A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AV2 Seminário Interdisciplinar I

Pré-visualização | Página 1 de 1

AV2 Seminário Interdisciplinar I 
1C -2D – 3A – 4C – 5D
1)
Na educação infantil, as crianças pequenas vivenciam diversas experiências que fazem com que elas interiorizem uma imagem e um conhecimento de si mesmas, desenvolvendo a sua autoestima. Assinale a alternativa que NÃO representa uma ação que favoreça o desenvolvimento da autoestima nas crianças.
Alternativas:
a)
O professor demonstra interesse pelas coisas que acontecem com as crianças demonstrando respeito por elas e confiança em suas possibilidades.
b)
Após realizar diversos acordos e estabelecer regras de conduta juntamente com as crianças, o professor as leva a respeitar e age com firmeza.
c)
A professora utiliza medidas coercitivas de disciplina como castigos corporais e distanciamento afetivo para que a criança aprenda com os seus erros.
 Alternativa assinalada
d)
o professor estimula seus alunos a emitirem a sua própria opinião e a levar em conta a opinião de seus colegas.
2)
Na web aula da disciplina você verificou a importância de considerar que a construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem positiva da criança que está em construção.Em relação ao diálogo afetivo que se estabelece entre o bebê e o adulto, no primeiro ano de vida, este é caracterizado por:
I. pelo toque corporal
II. pelo aprendizado das primeiras letras escritas
III. pelas modulações da voz
Analisando os itens acima mencionados, apenas: 
Alternativas:
a)
I está correto
b)
II está correto
c)
I e II estão corretos
d)
I e III estão corretos
 Alternativa assinalada
3)
Entendemos autonomia como um processo que se constitui relacionado aos modos de vida das crianças em interação social, mediante um trabalho de reflexão e ação a partir das experiências interativas que cada criança vai vivenciando no dia a dia. A respeito da conquista da autonomia e a construção da identidade é possível afirmar que:
Alternativas:
a)
O professor possibilita o desenvolvimento da autonomia quando incentiva a criança, exigindo dela, com afeto e convicção, aquilo que ela tem condição de fazer.
 Alternativa assinalada
b)
O constante exercício da dependência dos adultos para a resolução de questões diversas pode desenvolver a iniciativa e a autonomia das crianças.
c)
A construção da identidade pessoal não ocorre na infância, somente na idade adulta.
d)
O processo de construção da identidade e da autonomia está desvinculado das interações socioculturais e da vivência de experiências associadas à construção de vínculos e expressão da sexualidade
4)
O comportamento do professor na Educação Infantil deve ser:
Alternativas:
a)
Autoritário;
b)
Repressivo;
c)
Como autoridade;
 Alternativa assinalada
d)
Passivo;
5)
Uma das sugestões para o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil é:
Alternativas:
a)
através de realização de prova escrita;
b)
através da realização de prova oral;
c)
através do reconhecimento do autoritarismo do professor;
d)
através da Roda da Conversa para expor sua vivência e cotidiano;
 Alternativa assinalada