Buscar

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG. AV nov2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: CEL0358_AV_201502477807 » CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
	Tipo de Avaliação: AV
	
	 1a Questão (Ref.: 201503176218)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao observarmos imagens das cidades de Brasília e Ouro Preto percebemos muitas diferenças no que se refere a organização. Que diferenças são essas? Por que elas existem?
		
	
Resposta: A cidade de Brasília fou fundada nos anos 60, enquanto Ouro Preto foi contruída no Brasil Colonial. Os contextos e tempos diferentes formam características distintas.
	
Gabarito: As diferenças são: Brasília possui construções modernas e Ouro Preto possui construções no estilo do Brasil Colônia. Essas diferenças existem porque Brasília data do século XX e Ouro Preto do século XVIII.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502790100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A análise do trabalho em uma sociedade caracteriza a forma de vida dos homens e mulheres, seu nível tecnológico, recursos disponíveis e necessidades.
 Exemplifique a afirmativa a partir de duas sociedades diferentes , mostrando como nelas estão os três itens destacados.
		
	
Resposta: Existem ainda hoje, sociedades nas quais,por exemplo, mulheres ainda são banidas direitos como voto, trabalho (fora de casa) etc, esses acessos são de direito apenas dos homens. Há ainda casos de sociedades indígenas que, culturalmente, matém a didtribuição de trabalho do homem que caça, produz instrumentos e mulheres cuidam dos serviços domésticos, cozinham etc Existem sociedades sendro transformadas através do acesso à informação e à educação, que muda a condição da mulher que cuida da família para uma mulher que divide com o homem o mercado de trabalho. Há casos inversos até, nos quais os homens ficam em casa e as mulheres trabalham. Percebe-se que há uma interferência diretamente proporcional do acesso à tecnologia em relação às oportunidades de trabalho e formas de organização do vida em sociedade. Bem como com relação às necessidades dessas sociedades.
	
Gabarito: O aluno poderá comparar, por exemplo, os três itens na sociedade indígena e na sociedade urbano industrial.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta correta
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502642781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Relacione os itens abaixo numerados, com seus respectivos conceitos históricos:
1- Sujeito 2- Objeto 3- Tempo 4- Fato histórico 5- Documento histórico
(  ) É o momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize; período no qual acontecem os fatos históricos (realizações humanas).
(   ) É aquilo que está em estudo; que encontra-se em pesquisa, análise. Pode ser o fato histórico, ou documento histórico.
(   ) É o resultado da ação do sujeito no tempo e no espaço. É aquilo que aconteceu; são as realizações humanas.
(   ) É considerado o portador da ação. É aquele que constrói a história; aquele que vive; aquele que analisa, enquanto transforma e, ao mesmo tempo, transforma enquanto analisa.
(   ) É o instrumento que permite analisar o fato. Podem ser peças de vestuário, peças de artes, monumentos, construções, registros escritos (livros, revistas, jornais, certidões, fotografias etc).
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
		
	 
	3, 2, 4, 1, 5
	
	2, 5, 3, 1, 4
	
	3, 4, 2, 1, 5
	
	4, 1, 5, 2, 3
	
	1, 3, 4, 2, 1
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502643436)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	
	Os fatos históricos não se explicam por si sós, eles se tornam compreensíveis, deixam de ser estáticos e inertes, quando colocados em relação a outros fatos dentro de um conjunto maior.
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	
	A História não se reduz a um relato de fatos periféricos, não é o elogio de pessoas de determinadas classes. Ela não é um campo neutro, é um lugar onde o raciocínio dialético tem grande relevo.
	
	A construção do conhecimento histórico exige o uso criterioso do livro didático, bem como a investigação em textos, cartas, documentos, fotos, letras de música, jornais, dentre outros.
	
	O método do ensino e pesquisa da História não pode reduzir-se à memorização de fatos, à informação detalhada dos eventos históricos nem ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503232871)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O resultado do Censo de 2010 mostrou que 84,4% dos brasileiros vivem em cidade. As duas cidades brasileiras mais populosas são:
		
	
	Fortaleza e Salvador;
	
	São Paulo e Salvador;
	
	Brasília e Rio de Janeiro;
	
	Fortaleza e Brasília;
	 
	São Paulo e Rio de Janeiro;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503165938)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes". (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
		
	 
	evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
	
	evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
	
	avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
	
	descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
	
	compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502704529)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a construção da noção de tempo com a criança podemos afirmar que:
		
	 
	fica mais fácil para a criança quando é iniciado pelo tempo histórico e social;
	
	apoia-se no conjunto de informações advindas dos conteúdos da série.
	
	tem início somente quando ela entra na escola;
	 
	é um processo lento e gradual que requer uma ativação rica de estímulos;
	
	exclui a análise das experiências e vivências das crianças;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503176229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental a professora pediu que os alunos pesquisassem de onde se originam os seguintes produtos: biscoito, desodorante e o telefone celular. Nessa atividade ela está desenvolvendo com os alunos o seguinte tema:
		
	
	os instrumentos e máquinas utilizadas para realizar o trabalho.
	 
	as matérias primas utilizadas para fazer o produto;
	
	as etapas do trabalho;
	
	os resultados obtidos no trabalho;
	
	as tarefas do trabalho;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502782890)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estudar o índio corretamente nas turmas do Ensino Fundamental I significa:
		
	
	lembrar-se dele somente na comemoração das datas cívicas
	
	mostrar que eles ainda vivem como no tempo da chegada do português, da caça e da pesca.
	
	enfeitar os alunos com peninhas e riscos nos rostos fantasiando-os de índios
	 
	abordar os problemas que ele vem enfrentando em sua trajetória e das precárias condições em que vivem.
	
	analisá-lo como um indivíduo diferente e exótico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502646612)
Pontos: 0,5  / 0,5
	Encontramos a seguinte formulação no PCN de História para o Ensino Fundamental: ¿Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente¿ (PCN,1997, p. 41). Marque a alternativa que apresenta um objetivo geral de História para o ensino fundamental, formulado no PCN, para atender essa preocupação.
		
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes aos setores responsáveis.
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes aos políticos eleitos e aos órgãos públicos.
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes ao governo estadual.
	 
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.
	
	Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo e delegando poderes aos prefeitos eleitos de cada cidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais