Buscar

Comunicação Empresarial: Eficiência, Eficácia e Efetividade

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS
AULA 1 - Administração da Linguagem
Objetivo:
1) Avaliar a relação entre o conceito administrativo da eficácia e a produção textual;
2) Identificar a relação entre o conceito administrativo de eficiência e o desempenho linguístico;
3) Estabelecer o conceito administrativo da efetividade como somatório de eficácia e eficiência no contexto linguístico.
As relações interpessoais são essenciais ao ser humano e a necessidade de comunicação é inevitável, seja na vida pessoal ou profissional.
No caso das empresas, a boa comunicação entre seus colaboradores é um fator essencial e pode ser o diferencial que vai fazer com que a organização atinja seus clientes e tenha um bom relacionamento com seus fornecedores.
Nesta aula, você verá a conceituação dos princípios de: eficiência, eficácia e efetividade, a partir da visão da linguagem no meio empresarial.
Você sabe o real significado das palavras eficiência, eficácia e efetividade?
EFICIÊNCIA
• Bom uso de recursos
• Melhor relação custo X benefício
• Foco na operação
- É usar os meios de forma correta para fazer algo, ou seja, fazer certo uma "coisa".
EFICÁCIA 
• Alcance de objetivos e metas
• Foco na tática
- É alcançar os fins de uma tarefa, ou seja, fazer a "coisa" certa.
EFETIVIDADE
 • Resultados duradouros
• Qualidade nos produtos e serviços
• Foco na estratégia
- Trata-se de usar os meios corretos para chegar a um fim desejado e criar novos caminhos para a realização da mesma tarefa, ou seja, fazer a "coisa" que tem que ser feita.
A comunicação quando feita de maneira correta, proporciona eficiência, eficácia e efetividade à instituição.
Mas qual seria a maneira correta de se comunicar dentro de uma organização?
O autor da Teoria Clássica da Comunicação, Roman Jakobson demonstrou que seis são os elementos necessários para interagir de forma adequada, a fim de alcançar o êxito no ato comunicativo.
Contudo, atualmente, não basta apenas deter as técnicas da Teoria Clássica da Comunicação, é necessário muito mais que isso. 
Veremos agora dois aspectos que se tornam primordiais para que a comunicação ocorra dentro e fora das empresas de forma satisfatória.
1- Quem escreve ou fala deve adequar sua escrita ou oralidade ao contexto, às situações da realidade social, evitando a promoção de Ruído Comunicativo.
2- Outro aspecto importante é a influência da tecnologia sobre o uso da palavra, determinando novas formas de comunicação, em que a palavra se mescla com outras linguagens para alcançar o êxito na expressão.
Reparou que falamos anteriormente em ruído comunicativo?
Você sabe o que um ruído pode representar na comunicação? O ruído comunicativo ocorre em virtude da má percepção do Emissor em relação à sua expressão.
ATENÇÃO - Ruído é a má interação entre os elementos da comunicação, que  poderá gerar ausência de mensagem ou deturpação da mensagem. Por isso, é muito importante saber escolher os elementos que estarão no ato comunicativo, percebendo, com clareza, a importância de cada um.
Comunicação Empresarial é um diferencial competitivo e um dos recursos mais importantes, para a obtenção do sucesso da organização. Por isso, é essencial que no ambiente profissional o indivíduo administre o seu comportamento, principalmente a sua fala e escrita, utilizando a pontuação de forma correta, evitando tons agressivos, gerúndio, pleonasmo etc.
Quantas vezes você já ouviu uma pessoa “falando bonito” em um discurso totalmente vazio?
Muitas vezes é isso que encontramos nas empresas: uma comunicação que não é eficaz, pois não diz absolutamente nada.
Veja este exemplo:
Caros colegas, a constante expansão da nossa atividade nos obriga à análise interdisciplinar do sistema de participação geral. Por outro lado, a facilidade dos novos meios eletrônicos de comunicação oferece uma ótima oportunidade para a verificação das novas proposições, em função das múltiplas inteligências. 
Viu? Isso não afirma nada. É só um amontoado de palavras.
A comunicação dentro de uma organização deve ser linear e bem estruturada;
Uma comunicação baseada em ruído, provoca ausência ou deturpação da mensagem;
A linguagem oral, assim como a escrita deve ser tratada de formalmente para que a comunicação aconteça de maneira efetiva.
A maneira correta de se comunicar dentro de uma organização, está mais relacionada a forma de administrar a linguagem, independente do canal a ser utilizado.
É preciso ter atenção para não se utilizar de vícios de linguagem, ruídos, tons agressivos, influências do meio tecnológico e até mesmo cuidar da forma de se colocar através do gestual.

Mais conteúdos dessa disciplina