Buscar

História do Direito Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno(a): LUCIANE PEREIRA DOS SANTOS GUILHERME 
Desempenho: 0,5 de 0,5 	Data: 25/11/2016 11:44:39 (Finalizada)
Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201608023168) 	Pontos: 0,1 / 0,1
1. (Fuvest) "Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento do Padre Antônio Vieira revela:
Certo 	c) que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes.
	
Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201608040956) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Analise o texto abaixo: A primeira Constituição Brasileira foi _________ por D. Pedro I em 1824 e, entre outras normas, estabelecia o regime seria monárquico e constitucional e a existência de quatro podres: Executivo, Legislativo, Judiciário e ____________ .
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas.
Certo 	outorgada ; Moderador
Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201607296354) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Com relação a algumas das principais características do texto produzido pela Assembleia Constituinte de 1823 e que se converteria na primeira constituição brasileira, caso a Assembleia não houvesse sido dissolvida pelo Imperador D. Pedro I, é CORRETO afirmar que:
Certo 	Procurava, através do fortalecimento da representação nacional, limitar o poder do Imperador.
Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201607297131) 	Pontos: 0,1 / 0,1
No que se refere ao importante conjunto normativo que veio à luz em 1850, podemos afirmar que:
II - A lei Euzébio de Queirós, que extinguiu definitivamente o tráfico de mão de obra escrava da África para o Brasil, resultou da crescente conscientização dos mais importantes setores da produção cafeeira do Vale do Paraíba no que se referia à crueldade do regime escravista.
III - De acordo com a Lei de Terras, aprovada duas semanas após a extinção do tráfico negreiro da África para o Brasil, manteve o critério, proveniente da época colonial, de DOAÇÃO como forma de acesso a terras públicas no Brasil.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise:
Certo 	As afirmativas II e III estão erradas.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201607368192) 	Pontos: 0,1 / 0,1
Em uma análise comparativa entre as políticas de terras adotadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos na segunda metade do século XIX, a historiadora Emília Viotti da Costa (Da Monarquia à República, Ed. Brasiliense, 1985, 3ª edição) nos informa que no século XIX a expansão dos mercados e o desenvolvimento capitalista causaram uma reavaliação das políticas de terras e do trabalho em países direta ou indiretamente atingidos por este processo, ao mesmo tempo em que as políticas rurais adotadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos estiveram relacionadas às concepções de trabalho predominantes em uma e outra sociedade. Assim, no que se refere à Lei de Terras brasileira (lei nº 601 de 18 de setembro de 1850), podemos afirmar que:
III - Esta lei, aprovada duas semanas após a promulgação da lei Eusébio de Queiroz (que implementou medidas mais eficazes de combate ao tráfico interatlântico de escravos, reforçando o disposto na lei de 07 de novembro de 1831), proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, dando um fim às formas tradicionais de adquirir terras através de ocupações ou de doações realizadas pela Coroa.
Certo 	Somente a afirmativa III está correta.

Outros materiais