Buscar

Psi Escolar AV1

Prévia do material em texto

1.
	A escola é uma instituição de formação que deve: (Ref.: 201307339526)
	 
restringir sua atuação à formação intelectual do aluno, para que este possa desenvolver o pensamento.
	 
ocupar-se somente com a transmissão do conteúdo, pois esse é o aspecto mais importante.
	 
ocupar-se somente com a formação interpessoal, pois esse é o aspecto mais importante.
	 
atuar de forma integral através da transmissão do conteúdo e do desenvolvimento do aluno.
	 
atuar de forma ampla , enfatizando o desenvolvimento do aluno em detrimento da transmissão do conteúdo.
2.
	Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira NÃO é possível afirmar que: (Ref.: 201307339494)
	 
Mesmo antes da implantação dos primeiros cursos de Psicologia os conteúdos de Psicologia úteis à escola e ao processo de ensino-aprendizagem eram ministrados nos cursos de formação de professores.
	 
Com caráter exclusivamente preventivo, tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
	 
Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem.
	 
Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, considerando que os próprios alunos e seu meio social eram os responsáveis pelo fracasso escolar.
	 
Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.
3.
	Sobre a educação, afirma-se: I. A educação é o processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. PORQUE II. A educação formal ocorre predominantemente na escola. (Ref.: 201307339678)
	 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
As duas afirmações são falsas.
	 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
4.
	O Projeto Político Pedagógico é um documento oficial da escola que: (I) É elaborado coletivamente pelos sujeitos que compõem a escola. (II) exige que os valores e princípios que delineiam a função social da escola possuam uma coesão e se reflitam em suas ações. (III) Só precisa ser conhecido pelos diretores das escolas, que são aqueles que colocarão os objetivos em prática. Está CORRETO o que se afirma em: (Ref.: 201307339605)
	 
I e II
	 
I, II e III
	 
I e III
	 
II e III
	 
Somente a alternativa II
5.
	Desde o 1º ano do Ensino Fundamental Ana Flávia estudou numa escola que tinha turma A e turma B da mesma série. Ao longo do tempo a turma A nutriu rivalidade com a turma B e vice-versa. Em decorrência de alguns problemas de relacionamento, as turmas tiveram que ser redistribuídas. Ana Flávia, que sempre estudou com as mesmas coleguinhas, agora terá que se adaptar a um novo grupo, com o qual não tem afinidades. Com relação ao assunto, entende-se que "adaptação escolar" é um processo:
I. De modificação do comportamento do aluno, para que se acomode ao que a escola espera dele.
II. Que ocorre especificamente quando a criança entra para uma nova escola, em que terá novos colegas e terá que lidar com um novo ambiente.
III. Em mão dupla, pelo qual ambos se modificam - instituição e aluno.
Está CORRETO o que se afirma em:
 (Ref.: 201307339781)
	 
Apenas III
	 
Apenas II
	 
Apenas I
	 
Apenas I e II
	 
I, II e III
6.
	Dentre os diversos trabalhos realizados pelo psicólogo escolar está o trabalho com projetos. Sobre tal trabalho afirma-se:
(I) tem por objetivo produzir conhecimento relativo ao campo da psicologia escolar e ser realizado junto às secretarias de educação e junto às universidades.
(II) É utilizado apenas em situações em que já existe um problema instalado e que precisa ser solucionado.
 (III) Trata-se de um trabalho de elaboração e implementação de planos temáticos direcionados para alunos, pais, professores e/ou funcionários.
Está CORRETO o que se afirma em:
 (Ref.: 201307339791)
	 
Apenas III
	 
Apenas II
	 
Apenas I
	 
Apenas I e II
	 
I, II e III
7.
	Rafaela é uma menina de 5 anos que estudou numa escola que possuía somente o segmento da educação infantil. Este ano ela ingressou no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola maior onde terá oportunidade de praticar diversas atividades físicas, pois a escola possui uma ampla área de esportes. Na nova escola ela também conta com salas diferenciadas para suas aulas de música, inglês, informática e meio ambiente. a escola em que Rafaela ingressou possui o 2º segmento do ensino fundamental e do ensino médio. Considerando a situação relatada, assinale a alternativa incorreta. (Ref.: 201307339892)
	 
Rafaela deverá se adaptar ao novo grupo de alunos que compõem a sua turma.
	 
Rafaela precisará se adaptar ao espaço físico, embora já possua 5 anos.
	 
Todos os professores são novos e, portanto, Rafaela precisará se adaptar às relações interpessoais que estabelecerá com eles.
	 
Rafaela passará por um processo de adptação ao espaço físico.
	 
A nova escola é maior e possui muitas oportunidade de aprendizagem, por isso Rafaela não precisará se adaptar ao espaço físico.
8.
	O psicólogo escolar pode atuar nas situações de adaptação escolar, tanto em relação à situações de dificuldade de adaptação como na facilitação do processo de adaptação escolar.Acerca dessa atuação podemos afirmar:
I- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, como em relação aos alunos antigos.
II- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação da instituição escolar às mudanças necessárias para atender melhor seua alunos no processo de ensino-aprendizagem, podendo orientar professores na proposição e realização de trabalhos grupais que facilitem a integração dos novos alunos com a turma.
III- Sempre que se fizer necessário, o psicólogo escolar trabalhará para facilitar o processo de adaptação da escola ao sistema de educação inclusiva e nas adaptações dos professores aos alunos e às turmas.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a (s) correta (s):
 (Ref.: 201307339883)
	 
Somente a alternativa I
	 
II e III
	 
I e II
	 
I e III
	 
I, II e III
9.
	A dificuldade com a aprendizagem da matemática pode ocorrer por diferentes motivos, um deles é a existência do transtorno da matemática. Acerca deste é correto afirmar que:
I- O aluno que apresenta o transtorno da matemática tem dificuldade de manejar números e conceitos matemáticos.
II ¿ No transtorno da matemática, a dificuldade ocorre pela disfunção do Sistema Nervoso Central.
III- O aluno, no transtorno da matemática, apresenta dificuldade para reconhecer símbolos numéricos, em função da utilização de uma metodologia de ensino inadequada.
Marque a alternativa correta.
 (Ref.: 201307339977)
	 
I, II e III
	 
II e III
	 
I e III
	 
I e II
	 
Somente alternativa II
10.
	Os transtornos de aprendizagem exigem um acompanhamento especial porque causam dificuldades significativas para o aluno. Acerca desses transtornos podemos afirmar:
I- Os Transtornos de aprendizagem classificados no DSM IV são da expressão escrita, da matemática e da leitura.
II- Os Transtornos de aprendizagem ocorrem por uma disfunção do Sistema Nervoso Central.
III-Os Transtornos de aprendizagem classificados no DSM IV são da expressão escrita, da fala, da leitura e da matemática.
Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) correta(s):
 (Ref.: 201307339980)
	 
I e III
	 
I e II
	 
II e III
	 
I, II e III
	 
Somente a afirmativa II

Continue navegando