Buscar

Fundamentos Psicológicos da Educação prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o excerto a seguir: 
"O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 172.
No período operatório-concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.
Nota: 33.3
	Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta (livro-base, p. 134-136, 138)
Resposta: A apropriação do conhecimento da criança acontece a partir do momento em que convive em diferentes grupo, há portanto, a diminuição do egocentrismo "eu" começa o "eu - outro", inicia o desenvolvimento da autonomia, ela é capaz de compreender normas e regras, começa a organizar seu pensamentos com noções de tempo, valor e espaço com capacidade de ordenar as coisas.
Leia o fragmento de texto a seguir:
"As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê desenvolve os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório-motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petropolis: Vozes, 1973, p. 140.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva a estrutura sensório-motora caracterizada por Piaget.
Nota: 33.3
	As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê utiliza os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência para Piaget. Os reflexos logo desaparecem e o que fica são as primeiras construções sensório-motoras, como os esquemas de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muitos outros que não nascem com o bebê, mas que são lentamente construídos pela interação dele com objetos e pessoas. (p. 130-132)
Resposta:Essa faze vai do 0 aos 2 anos aproximadamente, em primeiro momento a criança é um ser orgânico com instintos de sobrevivência, como sugar, necessidades fisiológicas, chorar, aproximadamente aos 3 meses com os estímulos recebidos do meio em que está inserida, começa emitir reflexos, logo começa a imitação do meio em que está inserida, exploração e reconhecimento de seu corpo, manipulação de objetos (levando-os à boca), a inteligência aparece antes da linguagem bem como a evolução afetiva que está ligado ao meio, passando para a marcha (andar), e aprendizagem da linguagem.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"No estágio operatório-concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemáticas básicas, bem como a capacidade de contar com sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidades é marcante".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012, p.172.
O desenvolvimento da moral no período operatório-concreto inicia-se com o desenvolvimento da autonomia. Em função da autonomia há uma diminuição do egocentrismo, o indivíduo consegue trabalhar em grupo além de compreender as normas e regras. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva as características da moralidade no período operatório-concreto.
	Resposta: A criança no operatório concreto passa a compreender que normas e regras foram criadas pelos homens e que podem perfeitamente ser mudadas. Outra coisa que preocupa é o sentimento de justiça. Exige que as regras sejam válidas para todas as pessoas do mesmo grupo. Seus julgamentos, quando percebe atos incorretos, levam em consideração a intenção daquele que praticou o ato, bem diferente das sanções expiratórias do pré0operatório, e relacionadas aos estragos feitos pela ação (Livro-base, p. 135

Outros materiais