Buscar

Estacio Prova Filosofia da Educacao 2p

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	
	Avaliação: CEL0343_AV_201603021061 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: LUCIA 
	Professor:
	LUIZ FERNANDO CONDE SANGENIS
	Turma: 9009/AA
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 25/11/2016 09:57:26 
	
	 1a Questão (Ref.: 201603066779)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Os cursos de pedagogia e licenciatura devem proporcionar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional" (ARANHA, 2006, p. 44). Destaque os três aspectos que são de suma importância na formação do professor/a e disserte de maneira sucinta sobre cada um deles:
	
	
	
Resposta: planejamento, planejar as aulas a ser tabalhadas para o professor não perder o foco , desviar totalmente do conteudo a ser trabalhado em saula de aula , aulas interativas , despertanto o interesse e acompanhar o aprendizado , valorizar e respeitar as diferenças cultural em sala de aulas, conhecimento do conteudo a ser trabalhado com alunos, incentivando a leitura e pesquisas.
	
Gabarito: 
- Qualificação - o professor precisa adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo especifico; - Formação pedagógica - a atividade educativa supera os níveis do senso comum, para se tornar uma atividade sistematizada que visa transformar a realidade; - Formação ética e política - o professor educa a partir de valores, tendo em vista a construção de um mundo melhor. 
O trabalho docente deve ser refletido à luz das teorias pedagógicas, mas, (re) significadas, sob risco de se submeter à condição de objeto do processo de aprendizagem, o que não significa tomar uma decisão qualquer, amadora, empírica, baseada apenas, na intuição, na prática, a prática pela prática com um fim em si mesmo. Exercício da práxis, refletir na e sobre a prática. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603067153)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para a teoria freiriana, a função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora. Paulo Freire distingue dois tipos de pedagogia. Quais são elas? Explique de forma sucinta cada uma delas. 
	
	
	
Resposta: A pedagogia libertadora , liberta o individuo , valoriza o ser em busca do conhecimento , traz a luz para as descobertas e liberdade para sair do papel de oprimido a pedagogia nova , estudos atraves de pesquisas , incentivando o interesse dos alunos em busca de maior aprendizado.
	
Gabarito: 
Pedagogia dos dominantes - na qual a educação existe como prática de dominação - é a educação tradicional de base tecnicista, mecanicista. 
Pedagogia do oprimido - como tarefa a ser realizada -  na qual a educação representa a prática de liberdade. Essa pedagogia é problematizadora, e parte da concepção de que o ato de e não é uma "doação" do educador, mas um processo que se estabelece no contato do educando com o mundo vivido, lembrando que este se encontra em contínua transformação. Ainda mais, a relação entre educador e educandos e destes entre si é dialógica. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603272418)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Na maioria dos manuais de Metodologia Científica o conhecimento surge da necessidade do homem em "interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significação, daí criar intelectualmente representações significativas da realidade, com as quais chama de conhecimento"(Köche). A explicação contida na aula 1 da disciplina de Filosofia da Educação Brasileira trabalha com outro tipo de interpretação, a saber, a relação entre o homem e a natureza mostrando como é possível compreender a produção da natureza humana, a partir de dois conceitos importantes formulados por Marx, são eles: 
	
	
	 
	ordem e progresso
	 
	Intencionalidade e essências
	 
	Multiculturalismo e etnocentrismo
	 
	liberalismo político e econômico
	 
	Materialismo histórico e dialético 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603049210)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre pluralidade cultural e etnocentrismo pode-se dizer que: 
1. etnocentrismo indica a aceitação de culturas de massa e pluralidade cultural se refere a aceitação dos mais diversos tipos de cultura. 
2. são formas de conceber e se relacionar com o produto das transformações criativas produzidas pelo homem. 
3. o etnocentrismo gera preconceito e intolerância quanto aos aspectos culturais. 
4. a não aceitação das diferenças culturais não está mais presente na história atual. 
	
	
	 
	Apenas a opção 3 está correta 
	 
	Todas as opções estão corretas
	 
	Apenas a opção 4 está correta
	 
	Apenas a opção 1 está correta
	 
	Apenas a opção 2 está correta
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603272415)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O conceito de IDEOLOGIA tem vários sentidos. Contudo, segundo Karl Marx tem um significado muito específico. Marque a resposta CORRETA. 
	
	
	 
	Tem um sentido positivo, tornando transparente a realidade
	 
	É uma ciência das ideias...
	 
	Tem um sentido negativo, de mascaramento ou falseamento da realidade
	 
	Não está presente n0os modelos educativos
	 
	Permite a compreensão mais democrática da realidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603048955)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a relação entre educação e cultura é correto afirmar que: 
I. o papel da educação é transmitir informações sobre os bens culturais. 
II. cabe á educação a instrução dos indivíduos quanto ao uso histórico da cultura. 
III. a cultura é um conteúdo que se for bem aprendido na escola pode simplificar a luta dos homens por justiça. 
IV. a educação se insere nos processos culturais com vista a socializar, humanizar e emancipar os indivíduos ao longo da vida. 
	
	
	 
	Somente os itens I e II estão corretos
	 
	Somente os itens II e III estão corretos
	 
	Somente o item IV está correto 
	 
	Somente os itens I e IV estão corretos
	 
	Somente o item II está correto
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603205780)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Leia atentamente as características abaixo: 
I. Visa a uma escola estruturada a partir do modelo empresarial, tendo como objetivo adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica. Daí a ênfase na preparação de recursos humanos, ou seja, mão-de-obra qualificada para a indústria. 
II. Os conteúdos a serem transmitidos baseiam-se em informações objetivas que proporcionem, mais tarde, a adequada adaptação do indivíduo ao trabalho. 
III. O método para a transmissão dos conhecimentos é o taylorista, que propõe a divisão de tarefas entre os diversos técnicos de ensino incumbidos do planejamento racional do trabalho educacional, cabendo ao professor a execução em sala de aula daquilo que foi projetado fora dela. 
IV. São valorizados os meios didáticos da avançada tecnologia educacional, como a utilização de filmes, slides, máquinas de ensinar, telensino (ensino a distância), módulos de ensino, computadores e etc. 
Qual das teorias da educação apresenta tais características?
	
	
	 
	1. Pedagogia Tradicional
	 
	5. Pedagogia Tecnicista
	 
	4. Pedagogia Histórico Crítico-Social dos Conteúdos
	 
	2. Pedagogia Nova
	 
	3. Pedagogia Libertadora
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603206085)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre a tendência libertária em Educação é correto afirmar que:
I. Tem como base a corrente do anarquismo que defende que "o caminho da liberdade é a própria liberdade". Sendo assim, questiona a ordem social existente e preocupa-se com a educação política dos indivíduos e com o desenvolvimento de pessoas mais livres. 
II. Por rejeitarem toda forma de governo, como também a burocracia como instrumento de ação
dominadora e controladora do Estado, o anarquismo defende a auto-gestão. Sendo assim, estabelece uma profunda ligação entre a educação e os processos de mudanças sociais.
III. Sustentam a finalidade social e política da educação e a compreendem como instrumento de manutenção da estrutura social capitalista. 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	 
	5. Somente os enunciados II e III estão corretos.
	 
	2. Somente os enunciados I e III estão corretos.
	 
	3. Somente o enunciado III está correto.
	 
	1. Somente o enunciado II está correto.
	 
	4. Somente os enunciados I e II estão corretos. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603272529)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores do Brasil e conhecido internacionalmente pela sua obra Pedagogia do Oprimido. QUESTÃO: Escolha a alternativa CORRETA. De acordo com Freire, a luta do oprimido pela sua humanização somente tem sentido quando homens e mulheres buscarem recuperar a humanidade: 
	
	
	 
	do analfabeto
	 
	dos oprimidos
	 
	dos opressores
	 
	tanto dos opressores quanto dos oprimidos
	 
	do trabalhador
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603208912)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Na Nova República no Brasil dos anos oitenta, o empresariado nacional procurou: 
I. Defender a democratização das relações de poder no Brasil, principalmente, de acesso ao conhecimento e de uma escola de qualidade para todos e sem distinção. 
II. Aprofundar o seu projeto de desenvolvimento com o objetivo de ocupar o papel de classe dominante (poder econômico) e de classe dirigente (poder político). 
III. Defender a adoção de políticas, no âmbito do estado ¿stricto sensu¿, como vias de se garantir as condições necessárias para a modernização do parque produtivo brasileiro, como também, de sua fatia no mercado interno e externo. 
Assinale a alternativa correta: 
	
	
	 
	2. Somente os enunciados I e III estão corretos 
	 
	4. Somente o enunciado I está correto 
	 
	1. Somente os enunciados I e II estão corretos 
	 
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos 
	 
	5. Somente o enunciado III está correto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais