Buscar

Fundamentos Psicológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê desenvolve os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório-motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Petropolis: Vozes, 1973, p. 140. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva a estrutura sensório-motora caracterizada por Piaget.
Nota: 16.0
	As primeiras estruturas que se constroem são as sensório-motoras. Elas iniciam seu processo de desenvolvimento a partir dos reflexos inatos. Em suas atividades, o bebê utiliza os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição) e também desenvolve o exercício de sua motricidade. É essa atividade que vai determinar as primeiras adaptações sensório motoras. Os primeiros esquemas surgem da coordenação de reflexos – e essa é a gênese da inteligência para Piaget. Os reflexos logo desaparecem e o que fica são as primeiras construções sensório-motoras, como os esquemas de sucção, de preensão, de coordenação dessas ações e muitos outros que não nascem com o bebê, mas que são lentamente construídos pela interação dele com objetos e pessoas. (p. 130-132)
Resposta:O referido período se inicia no nascimento, onde no começo da vida mental do recém-nascido, apenas o reflexos sensórios-motores hereditários e instintivos têm a função de satisfazer o impulso básico de nutrição, seguidos de reflexos de sucção mais aperfeiçoados e complexos, esta é uma fase marcada por extraordinárias transformações mentais, e a inteligencia dar passos largos nesse período , sendo considerada uma fase decisiva para o curso da evolução psíquica, representando a conquista através da percepção e dos movimentos de tudo que cerca a criança.
Questão 2/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A influência dos conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento mental da criança é análoga ao efeito da aprendizagem de uma língua estrangeira, um processo que é consciente e deliberado desde o início. Na língua materna, os aspectos primitivos da fala são adquiridos antes dos aspectos mais complexos".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.136)
A linguagem apresenta função determinante no desenvolvimento humano. Para compreendê-la, segundo Vygotsky, é preciso conhecer melhor a categoria chamada por ele de atividade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique a categoria atividade segundo a visão de Vygotsky.
Nota: 20.0
	Para compreendermos como ocorre a construção do pensamento e da linguagem da forma proposta por Vigotski, é necessário, antes de tudo, resgatarmos o que o autor compreende como sendo a categoria atividade , para, posteriormente, embrenharmo-nos na seara do pen- samento e da linguagem. Nesse sentido, não podemos esquecer, primeiramente, que é por meio da atividade que o homem constitui as suas relações humanas e transforma o mundo. Ao se apropriar da realidade externa, ocorre uma atividade interna de apropriação e de articulação do novo; o que marca essa atividade interna é a superação, a confrontação, a contradição e a ambiguidade entre o novo e o velho (Aguiar, 2006). Dessa forma, é na atividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral, ou seja, diferentemente do animal irracional, para o qual a atividade está dirigida à satisfação biológica, o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana. Isso ocorre porque, à medida que o indivíduo adquire a capacidade de planejar, de abstrair, de reconhecer conexões causais e de antecipar os acontecimentos imediatos, ele passa a produzir sua forma humana de existência. Afinal, o indivíduo é constituído na e pela atividade, ao produzir sua forma humana de existência revela em todas as suas expressões a historicidade social, a ideologia, as relações sociais, o modo de produção. Ao mesmo tempo, esse mesmo homem expressa a sua singularidade, o novo que é capaz de produzir os significados sociais e os sentidos subjetivos (livro-base, p. 153)
Resposta:É por meio da atividade que o homem constitui suas relações humanas e transforma o mundo, e é dessa forma que ele desenvolve sua capacidade cerebral motivado ple apropriação da sua experiencia. À medida que o indivíduo adquire a capacidade de planejar, abstrair, de reconhecer conexões causais e de antecipar os acontecimentos imediatos, ele passa a produzir sua forma humana de existência . O indivíduo, ao humanizar-se na atividade, nunca obterá uma relação direta e imediata, mas uma relação mediada pela cultura, pois a subjetividade do ser humano é constituída nas e pelas a atividades, que irão mediar o conhecimento. 
Questão 3/5 - Fundamentos Psicológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] percebe-se que a questão epistemológica de Piaget é saber se na relação cognitiva o objeto se impõem ao sujeito, o sujeito se impõem ao objeto ou se ambos se constroem na interação. Em outras palavras, o desenvolvimento cognitivo tem sido examinado na perspectiva de reconstrução do ponto de vista sobre o objeto de conhecimento e na explicação da sua formação".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTORINA, José Antonio. FERRERO, Emília. Piaget – Vygotsky – novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2005, p.23.
O desenvolvimento cognitivo abrange atividades da mente humana como: memória, percepção, imagem mental, entre outras. No entanto, esse processo surge através da interação da pessoa com o meio físico e social. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva o desenvolvimento cognitivo de Piaget.
Nota: 16.0
	O desenvolvimento cognitivo de Piaget explica a passagem de um nível menor de conhecimento para um de maior conhecimento. Piaget, afirma que o desenvolvimento cognitivo só é possível por meio da interação do ser humano com o meio em que vive. Ao mesmo tempo em que o sujeito constrói o objeto, constrói a si mesmo como sujeito (Livro-base, p. 126-130)
Resposta:O desenvolvimento cognitivo de Piaget refere-se a passagem de um nível menor de conhecimento, para um nível maior. Onde o desenvolvimento cognitivo só se dar pela interação do ser o humano com o meio que vive,onde ele constrói o objeto, ao mesmo tempo que é construído por ele.
Questão 4/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola deve existir para potencializar o desenvolvimento natural da racionalidade humana, comum a todos e a ser cultivada para oferecer ao estudante a possibilidade de chegar à autonomia, alinhando-se às propostas iluministas para a educação, que deve propiciar o domínio da ordem e do progresso pelo indivíduo, rumo à emancipação racional, felicidade universal e paz perpétua, tal como preconizado pela Paideia iluminista. Nesse processo, o que conta é prontidão, o interesse e o desejo do aluno, e não mais as atividades transmissivas por parte daquele que ensina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http//:www. penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/Construt.html>.Acesso em: 21 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, cite e descreva dois aspectos críticos que precisam ser considerados em relação ao construtivismo.
Nota: 16.0
	Desdobra-se da concepção de Piaget uma concepção funcionalista entre organismo e meio, com o diferencial para as possibilidades da inteligência humana. O ser social de Piaget, visto de forma adaptativa e biológica, junta-se numa perspectiva solidária entre o mental e o social. Nessa ótica a sociedade surge como uma comunidade de mediação e estímulos, sem considerar o aspecto social problemático e contraditório que marcam as desigualdades. Em termos sociais e políticos a teoria de Piaget se coaduna com a visão de uma sociedade democrática onde os indivíduos podem interagir de modo ideal. No entanto, essa teoria não contempla que a sociedade capitalista e essencialmente contraditória. Não faz parte do horizonte teórico dessa concepção uma crítica social ao meio e as relações onde, problematicamente acontecem os processos de aprendizagem. Cabe aos indivíduos se adaptarem as condições e encontrar formas de construir novos arranjos compreensivos com o que a realidade pode oferecer (p. 238-240).
Resposta:tal concepção nos ajuda a pensar sobre a possibilidade de existência ética, já que a viabilidade substitui a verdade; o social é deslocado para o individual e o humano é secundarizado pelo biológico.
Questão 5/5 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na atmosfera que estabelecia, pela segunda revolução industrial, uma estruturação urbana que destruía então, muitas das relações sociais ligadas ao artesanato, assim como, todos os sistemas que não se adaptassem ao sistema de produção industrial, Durkheim inicia uma análise realizada na observação de como as capacidades das forças coercitivas atuam na determinação da conduta dos indivíduos, ou como modernamente se diz: os mecanismos de controle social. Foi aqui que Durkheim estabeleceria sua relação com a educação, que ele considerava a ação exclusivamente exercida sobre as gerações mais jovens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/ep340/t2.html>. Acesso em: nov. 2015.
Considerando os estudos da disciplina e o que traz o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, comente a concepção de educação e ação escolar defendida por Durkheim.
Nota: 20.0
	Para Durkheim a educação escolar constitui num fato social de grande importância para a integração da sociedade. Como uma ação organizada sistematicamente, a educação visa passar às gerações mais jovens a herança cultural da sociedade, buscando com isso sua reprodução e conservação. Existe um aspecto coercitivo na ação educacional para conformar as gerações mais jovens possam assimilar a herança social e cumprir seu papel nos diferentes grupos sociais visando a integração e bom funcionamento da sociedade. Todo processo educativo é um movimento de socialização das gerações mais jovens que visa sua adaptação à sociedade e assimilação dos valores, ideias, crenças e comportamentos necessário para a sobrevivência da sociedade (p. 24-32).
Resposta:Para o autor a educação não deixa de ser um motor de coerção social, ou seja um mecanismo de imposição de herança social, impositora de valores e regras sociais, ao mesmo tempo que acha que ela é uma imposição fundamental para a perpetuação de uma sociedade coesa, com bom estado de funcionamento.

Continue navegando