Buscar

Prova discurssiva fundamentos piscologicos da educação

Prévia do material em texto

Prova discurssiva fundamentos piscologicos da educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê desenvolve os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório-motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petropolis: Vozes, 1973, p. 140. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva a estrutura sensório-motora caracterizada por Piaget.
Nota: 20.0
	As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê utiliza os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência para Piaget. Os reflexos logo desaparecem e o que fica são as primeiras construções sensório-motoras, como os esquemas de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muitos outros que não nascem com o bebê, mas que são lentamente construídos pela interação dele com objetos e pessoas. (p. 130-132)
Resposta:A estrutura operatório motora é a fase que a criança busca controle motor e aprende sob os objetos físicos que o rodeiam, neste estágio o bebê adquire movimento por suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais adquiridas, ele vai de 0 a 2 anos aproximadamente,Ela pratica imitação, experiência adquirida pela imitação e a inteligência através das práticas das ações.
Questão 2/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.136)
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Para compreendê-la, segundo Vygotsky, é preciso conhecer melhor a categoria chamada por ele de atividade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique a categoria atividade segundo a visão de Vygotsky.
Nota: 16.0
	Para compreendermos como ocorre a construção do pensamento e da linguagem da forma proposta por Vigotski, é necessário, antes de tudo, resgatarmos o que o autor compreende como sendo a categoria atividade , para, posteriormente, embrenharmo-nos na seara do pen- samento e da linguagem. Nesse sentido, não podemos esquecer, primeiramente, que é por meio da atividade que o homem constitui as suas relações humanas e transforma o mundo. Ao se apropriar da realidade externa, ocorre uma atividade interna de apropriação e de articulação do novo; o que marca essa atividade interna é a superação, a confrontação, a contradição e a ambiguidade entre o novo e o velho (Aguiar, 2006). Dessa forma, é na atividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral, ou seja, diferentemente do animal irracional, para o qual a atividade está dirigida à satisfação biológica, o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana. Isso ocorre porque, à medida que o indivíduo adquire a capacidade de planejar, de abstrair, de reconhecer conexões causais e de antecipar os acontecimentos imediatos, ele passa a produzir sua forma humana de existência. Afinal, o indivíduo é constituído na e pela atividade, ao produzir sua forma humana de existência revela em todas as suas expressões a historicidade social, a ideologia, as relações sociais, o modo de produção. Ao mesmo tempo, esse mesmo homem expressa a sua singularidade, o novo que é capaz de produzir os significados sociais e os sentidos subjetivos (livro-base, p. 153)
Resposta:A linguagem fornece conceitos e as formas de organizar o real que constituem a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento,A primeira manisfestação da linguagem no sujeito é expressa pela linguagem externa ou a fala posteriormente e a fala egocêntrica será acompanhada da atividade do sujeito
Questão 3/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola é, sem dúvida, uma instituição cultural. Portanto, as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois polos independentes, mas sim como universos entrelaçados, como uma teia tecida no cotidiano e com fios e nós profundamente articulados. Se partimos dessas afirmações, se aceitamos a íntima associação entre escola e cultura, se vemos suas relações como intrinsecamente constitutivas do universo educacional, cabe indagar por que hoje essa constatação parece se revestir de novidade, sendo mesmo vista por vários autores como especialmente desafiadora para as práticas educativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27502312>. Acesso em: nov. 2015.
De acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, considerando a relação entre cultura e escola, podemos afirmar que existem 5 operadores da cultura, que, quando conhecidos e praticados, permitem uma vivência, uma prática e um respeito pelo outro. Quais são eles? Descreva-os.
Nota: 10.0
	Para Laraia, existem cinco operadores da cultura que se fazem presentes no âmbito social e escolar. O primeiro é que a cultura condiciona a nossa visão de mundo. Enxergamos o mundo e a realidade pelos elementos que formam nossa cultura pessoal e social. O segundo operador é que a cultura afeta o plano biológico da vida social, algo que se relaciona com a cultura alimentar de cada povo ou indivíduo. A cultura também tem uma dimensão coletiva pois os indivíduos compartilham de sua cultura. O quinto operador, tem a ver com a dinâmica da cultura. Os homens são eternos criadores de cultura. Mesmo entre os diferentes grupos, como no caso de indígenas, esse aspecto dinâmico está presente. Esse processo é que explica em parte as transformações culturais, ao longo do tempo. Se pensarmos nos valores medievais e nas relações sociais daquele período, fica bem ilustrado o quanto a sociedade atual conserva de diferente em relação a Idade Média e a vida social contemporânea (p. 63-65).
Resposta:São arte, esporte, a religião assim como lazer e o conhecimento.
Questão 4/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o excerto a seguir: 
"O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 172.
No período operatório-concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentosfilosófico, pedagógico e psicológico, descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.
Nota: 20.0
	Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta (livro-base, p. 134-136, 138)
Resposta:Somente aprendemos quando nos apropriamos do conhecimento e interagimos integralmente não copiamos primeiro vem a produção e depois a apropriação, é nessa fase que a criança já consegue realizar operações através de sua realidade concreta;
Questão 5/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola deve existir para potencializar o desenvolvimento natural da racionalidade humana, comum a todos e a ser cultivada para oferecer ao estudante a possibilidade de chegar à autonomia, alinhando-se às propostas iluministas para a educação, que deve propiciar o domínio da ordem e do progresso pelo indivíduo, rumo à emancipação racional, felicidade universal e paz perpétua, tal como preconizado pela Paideia iluminista. Nesse processo, o que conta é prontidão, o interesse e o desejo do aluno, e não mais as atividades transmissivas por parte daquele que ensina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http//:www. penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html>. Acesso em: 21 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, cite e descreva dois aspectos críticos que precisam ser considerados em relação ao construtivismo.
Nota: 16.0
	Desdobra-se da concepção de Piaget uma concepção funcionalista entre organismo e meio, com o diferencial para as possibilidades da inteligência humana. O ser social de Piaget, visto de forma adaptativa e biológica, junta-se numa perspectiva solidária entre o mental e o social. Nessa ótica a sociedade surge como uma comunidade de mediação e estímulos, sem considerar o aspecto social problemático e contraditório que marcam as desigualdades. Em termos sociais e políticos a teoria de Piaget se coaduna com a visão de uma sociedade democrática onde os indivíduos podem interagir de modo ideal. No entanto, essa teoria não contempla que a sociedade capitalista e essencialmente contraditória. Não faz parte do horizonte teórico dessa concepção uma crítica social ao meio e as relações onde, problematicamente acontecem os processos de aprendizagem. Cabe aos indivíduos se adaptarem as condições e encontrar formas de construir novos arranjos compreensivos com o que a realidade pode oferecer (p. 238-240).
Resposta:Essa maneira de ver a educação com o nome de construtivismo dá ao aluno uma importância inflada dentro do processo de transmissão do conhecimento, o faz com que o professor deixe de ser o protagonista da informação, tal procedimento onde reduz o professor do ensino aprendizagem e exalta o aluno como sendo o construtor do conhecimento, gera consequências interessantes para aqueles mexem com as verbas, pois daí se o aluno é gerador de seu próprio conhecimento , o professor é um mero construtor de conhecimento que se pode ser conseguido sozinho, e então podemos desvalorizá-lo e assim pagando até menos, mais não podemos pensarmos assim tirando o protagonismo do professor ele é um mediador do ensino ele ajudará o aluno a chegar ao conhecimento, porque sozinho ele não vai conseguir.A teoria construtivista é uma vergonha para nosso país.

Continue navegando