Buscar

3°Prova de Física Geral 3-Augusto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3-Luz de comprimento de onda ƛ=600nm incide normalmente numa rede de difração com dois máximos prinicipais adjacentes,respectivamente para sen Ɵ=0,2 e sen Ɵ=0,3.Não e o máximo de quarta ordem a) qual é o afastamento entre as fendas adjacentes b) Qual é a...menor largura possível de cada fenda ?c) citar todas as ordens que realmente aparecem anteparo usando-se uma rede de difração com os valores obtidos em a) e b);
4-Um fino floco de mica (n=1,58) é usado para cobrir uma das fendas em um . O ponto central da tela passa a ser ocupado pelo que era a sétima franja clara quando a fenda estava livre.Se ƛ=550 nm,qual é a espessura do floco de mica?
5-Uma onda de luz monocromática ,incide normalmente sobre uma fina película ............uniforme e que cobre uma placa de vidro.O comprimento de onda da ....continuamente.Observam-se interferências destrutivas da luz refletida,para comprimentos de onda de 500 e 700 nm e para nenhum outro do citado intervalo.Se a refração do vidro igual a 1,50.Mostre que o índice de refração do óleo deve ser menor que de refração do vidro igual a 1,50.
2-a)Projetar um sistema de fenda dupla,onde não apareça a quarta franja .b) Haverá outras franjas ausentes ?Em caso afirmativo,quais são?
1-Quantas franjas claras aparecem entre os primeiros mínimos da envoltória ....e á esquerda do máximo central em uma figura de difração de duas fendas......entre as fendas é a=0,150 mm ,e a largura da fenda de cada fenda é b=0,030 mm ..........a intensidade da terceira franja clara e a franja central b)Qual e .....intensidade da terceira franja clara e a franja central ?

Outros materiais