda;
Aumento de 5% do salário após o período de experiência;
Após 6 meses de trabalho, adquire-se o direito a plano de saúde e odontológico.
O processo de seleção dos funcionários e colaboradores funcionam da seguinte maneira:
Os currículos são recebidos através de e-mail, que é avaliado de acordo com os critérios da empresa;
Os candidatos dos currículos selecionados passam por entrevista com o gerente geral da empresa, para serem conhecidos as suas características psicológicas, se estiverem de acordo com o perfil da empresa, passa-se para a próxima etapa;
A próxima etapa o candidato é submetido a uma prova de Matemática e de Redação sobre suas expectativas na empresa;
A etapa seguinte é realizado uma dinâmica de grupo, para ser avaliado o desenvolvimento de comunicação e a desenvoltura no trabalho em equipe;
Seguido de todas as etapas, o candidato é contratado e encaminhado aos exames admissionais.
As diferentes etnias fazem com que a empresa possa alcançar um melhor desempenho, pois culturas distintas produzem ideias caracterizadas podendo assim alcançar outro público até então não atingido.
MISSÃO: Tornar a empresa conhecida e de fácil acesso em cadeia nacional, sem perder-se a originalidade e humildade.
VISÃO: Facilitar o acesso ao sonho da casa própria de cada brasileiro, independente de classe social, em sua construção.
Conclusão
A grande motivação para a abertura desta empresa, não diferente da maioria das empresas brasileiras, baseou-se em uma necessidade local constatada em uma pesquisa de campo; tendo em vista que as construções estavam cada vez mais crescentes e que não existia até aquele momento, mercado para atender a necessidade da população local, os déficits de lojas de materiais de construções eram muito grande, fazendo que os hoje, donos do Peixoto Casa Nova, ingressarem em cursos de aperfeiçoamento da área, inclusive em âmbito interorganizacional e gestão de pessoas, desde o recrutamento até a seleta escolha de atuação e a partir disto, facilitando a promoção de conhecimento convertido a todos, com um olhar voltado ao colaborador, como um bem maior, obtendo ao máximo o que aprendeu a nível acadêmico para um maior aproveitamento da empresa. Quanto aos gestores foram adquiridas as habilidades básicas de negociação, tanto na prática, dado o fato de estarem a muitosanos no ramo, quanto na teoria, por estarem sempre abertos aos novos conhecimentos e a modernização como um todo, contemplando desta forma uma abordagem sistêmica, graças a constante atualização de dados internos e de conhecimentos de todos os níveis, em sumo, conhecemos por dentro como a loja trabalha com as inovações tecnológicas e com o conhecimento de seus colaboradores, vimos a forma como esses dois pilares a transformaram em um grande potencial em um mercado competitivo.
Bibliografia
Como analisar uma oportunidade de negócio. Autor: Marcelo Nakagawa. Disponível em:<http://googleweblight.com/?lite_url=http://canaldoempreendedor.com.br/empreendedorismo-categorias/como-analisar-uma-oportunidade-de-negocio/&ei=_2Vj-PD&lc=ptBR&s=1&m=261&host=www.google.com.br&ts=1463967948&sig=APY536yijkmGGLklTwX7l7plcgZVWYcMSw> Acessado em: 22 maio 2016.
Resenha a Empresa Viva. Disponível em: <http://googleweblight.com/?lite url=http://documents.tips/documents/resenha-a-empresa-viva.html&ei=zPepgcDZ&l c=ptBR&s=1&m=370&host=www.google.com.br&ts=1464201194&sig=APY536x6Vg2UtyP4lx0DqPSI58pMx7iSkw> Acessado em: 25 maio 2016.
CALIL, Alexandre Mine. Técnicas de Negociação: Uma reflexão sobre a Abordagem Sistêmica na Negociação e o Processo de Negociação. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 7
CALIL, Alexandre Mine. Técnicas de Negociação: Uma reflexão sobre a Abordagem Sistêmica na Negociação e o Processo de Negociação. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 9
CINTRA, Josiane C.; CIZOTO, Sonelize. Desenvolvimento Pessoal e Profissional: O mundo do trabalho. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
Faça seus funcionários amarem sua empresa. Carla Aranha, Christian Miguel. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/54/noticias /faca-seus-funcionarios-amarem-sua-empresa> Acessado em 23 maio 2016.

Continue navegando