Buscar

APOL FASE C II FUNDAMENTO FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO E TEORIA DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO

Prévia do material em texto

APOL FASE C II
Questão 1/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia a citação a seguir:
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 469-470.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) ou F (falsas):
I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.
III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – V – F.
	
	E
	V – F – F.
Questão 2/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a citação a seguir:
“O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em:  OLIVEIRA, Admardo Serafim de et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2005, p. 47-48.
Partindo do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, leia as afirmativas a seguir:
I. Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
Está(ão) correta(s):
	
	A
	as afirmativas I e II apenas.
	
	B
	a afirmativa II apenas.
	
	C
	as afirmativas I e III apenas.
	
	D
	a afirmativa III apenas.
	
	E
	as afirmativas II e III apenas.
Questão 3/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a seguinte afirmação: 
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 64. 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
II. ( ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.
Agora, assinale a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.
Questão 4/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza; para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Está(ão) correta(s):
	
	A
	apenas as afirmativas II e III .
	
	B
	apenas as afirmativas I e II.
	
	C
	apenas as afirmativas I e III.
	
	D
	apenas a afirmativa III.
	
	E
	apenas a afirmativa I.
Questão 5/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a seguinte citação: 
“A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 215.
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do legado de Sartre para a educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
 
I. ( ) Numa perspectiva sartreana, é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo.
II. ( ) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente.
III. ( ) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – F.
	
	B
	F – F – V.
	
	C
	 V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.
Questão 6/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Embora a escola nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos às necessidades da vida adulta se daria a partir do respeito e das necessidades imediatas de cada aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 166.
De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel do professor na concepção da escola nova na vertente diretiva, leia as afirmativas a seguir:
I – O professor é o detentor do saber.
II – O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta.
III – O professor deve criar condições para que o aluno aprenda.
Está(ão) correta(s) a(s):
	
	A
	afirmativas I e II apenas.
	
	B
	afirmativas II e III apenas.
	
	C
	afirmativas I e III apenas.D
	a afirmativa I apenas.
	
	E
	a afirmativa III apenas.
Questão 7/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Com o movimento da escola nova, o ensino passou a ser visto como um processo coletivo e socializador, cujo foco principal seria o aluno. Assim, surgiram diversos métodos e técnicas e ensino socializados com foco no aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014, p. 139.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que se valorizam a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	O método de ensino deve ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	O método de ensino utilizado pelos professores é, principalmente, a exposição oral.
	
	E
	O método de ensino se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
Questão 8/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Na escola nova na vertente não diretiva, é enfatizada a função escolar do desenvolvimento psicológico, que é considerada mais importante do que os aspectos sociais. Conforme essa tendência, o crescimento pessoal do aluno é mais importante do que o conhecimento didático. Assim, professores assumiram papel de terapeutas orientando os alunos e criando na sala de aula um ambiente propício para a autorreflexão e o bem-estar psicológico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014, p. 92.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel da escola na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	O papel da escola é o de preparar o indivíduo para desempenhar papéis sociais.
	
	B
	O papel da escola consiste em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
	
	C
	O papel da escola consiste em formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho.
	
	D
	A concepção da escola nova na vertente não diretiva coloca como papel da escola o de exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
	
	E
	No que se refere ao papel da escola, a pedagogia, na escola nova na vertente não diretiva, propõe a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade.
Questão 9/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Atente para a seguinte citação:
“A educação na escola nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p.94.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel dos conteúdos na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	a organização dos conteúdos segue a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois acredita-se que a criança assimila o saber do mesmo modo que o adulto.
	
	B
	A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
	
	C
	Os conteúdos não possuem relevância; o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudem por si próprios, se assim o desejarem.
	
	D
	Os conteúdos a serem ensinados devem ser baseados em informações, princípios e leis.
	
	E
	Os conteúdos são colocados à disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
Questão 10/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o extrato de texto a seguir:
“[Na teoria dualista], a escola valoriza o trabalho intelectual e desqualifica o trabalho manual, contribuindo para que o proletariado aceite a divisão entre planejamento e decisão (cabe à burguesia) e execução (cabe aos trabalhadores) existente no modo capitalista de produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 131.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre teoria da escola dualista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) Christian Baudelot e Roger Establet são os autores dessa teoria.
II. (  ) Essa teoria demonstra que a escola, embora aparentemente seja única e ofereça espaço para todos indiferentemente de sua origem de classe, está dividida em duas grandes redes: primário-profissional (PP) e secundário-superior (SS).
III. (  ) A classe primário profissional (PP) forma o proletariado e o secundário superior (SS) forma a burguesia.
IV. (  ) Marx e Skinner são os autores dessa teoria.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – V – V

Continue navegando