Buscar

CASOS 1 AO 10 DE EMPRESARIAL II


Continue navegando


Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 1 
CASO CONCRETO: 
Uma sociedade limitada, formada por DOIS sócios, atua no ramo de mecânica. O nome empresarial adotado pelos sócios foi denominação social: "O Rei da lata Velha Ltda". A Junta Comercial impugnou o nome empresarial por inadequação às exigências legais para a formação da denominação social. Foi correta a decisão da Junta Comercial? Fundamente.
RESPOSTA: 
Sim, a decisão foi correta, pois o objeto social da empresa deve ser designado, de acordo com o Art. 1158, § 2 do CC; o nome empresarial adotado está inadequado por não constar a expressão que denote a atividade fim da empresa que é mecânica.
SUGESTÃO DO GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01. 
Paulo, sócio de uma sociedade limitada em formação e com objeto de Empresa, ainda sem registro na Junta Comercial, é surpreendido ao ler um jornal, que uma outra sociedade estava utilizando o nome empresarial da LTDA. Indignado ingressa em juízo, objetivando impedir o uso do nome da sua sociedade. O que poderia ser alegado em defesa da outra sociedade empresarial? 
a) A defesa da sociedade empresarial é no sentido que não assiste razão a Paulo, tendo em vista que a proteção pretendida somente ocorre após o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial. 
b) A defesa da sociedade empresarial é no sentido que assiste razão a Paulo, tendo em vista que a proteção pretendida ocorre antes do arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial. 
c) A defesa da sociedade empresarial é no sentido que assiste razão a Paulo, tendo em vista que a proteção pretendida ocorre pelo Princípio da Anterioridade. 
d) A defesa da sociedade empresarial é no sentido que não assiste razão a Paulo, tendo em vista que a proteção pretendida somente ocorre após o arquivamento dos atos constitutivos no INPI. 
e) A defesa da sociedade empresarial é no sentido que não assiste razão a Paulo, tendo em vista que a proteção pretendida somente ocorre após o arquivamento dos atos constitutivos no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
O Código Civil n010.406/2002, alterou a disciplina das limitadas que antes era disciplinada pelo Decreto 3.708/19, para: 
a)Torná-las pequenas anônimas. 
b)Dar-lhes estrutura típica 
c)Redesenhar o controle da sociedade. 
d)Facilitar a ação das minorias societárias. 
e)Dificultar a criação de sociedades de pequeno porte, notadamente aquelas entre marido e mulher, que facilitam a separação patrimonial.
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 2 
CASO CONCRETO: 
Marluce e João são sócios de uma sociedade limitada no ramo de restaurantes fast food’s. Marluce se encontra adoentada e deseja se retirar da sociedade. Pergunta-se: A sociedade limitada composta por dois sócios será extinta de pleno direito com a retirada de um deles? 
RESPOSTA:
Não. A sociedade continuará a existir por 6 meses até que João possa encontrar outro sócio para tomar o lugar de Marluce ou transformar a sociedade numa firma individual. João poderá se valer das seguintes opções: a sociedade terá que ser reconstituída em 180 dias, a fim de determinar a pluralidade de sócio. Ou, fundamentando-se no Art. 1.033 parágrafo único do CC, a sociedade poderá ser transformada em EMPRESÁRIO INDIVIDUAL ou EIRELI.
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: 
Em relação às sociedades LIMITADAS empresárias é possível afirmar que:
 
I) tem somente caráter estatutário. 
II) seus sócios somente poderão contribuir para formação do capital social com dinheiro, bens ou direitos, jamais com serviços. 
III) poderão adotar somente denominação, seguida da palavra limitada. 
IV) sua personalidade jurídica autônoma só nasce com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta 
Comercial. 
SOMENTE é correto o que se afirma em: 
a) I e II; 
b) I e III; 
c) II e III; 
d) II e IV; 
e) III e IV. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
No estudo do capital social nas sociedades limitadas e obrigações dos sócios, observamos que: 
a) A sociedade responde até o limite do capital social pelas obrigações contraídas em seu nome. 
b) Em regra, os sócios respondem pelas obrigações da sociedade até o limite do valor das cotas por eles subscritas, embora sejam solidariamente responsáveis pela integralização do Capital Social. 
c) Somente em caso de falência da sociedade, o sócio remisso pode ser responsabilizado pelos demais sócios, pelo valor que faltar para a integralização da respectiva cota. 
d) Somente os administradores, respondem, solidariamente, pela integralização de todas as cotas não inteiramente integralizadas. 
e) Os sócios nunca respondem pelas obrigações da sociedade, pois na limitada não se aplica a Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica. 
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 3
CASO CONCRETO: 
Lucas, Daniel e Oswaldo são sócios de uma Limitada, que possui como objeto social uma rede de Supermercados em todo o Estado do Ceará. Lucas observou que Daniel, responsável pela escrituração da sociedade, vem lançando mão de negócios escusos ao objeto societário. Lucas não concorda com tais atitudes, mas Oswaldo acata tais deliberações. Você estudou nesta aula os direitos e obrigações dos sócios. Então, como você resolveria esta questão para Lucas, em razão da prática de atos infringentes à lei, por parte de Daniel? 
RESPOSTA:
Depois do sócio ter exercido seu direito de fiscalização previsto no Art. 1.021 CC, poderá os sócios com fundamento no Art. 1.030 do mesmo dispositivo ingressar com exclusão judicial do sócio que infringiu a lei. O caso em tela não determina o percentual de cada sócio, se Lucas obtver mais da metade do capital social ou seja 50% + 1 poderá ingressar com a ação, em último caso deverá ser observado o Art. 1.085 do CC ( exclusão extra judicial ).
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: 
Em relação ao sócio remisso, não integralizadas as suas cotas, os outros sócios podem: I. Tomá-las para si, mas jamais transferi-las a terceiros. 
II. Somente transferi-las a terceiros. 
III. Expulsar o sócio remisso sem o pagamento do valor já pago. 
IV. Sem prejuízo do disposto no artigo 1004 e seu § único, tomá-la para si ou transferi-las a 3ºs, excluindo o primitivo titular e devolvendo-lhe o que houver pago, deduzidos os juros da mora e despesas.
 Estão corretos os itens:
 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) I e IV. 
d) II e III. 
e) Somente o IV. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
São direitos dos sócios na Sociedade Limitada: 
a) Voto, recebimento dos lucros, fiscalização da sociedade, fazer parte da administração, retirar-se da sociedade. 
b) O voto somente por parte dos administradores, fiscalizarem a sociedade, fazer parte da administração, retirar-se da sociedade. 
c) Receber os lucros, mesmo se não houver lucros a distribuir. 
d) Não integralizar as cotas nos prazos determinados e sim quando receberem parte dos lucros. 
e) Retirar-se da sociedade somente com a autorização do administrador.
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 4 
CASO CONCRETO: 
Antônio, Sérgio e Carlos desejam constituir uma Sociedade Limitada no Estado de Alagoas, na Capital. O objeto social será uma Concessionária de automotivos. Antônio é Funcionário Público, mas deseja ser o administrador da sociedade.Os demais sócios concordaram com o seu desejo e levaram a registro os atos constitutivos da sociedade na Junta Comercial do referido Estado. Você estudou nesta aula a administração da sociedade. Portanto, responda: Será possível a pretensão de Antônio? 
RESPOSTA:
Não será possível, pois Antônio é legalmente impedido de constitui sociedade limitada, de acordo com a lei 8.112, X, Art. 117. No caso em tela qualquer um dos sócios poderia exceto Antônio, por ser funcionário público ele esta impedido de exercer a função de atividade empresarial. Segundo art. 1.085 CC. 
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: 
(28º Exame de Ordem - 1ª fase). Na sociedade limitada, se o contrato permitir administradores não sócios, já estando integralizado o capital social, a designação deles dependerá da aprovação dos sócios que representem, no mínimo: 
A) 2/3 do capital; 
B) 1/4 do capital; 
C) 1/2 do capital; 
D) 3/4 do capital. 
E) Maioria do Capital social 
QUESTÃO OBJETIVA 02:
Quanto à administração da sociedade limitada, o novo Código Civil permitiu que a mesma seja realizada por: 
a) Somente sócios. 
b) Somente não sócios. 
c) Sócios e não sócios, respeitando-se as questões legais de impedimentos e do quorum de aprovação dos sócios, quando o capital não estiver integralizado. 
d) Sócios e não sócios, independente de qualquer deliberação. 
e) Somente sócios fundadores.
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 5 
CASO CONCRETO: 
A Sociedade, MRV Materiais de Construção e Serviços ltda. é composta por 10 sócios. Os sócios estão pretendendo modificar o Título de Estabelecimento do Ponto, onde a logística atua há mais de vinte anos. Antes, porém, consultam você, advogado especialista na matéria, com a seguinte indagação: A deliberação dos sócios acerca da designação do novo Título de Estabelecimento será feita por Assembléia ou Reunião? Justifique indicando o dispositivo legal. 
RESPOSTA:
Poderá opta por reunião, salvo disposição ao contrario em contrato social tendo em vista que a obrigatoriedade se faz para mais de 10 sócios, conforme Art. 1.072, § 1º do CC. Em assembleia, de acordo com o Art. 1.072 § 1º do CC, quando superior a 10 sócios (entende-se por ≥10), abaixo de 10 sócios, através de reunião. 
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: 
(17º Exame de Ordem - 1ª fase) Com relação às sociedades limitadas, é correto dizer-se que: 
A) A unanimidade do capital votante prevalece para quaisquer decisões; 
B) A vontade da maioria do capital, votante ou não, vigora em quaisquer deliberações, independentemente de previsão contratual; 
C) O princípio da deliberação majoritária é regra geral, tendo, porém exceções; (Arts. 1.010, 1.076 e 1.078 do CC)
D) O quotista minoritário está sempre protegido dos abusos que a maioria queira cometer, por força da aplicação subsidiária da lei que rege as sociedades por ações. 
E) A deliberação segue as normas da Lei das Sociedades por Ações, independente de acionista majoritário ou minoritário. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
Quando poderá ocorrer a dispensa das formalidades de convocação de Assembléia, nos termos do artigo 1072 do Código Civil, em relação às Sociedades Limitadas, com um nº de sócios igual ou superior a dez? 
a) Quando todos os sócios comparecerem ou se declararem por escrito, cientes do local, data, hora e ordem do dia. (Arts. 1.152 e 1.072 do CC)
b) Quando for enviada carta contendo a ordem do dia. 
c) Quando o nº de sócios for superior a vinte, o que não é o caso. 
d) Não existem formalidades na LTDA, somente nas S/As. 
e) Quando todos concordarem verbalmente sobre as decisões.
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 6 
CASO CONCRETO: Luciano, Paula e Antônio desejam constituir uma sociedade, com o objeto social de uma fábrica de calçados em Santa Catarina. Para tanto, consultam você, advogado (a) sobre o tipo societário mais indicado, pois desejam que a sua responsabilidade seja exclusivamente limitada ao valor do capital que contribuírem para a formação desta sociedade, mas em nenhuma hipótese, solidários com a integralização do mesmo. O que você respondeu aos consulentes? 
RESPOSTA:
Indicaria a sociedade anônima. Pois na S/A a responsabilidade dos sócios é limitada exclusivamente ao preço de emissão de ações jamais solidária a integralização do capital social conforme art. 1º da Lei das S/A 6.404/76 
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: Com relação à sociedade anônima, assinale a opção INCORRETA: 
A. A responsabilidade do acionista é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. 
B. É uma sociedade de Capital. 
C. As ações em que se divide o seu capital são consideradas bens móveis. 
D É sempre uma sociedade empresária. 
E. Admite a Affectio Societatis, pois esta é elemento específico do Estatuto Social. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: A respeito das sociedades existentes no Brasil: 
A. O tipo mais antigo de sociedade em que a responsabilidade dos sócios é limitada é a sociedade anônima. 
B. O tipo mais antigo de sociedades em que a responsabilidade dos sócios é limitada é a sociedade limitada. 
C. Na sociedade em conta de participação, o ato constitutivo deve ser levado a registro na Junta Comercial. 
D. A cooperativa independente da forma societária será sempre classificada como sociedade empresária. 
E. A Sociedade de Capital e Indústria do Código Comercial de 1850 foi substituída no Código Civil de 2002 pela Sociedade Simples.
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 7 
CASO CONCRETO: 
João de Barros, Carlos Fernandes e Alfredo Souza, constituíram em fevereiro de 2013, uma sociedade anônima com o objeto social de construção de imóveis em Maceió, Alagoas. A confiança entre eles é tão grande, que resolveram incluir no estatuto social a limitação à circulação das ações nominativas, regulando no ato constitutivo tais limitações. Pergunta-se: Qual o tipo de Cia., Aberta ou Fechada? 
RESPOSTA:
Fechada, uma vez que esta companhia pode impor limitações a circulação das ações normativas, como também, está presente no Art. 36 da Lei 6.404/76 
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: Compete à Comissão de Valores Mobiliários fiscalizar a emissão de: 
A)Todos e quaisquer títulos emitidos por companhias abertas para negociação no mercado de balcão. 
B)Todos e quaisquer títulos emitidos por companhias abertas para negociação no mercado. (Art. 4° da Lei 6.404/76)
C)Títulos admitidos à negociação nos mercados de bolsa ou balcão. 
D)Títulos emitidos por sociedades ligadas ao Sistema Financeiro Nacional. 
E) Títulos emitidos por sociedades ligadas ao BACEN. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
Assinale a alternativa correta: As Companhias Fechadas: 
a) Poderão negociar suas ações somente no mercado de Balcão. 
b) Poderão negociar suas ações na Bolsa de Valores e no mercado de Balcão. 
c) Suas ações somente poderão ser negociadas no Mercado de Balcão. 
d) Não poderão emitir debêntures e nem partes beneficiárias. 
e) Possui o elemento específico da Affectio Societatis.
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003– TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 8 
CASO CONCRETO: 
Mario de Andrade, Fernando Pessoa e Graciliano Ramos são sócios de uma sociedade anônima no ramo editorial. O capital social foi constituído por meio de subscrição de 100.000 ações – todas com valor nominal de R$ 1,00 cada. Mario – preferencialista de classe “A” – é o acionista titular de 48.000 do total das ações. Fernando Pessoa é o acionista controlador é titular de 50.000 de ações ordinárias que - por força de lei – pertencem a uma única classe. E Graciliano Ramos – por sua vez – é titular do restante (2.000) de ações preferenciais da classe “B”. Todos os sócios já integralizaram seus montantes, com exceção de Graciliano que realizou apenas 30% do preço de emissão das ações subscritas por ele. Considerando o texto apresentado, diga – atendendo as normas do direito societário – se o percentual de distribuição das ações ordinárias e preferenciais atende à norma da lei específica. Fundamente. 
RESPOSTA:
Sim, com fundamento Art. 15 § 2º da Lei 6.404/76. O número de ações preferenciais não pode ultrapassar 50% do total das ações emitidas. 
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: 
Respeitando as normas doutrinárias das sociedades anônimas, no que se refere ao capital social da companhia, pode-se afirmar, SALVO: 
A) O capital social de uma companhia é o resultado da soma de todas as entradas decorrentes da contribuição de cada acionista. 
B) A doutrina do direito societário, não obstante previsão no Código Civil de 2002, não admite constituição do capital social de uma companhia em prestação de serviços. 
C) A assembléia geral poderá deliberar a redução do capital social se houver perda, até o montante dos prejuízos acumulados, ou se julgá-lo excessivo. 
D) A conversão, em ações, de debêntures ou partes beneficiárias emitidas pela companhia implica no aumento do seu capital social. 
E) Se o subscritor aceitar o valor aprovado pela assembléia do seu bem imóvel, a sua incorporação ao patrimônio da companhia não exige escritura pública. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
Assinale a alternativa correta, quanto ao Capital Social das Sociedades Anônimas: 
a) O Capital Social é dividido em ações e expresso em moeda nacional. 
b) O Capital Social é dividido em ações, debêntures e cotas. 
c) O Capital Social é dividido somente em cotas. 
d) O Capital Social é dividido em ações ou debêntures, e a responsabilidade dos sócios até o valor do capital social. 
e) O Capital Social é expresso em moeda nacional e em demais moedas estrangeiras, independente da nacionalidade da Cia.
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 9 
CASO CONCRETO: 
Uma empresa formada por três amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Rio Grande do Sul, Porto Alegre, uma S.A., sob a denominação social “BANCO LUCRO CERTO S.A”, teve seu capital formado com 40% das ações – todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, foram subscritas pela Fundadora, que não deseja que as ações da Cia. sejam negociadas em Bolsa. Na Assembléia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. e escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. Pergunta-se: Quais as formalidades exigidas por lei para constituição desta sociedade, de acordo com o estudo da formação das sociedades no Brasil? 
RESPOSTA:
Além das formalidades exigidas pela Lei S/A quando da sua constituição (Art. 80 e incisos), como se trata de uma instituição financeira bancaria deverá ter autorização do Banco Central. 
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: 
A constituição da Sociedade Anônima por subscrição particular do capital deverá ser feita por deliberação de subscritores. 
A) Em Assembléia Geral ou por Contrato particular. 
B) Somente em Assembléia Geral. 
C) Em Assembléia Geral ou por Escritura Pública. 
D) Somente por Escritura Pública. 
E) Através da emissão pública de ações. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
Quais as providências preliminares para a Constituição de uma Sociedade Anônima seja Aberta ou Fechada? 
A. Subscrição de todas as ações por pelo menos dois sócios. 
B. Subscrição de todas as ações por pelo menos sete sócios. 
C. 30% no mínimo das entradas deverão ser realizadas em dinheiro para toda e qualquer sociedade. 
D. 50% no mínimo das entradas deverão ser realizadas em dinheiro para toda e qualquer sociedade. 
E. Registro e Publicação. Desenvolvimento
 
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
Título SEMANA 10 
CASO CONCRETO: 
Uma empresa formada por três amigos, pretendendo explorar uma atividade econômica, funda, com sede no Rio de Janeiro, uma S.A., sob a denominação social “BANCO FIMASA S.A”, teve seu capital formado com 40% das ações – todas preferenciais sem direito a voto, subscritas por duas instituições financeiras. As ações ordinárias restantes, correspondentes a 60% do capital social, foram subscritas pela Fundadora, que não deseja que as ações da Cia. sejam negociadas em Bolsa. Na Assembléia de constituição da Cia., após deliberação, os acionistas presentes deram por constituída a Cia. e escolheram os primeiros administradores e membros do Conselho Fiscal. Poderia a Cia, apresentar diversidade de classes de ações ordinárias? 
RESPOSTA:
Sim; trata-se de uma companhia fechada que admite a adversidade de classes de acordo com art. 15 § 1º da Lei 6.404/74 (Lei S/A) 
SUGESTÃO DE GABARITO:
QUESTÃO OBJETIVA 01: 
Assinale a opção correta: 
A. Valor patrimonial da ação é aquele atribuído no caso de liquidação da sociedade ou amortização total da ação. 
B. Valor nominal resulta da divisão do capital social integralizado pelo número de ações com direito à voto. 
C. Valor de negociação é o preço pago em mercado primário por quem subscreve a ação com ágio. 
D.Valor nominal resulta da divisão do capital social integralizado pelo número de ações sem direito à voto. 
E. O Ágio pago pela ação é desviado para a conta de capital. 
QUESTÃO OBJETIVA 02: 
As ações preferenciais de uma sociedade por ações, sem direito de voto, adquirirão o exercício desse direito. 
A) se a companhia, pelo prazo previsto no estatuto, não superior a três exercícios consecutivos, deixar de pagar os dividendos fixos ou mínimos a que fizerem jus, direito que conservarão até o pagamento, se tais dividendos não forem cumulativos, ou até que sejam pagos os cumulativamente em atraso. 
B) se a companhia, independentemente do prazo previsto no estatuto, deixar de pagar os dividendos fixos ou mínimos a que fizerem jus, a partir de dois exercícios consecutivos, direito que conservarão até o pagamento, se tais dividendos não forem cumulativos, ou até que sejam pagos os cumulativamente em atraso. 
C) a partir do momento em que a companhia deixar de pagar os dividendos fixos ou mínimos a que fizerem jus, direito que conservarão até o pagamento, se tais dividendos não forem cumulativos, ou até que sejam pagos os cumulativamente em atraso. 
D) a partir do momento em que não são aprovadas as contas da Administração da companhia. 
E) A partir do momento da Assembléia que aprovar o balanço da Cia
ALUNA: VALÉRIA GROSSIO DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 201403020639
TURMA: 1003 – TURNO: MANHÃ
CAMPUS: RECREIO