Buscar

Direito Penal Simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Edmar, utilizando-se de arma de fogo de uso permitido, por volta das 19h de uma sexta-feira, na esquina entre a Av. Paulista e Rua da Consolação, ruas de grande movimento no centro da capital paulista, aborda Luíza, mediante o emprego de grave ameaça, vindo a subtrair-lhe a bolsa com todos os seus pertences, e, ato contínuo, empreende fuga, sendo, todavia, preso em flagrante delito poucos minutos após a subtração. Do fato narrado, a conduta de Edmar, encontra-se descrita como incursa nos delitos de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Entretanto, como as condutas foram perpetradas no mesmo contexto fático-temporal, surge o denominado conflito aparente de normas. A partir desta premissa, com base nos estudos realizados sobre a Teoria da Norma Penal, assinale a alternativa correta acerca do princípio utilizado para fins de solução do referido conflito aparente de normas e consequente responsabilização penal da conduta de Edmar: Código Penal Roubo Art. 157. Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. § 1° ----------------------------------------- § 2° A pena aumenta-se de um terço até metade: I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; Lei n. 1086/2003 Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
		
	
	princípio da subsidiariedade, haja vista a conduta do porte ilegal de arma de fogo de uso permitido somente ser tipificada quando a conduta não tiver por finalidade a prática de outro delito, mais grave, neste caso, o roubo com o emprego de arma de fogo.
	
	princípio da especialidade, segundo o qual, norma especial afasta a incidência de norma geral, de modo a restar caracterizada a conduta de Edmar como incursa no art.14, da Lei n.10826/2003.
	
	princípio da especialidade, segundo o qual, norma especial afasta a incidência de norma geral, de modo a restar caracterizada a conduta de Edmar como incursa no art.157, §2º, I, do Código Penal.
	 
	princípio da consunção ou absorção, haja vista o fato do porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ter sido crime-meio para a realização da conduta de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo.
		
	
	
	 2a Questão
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em relação ao princípio da insignificância, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica constituem, para o Supremo Tribunal Federal, requisitos de ordem objetiva autorizadores da aplicação do princípio da insignificância.
	
	O princípio da insignificância funciona como causa de diminuição de pena.
	
	A jurisprudência predominante dos tribunais superiores é acorde em admitir a aplicação do princípio da insignificância em crimes praticados com emprego de violência ou grave ameaça à pessoa (a exemplo do roubo).
	
	O princípio da insignificância funciona como causa de exclusão da culpabilidade. A conduta do agente, embora típica e ilícita, não é culpável.
		
	
	
	 3a Questão
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação ao princípio da insignificância, é correto afirmar:
		
	 
	Tem por objetivo afastar a culpabilidade por ausência de potencial consciência da ilicitude
	
	Incide nos crimes da Lei de Drogas, no caso de ser ínfima a quantidade de droga apreendida.
	
	Incide nos crimes patrimoniais, praticados com ou sem violência à pessoa, e leva em consideração o pequeno valor do proveito do crime
	 
	Quando reconhecido, tem o condão de afastar a tipicidade material.
	
	Não pode ser reconhecido quando estivermos diante de alguma excludente de ilicitude
		
	
	
	 4a Questão
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um ¿mal necessário¿ à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade. Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:
		
	
	o Direito Penal visa tutelar todos os bens jurídicos, relevantes ou não, dando uma satisfação e uma sensação de segurança à sociedade;
	
	o Direito Penal possui como missão castigar as condutas lesivas e perigosas, excluindo o infrator do convívio social para que a sociedade de bem possa evoluir num ambiente saudável.
	
	o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas;
	
	nenhuma das alternativas.
	 
	o Direito Penal tem como fim limitar o poder punitivo do Estado e garantir que o cidadão não sofra arbitrariedades por parte do Estado, o qual sempre deverá agir segundo a lei.
		
	
	
	 5a Questão
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca dos Princípios Gerais do Direito Penal, limitadores do poder estatal, marque a resposta correta:
		
	 
	O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana exige que o Estado dê tratamento digno para todas as pessoas humanas, incluindo-se eventuais infratores das normas penais.
	
	O Princípio da Insignificância significa que a lei penal não deve ser aplicada a condutas socialmente toleradas, ainda que formalmente típicas.
	 
	O Princípio da Humanidade das penas significa que ninguém deve ser punido duas vezes por um mesmo fato.
	
	O Princípio da Culpabilidade nos diz que está reservada à lei formal a tarefa de criar normas penais incriminadoras.
	
	O Princípio da Proporcionalidade determinada que uma norma incriminadora somente pode ser criada por lei.

Outros materiais