Buscar

AV EDUCAÇÃO ESPECIAL BALDANZI 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201601356692 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601356692 - DANIELE MARIO DE OLIVEIRA BALDANZI
	Professor:
	ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 18/11/2016 20:22:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201601454364)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana é uma aluna cadeirante que foi matriculada numa escola cuja biblioteca se localiza no segundo andar. Para o acesso a este pavimento existe apenas uma escada e isso, impossibilita Ana de se movimentar independentemente na escola. Por ser adolescente, Ana está se sentindo constrangida todos os dias quando quer usar a biblioteca e precisa da ajuda de terceiros para chegar até lá. A família pediu uma reunião com a direção e expôs a situação de constrangimento que é vivida por Ana, mas a escola não se mostrou solícita a mudar a biblioteca para o pavimento térreo e nem para construir uma rampa que facilitasse o acesso da aluna. O argumento usado pela direção foi: "Quando matriculamos Ana, sabíamos que ela teria dificuldades cognitivas provocadas pela condição da deficiência física. Lamentamos, mas não podemos mudar toda uma estrutura predial só pela sua filha. Vamos continuar dando apoio a ela todas as vezes que desejar usar a biblioteca, pois os inspetores foram treinados a manejarem a cadeira de rodas com respeito e cuidado". Mudar uma biblioteca e suas centenas de livros não é uma tarefa fácil, da mesma forma que também não é tão fácil construir uma rampa de acesso ao segundo pavimento. Entretanto, a fala da direção apresenta um erro no que se refere ao rendimento acadêmico de Ana. Qual foi esse equívoco? Justifique a sua resposta.
		
	
Resposta: O equívoco cometido pela direção é confundir a necessidade de uma adaptação da escola para as condições físicas de Ana com alguma dificuldade congnitiva. Ana estava tinha dificuldades de locomoção, e não dificuldades cognitivas/intelectuais.
	
Gabarito: A diretora errou ao mencionar que Ana teria prejuízo ou dificuldades cognitivas por ser deficiente física. Não existe neste caso qualquer elemento que indique deficiência, atraso ou dificuldade cognitiva na aprendizagem de Ana. O problema é apenas de acessibilidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602011319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É de fundamental importância o incentivo de projetos ,que possam atender as possibilidades de desenvolvimento de práticas educativas, e que tenham a arte como fio condutor. Essa estratégia potencializa uma dimensão inclusiva bem favorável no processo educativo como campo potencialmente aberto a todos os alunos, independentemente de suas características ou necessidades especiais. Mediante a afirmativa, apresente uma proposta de ação que possa contextualizar as artes como tema gerador.
		
	
Resposta: Várias propostas utilizando as artes como tema podem ser citadas, como uma excursão à uma apresentação de dança, idas a exposições de pinturas, ou até mesmo dentro de uma sla de aula ao trabalhar com elementos como tinta guash e massinha. Todos contribuem para que aja uma interação entre os alunos e diminua a possibilidade de exclusão do aluno com deficiência.
	
Gabarito: Fazer uma visita em um espaço artístico de sua cidade e posteriormente fazer uma pesquisa sobre as condições de adaptação e acessibilidade que ele oferece para receber pessoas com algum tipo de deficiência. Verifique atentamente os recursos e serviços que favoreçam a locomoção, comunicação, conforto, segurança, fruição estética, interação com o espaço e outros fatores que contribuam para que todos os visitantes possam usufruir do espaço cultural e ter acesso ao trabalho exposto ou apresentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601968176)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história, ao resgatarmos a luta da pessoa com deficiência em relação aos seus direitos como cidadã, podemos destacar alguns pressupostos que orientam o movimento de inclusão. Assinale a opção que corresponde a um pensamento que fundamenta o movimento de inclusão no contexto da escola.
		
	
	O conceito de deficiência é explicado a partir de causas orgânicas que dificilmente poderão ser modificadas.
	
	A criança com deficiência é compreendida como um aluno que precisa de escola especial.
	
	O aluno com deficiência é visto como alguém que precisa primeiro superar suas dificuldades para depois poder se adaptar à escola regular.
	
	O distúrbio é percebido como um problema inerente à criança.
	 
	O aluno com uma deficiência deve ser inserido diretamente na classe regular de ensino e a escola deve oferecer as adaptações necessárias no currículo e de acesso ao currículo..
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602030081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A deficiência era vista como doença contagiosa ou castigo divino, como uma maldição dos deuses que puniam esse tipo de indivíduo e sua família por alguma razão oculta e desconhecida, e as crianças deficientes até eram sacrificadas, porque eram percebidas como estorvos ou como manifestações demoníacas, que precisam ser segregadas, excluídas ou eliminadas. A afirmação nos remete a que momento histórico?
		
	
	Anos 60
	
	Século XIX
	
	Idade média
	 
	Antiguidade
	
	Nos anos 80
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601434348)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era:
		
	
	a preparação para o mercado de trabalho.
	 
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno.
	
	a profissionalização do aluno.
	
	a formação para a cidadania.
	
	a inclusão social.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601566567)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No filme Meu Pé Esquerdo, o filho de uma família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que retira todos os movimentos do seu corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle somente desse membro, o jovem torna-se escritor e pintor. A respeito da paralisia cerebral, podemos dizer que:
 A) Pode ocorrer que a criança com paralisia cerebral também tenha uma deficiência intelectual, mas isso não acontece necessariamente.
 B) A paralisia cerebral não está associada diretamente à deficiência intelectual, mas pode ocorrer a combinação das duas deficiências numa só criança.
 C) O desenvolvimento cognitivo do aluno portador de paralisia cerebral, pode ser afetado e prejudicado em função de sua dificuldade em atuar sobre o mundo físico, decorrente de suas limitações sensório-motoras e de linguagem, o que pode vir a comprometer desenvolvimento das capacidades lógicas, de interação e de domínio das práticas culturais, que vão desde as atividades da vida diária até o domínio da leitura e da escrita.
 Assinale a alternativa correta:
		
	
	A afirmativa A é a única correta.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	 
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601433715)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
		
	
	O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
	
	A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
	 
	O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
	
	As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente enão apenas concretamente.
	
	Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601633043)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para o aluno com deficiência intelectual, o Atendimento Educacional Especializado deve:
		
	
	Oferecer sessões de psicoterapia para o aluno e sua família.
	
	Proporcionar oficinas de convivência para alunos com deficiência .
	
	Garantir a vaga do aluno na Escola Especial, garantindo sua frequência.
	
	Realizar o encaminhamento do aluno para atendimento médico necessário.
	 
	Oferecer serviço de apoio especializado de acordo com a especificidade de cada aluno.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601433734)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale um importante fator de risco para o desenvolvimento da surdez na maturidade.
		
	
	Aumento de peso e colesterol alto.
	
	Radiação de Computador para quem passa mais de 4 horas diária.
	
	Baixo peso e desnutrição do adolescente.
	 
	Utilização de fones de ouvido com níveis de ruído acima do permitido.
	
	Utilização de aparelhos de televisão em volume mínimo, pois força muito a audição.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602137176)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho de Arte/Educação na perspectiva de uma educação inclusiva envolve a pesquisa de uma proposta de ensino da Arte que abarque o campo:
		
	 
	multissensorial
	
	auditivo
	
	visual
	
	manual
	
	psicológico

Continue navegando