Buscar

AvaliaçãoParcial 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Zabala (2002) afirma que "A resposta à função social que deve exercer o sistema educativo é o único meio para poder entender a pertinência e a relevância dos conteúdos disciplinares que devem ser objeto de aprendizagem e, como resultado dessa função, definir a melhor maneira de apresentar os conteúdos." Ainda, segundo o autor, a definição da função social do ensino se reveste de complexidade, pois
		Quest.: 1
	
	
	
	
	defende a inexistência de um corpo de conhecimentos porque dificulta o processo de revisão dos modelos de sociedade.
	
	
	no ensino, qualquer atuação deve prescindir da expressão de ideais de pessoa e de sociedade, sem explicitação dos modelos que estão sendo promovidos.
	
	
	o trabalho do professor deve centrar-se no que está escrito no livro didático que foi adotado pela escola.
	
	
	a intervenção na melhora dos âmbitos da pessoa e da sociedade exige objetivos que não ultrapassem a realidade que se quer melhorar.
	
	
	a escola é obrigada a viver em constante estado de reinterpretação das finalidades educativas, em função das novas variáveis que aparecem e novos referenciais explicativos.
	
		2.
		Estudos sobre a Didática no Brasil, de acordo com Libâneo (1994, 2002), revelam as relações existentes entre a história da Didática e as ten¬dências pedagógicas. Segundo o autor, essas tendências podem ser classi¬ficadas em duas correntes: a liberal e a progressista. De acordo com a classificação apresentada por Libâneo, assinale a alternativa correta.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	As tendências progressistas adotam a ideia de que a função da escola é preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, de acordo com suas aptidões individuais.
	
	
	As tendências da corrente liberal agrupam a pedagogia tradicional, a pedagogia renovadora e o tecnicismo educacional.
	
	
	A pedagogia libertadora é classificada como tendência liberal.
	
	
	Ao colocar o foco exclusivamente no processo de aprendizagem, o movimento da Escola Nova deixou de lado o produto dessa aprendizagem. Por isso, essa tendência pedagógica é classificada como progressista.
	
	
	Na tendência tecnicista o centro da atividade escolar não é o professor nem a matéria, é o aluno.
	
		3.
		Uma concepção de Didática pressupõe uma concepção de sociedade. Assim, refletir a respeito das ações e estratégicas desenvolvidas no cotidiano escolar, tendo como referência as mudanças percebidas na sociedade, assegura melhores condições para a construção de um Projeto Político Pedagógico humanístico e eficaz. Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo e aula. Dessa forma, podemos afirmar que, ao discutir a sua proposta pedagógica e seu currículo, cada escola deve privilegiar, de acordo com a LDB 9394/96:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A liberdade, a autonomia e a inflexibilidade de pensamento.
	
	
	A escolha de procedimentos e modos de ação padronizados;
	
	
	Capacitações específicas para os alunos relativas às questões relacionadas à aprendizagem;
	
	
	A pluralidade cultural, visando enfrentar as discriminações sociais, os conflitos dialeticamente;
	
	
	Práticas de reconhecimento da identidade do outro, em detrimento de sua própria identidade, tendo em vista o bem comum e o próprio desenvolvimento;
	
		4.
		Acerca da trajetória da Didática compreendida no processo histórico da educação, pode-se afirmar que:
I - independemente do tempo ou época histórica, a Didática constitui um elemento neutro na prática pedagógica.
II - apesar de preservar sua característica de neutralidade, a didática se diferencia com base nos conteúdos do ensino.
III - as diferenças constituídas nas concepções de educação nos diferentes tempos históricos deixam marcas também distintas na Didática:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Está correto apenas o item III
	
	
	Todos os itens estão corretos
	
	
	Estão corretos os itens II e III
	
	
	Estão corretos os itens I e II
	
	
	Está correto apenas o item I
	
		5.
		Duas professoras da rede municipal conversavam na entrada da escola sobre o eclipse do Sol que deveria ocorrer naquele mesmo dia durante o horário das aulas. Célia, fascinada com o fenômeno, havia planejado observá-lo junto a seus alunos no pátio da escola. Para isto preparara com eles placas de vidro escurecidas pela fumaça de uma vela, a fim de evitar os prejuízos que a observação a olho nu poderia causar. Esperava depois discutir com os alunos o acontecido e, a partir de suas dúvidas, com eles realizar maquetes figurando a posição do Sol, da Terra e da Lua naquele momento. Marta discordava do entusiasmo da amiga. Disse preferir seguir a seqüência do programa de Estudos Sociais. Estava atrasada com a matéria e iria explicar alguns aspectos sobre os planetas. Ainda não era o momento de conteúdos mais complexos. Depois, apenas com o auxílio do livro didático, daria uma aula sobre o eclipse, como fazia todos os anos.
Este relato revela duas formas distintas de encarar a prática docente, duas maneiras de selecionar os conteúdos, a adoção de métodos de ensino diferentes que expressam duas importantes tendências do pensamento pedagógico. Qual é, dentre os pares abaixo, aquele que retrata as tendências implícitas na prática de Célia e Marta, respectivamente?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Pedagogia Crítica/Pedagogia Humanista não diretiva
	
	
	Pedagogia Nova/Pedagogia Tradicional.
	
	
	Pedagogia Nova/Pedagogia Cognitivista.
	
	
	Pedagogia Conservadora/Pedagogia Tradicional.
	
	
	Pedagogia Cognicista/Pedagogia Tecnicista.
	
		6.
		J. Dewey contribuiu para a educação, na medida em que idealizou um método pedagógico em que o aluno aprenderia não mais apenas ouvindo seu professor dissertar. O aluno aprenderia fazendo. Entretanto, tal método sofreu críticas, sendo intitulado por educadores progressistas de pragmatistas.
 A este método de Dewey incorporado no sistema educacional brasileiro, denominamos de:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	ESCOLA NOVA
	
	
	TECNICISTA
	
	
	CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS
	
	
	LIBERTADOR
	
	
	TRADICIONAL
	
		7.
		Estudos sobre a Didática no Brasil, de acordo com Libâneo (1994, 2002), revelam as relações existentes entre a história da Didática e as ten¬dências pedagógicas. Segundo o autor, essas tendências podem ser classi¬ficadas em duas correntes. A que correntes Libâneo se refere?
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Renovadora e Crítico-social.
	
	
	Tecnicista e libertadora.
	
	
	Cognitivista e Construtivista
	
	
	Liberal e Progressista.
	
	
	Humana e técnica.
	
		8.
		(Questão adaptada do TJPE, 2009).
De acordo com SAVIANI (1986), as Teorias Educacionais podem ser classificadas, tomando como critério de criticidade a percepção dos condicionantes objetivos em dois grupos; sendo o primeiro grupo denominado de "teorias não críticas" que encaram a educação como "autônoma", autossuficiente e buscam compreendê-la a partir dela mesma e com um fim em si mesmo. E, inversamente, aquelas do segundo grupo de "Críticas",  uma vez que se empenham em compreender a educação, remetendo-a sempre a seus condicionantes objetivos, ou seja, aos determinantes sócio-históricos. Assinale as Teorias não críticas:
I - Pedagogia Tradicional.
II - A Pedagogia Nova.
III - A Pedagogia Tecnicista.
IV - Pedagogia libertadora
		Quest.: 8
	
	
	
	
	II e III
	
	
	II - III e IV
	
	
	II e IV
	
	
	I e IV
	
	
	I - II e III
	
		9.
		A avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação.Nesse sentido, o professor que faz avaliação escolar pautado na perspectiva libertadora da educação centraliza sua atenção:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	na formação integral do aluno.
	
	
	no rendimento e resultado do aluno.
	
	
	na classificação e aprovação do aluno
	
	
	na assimilação da informação pelo aluno.
	
	
	no domínio cognitivo e afetivo do aluno.
	
		10.
		A gente quer viver pleno direito A gente quer viver todo defeito A gente quer viver uma nação A gente quer é ser um cidadão. (Gonzaguinha). A letra da canção de Gonzaguinha nos remete a um capítulo da educação nacional, caracterizado pelas Tendências Pedagógicas como pedagogia progressista. Aassinale o item abaixo que melhor caracteriza a pedagogia crítico-social dos conteúdos.
		Quest.: 10
	
	
	
	
	A valorização da escola é instrumento da apropriação do saber, porém este saber deve ser única e exclusivamente de interesse do aluno. Sendo este o principal ator deste cenário.
	
	
	A educação é uma atividade mediadora quanto aos aspectos da aprendizagem, mas o aluno não deve intervir nem questionar os conteúdos que são apresentados.
	
	
	O papel da escola é dar um passo a frente no processo transformador da escola, a partir das condições existentes e dos conteúdos vistos criticamente.
	
	
	Não basta que os conteúdos sejam ensinados, é fundamental avaliá-los através de maneira formal e quantitativa para ser apresentado ao final de um período.
	
	
	A escola é arte integrante do todo social, porém se deve agir fora dela para a garantia do processo de ensino-aprendizagem.

Continue navegando