Buscar

prova discursiva gestão de cargos e salários e relações trabalhistas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Relações Trabalhistas
“Para manter emprego, MP permite reduzir jornada e salário temporariamente.
A presidente Dilma Rousseff assinou, nesta segunda-feira (6), uma medida provisória (MP) que permite às empresas reduzir em até 30% a jornada de trabalho e os salários pagos durante a atual crise econômica. O objetivo é evitar corte de empregos. A decisão foi anunciada após encontro da presidente com ministros e representantes de centrais sindicais”. UOL, em São Paulo 06/07/2015
 
Estabeleça a relação do princípio da irredutibilidade do salário.
Nota: 20.0
	De acordo com a Constituição da República/88 em seu artigo 7º, inciso VI, o salário não pode ser reduzido, ou seja, há a garantia de “irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo”. Entendemos, pois, que, como regra, nenhum salário poderá ser reduzido, sendo garantido ao empregado o mesmo salário, salvo as vicissitudes que possam ocorrer durante a vigência do contrato de trabalho e que possam ser alvo de negociações coletivas, conforme é apresentado no caso.
Portanto, a redução dos salários, com equivalente redução da jornada de trabalho, é uma estratégia positiva que pode resultar na manutenção de empregos em períodos de crise.
Resposta:A restrição de sua aplicação no direito do trabalho se deve ao fato de que o contrato laboral não pode ser alterado, tornando se, portanto intocável sempre que tal alteração se der no sentido de prejudicar o empregado. Assim, entendemos que, como regra, nenhum salario pode ser reduzido, sendo garantido ao empregado o mesmo salario, salvo as vicissitudes que possam ocorrer durante a vigencia do contrato de trabalho e que possam ser alvo de negociações coletivas.
Questão 2/5 - Gestão de Cargos e Salários
-  Remuneração 
Remuneração fixa corresponde aos salários previamente definidos, pagos mensalmente ou por hora. Essa modalidade de remuneração é a mais utilizada, pois gera maior segurança, tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Além da remuneração fixa, existem outros tipos, como: Remuneração variável, remuneração por desempenho, remuneração por tempo de casa etc.
Referente à remuneração variável, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
É a modalidade de remuneração utilizada pelas pequenas empresas para cargos em níveis operacionais, que apresentam baixo grau de responsabilidade e desempenho.
É a modalidade de remuneração utilizada pelas empresas para cargos em níveis mais elevados, que apresentam alto grau de responsabilidade e desempenho voltado para resultados.
Consiste em pagar ao colaborador o equivalente à sua entrega final, ou seja, conforme o desempenho atingido em relação ao trabalho realizado.
É o adicional pago em função do período que o colaborador trabalha na empresa e pelo período que ele ocupa determinado cargo. Esse modelo pode oferecer progressão salarial quando ocorrem promoções internas.
Nota: 20.0
	Remuneração variável é a modalidade de remuneração utilizada pelas empresas para cargos em níveis mais elevados, que apresentam alto grau de responsabilidade e desempenho voltado para resultados. São valores flexíveis pagos na forma de comissões de vendas, como no caso dos vendedores
 (Página 31 do livro base). MORENO, Amanda Izabelle. – Administração de Cargos e Salários.: Curitiba: Intersaberes, 2014.
Resposta: É a modalidade de remuneração utilizada pelas empresa para cargos em níveis mais elevados, que apresentam alto grau de responsabilidade e desempenho voltado para resultados.
Questão 3/5 - Relações Trabalhistas
Depois de tantos anos de trabalho duro, o seu descanso é mais do que merecido. Chegou a hora de se aposentar, mas saiba que para ter direito ao benefício, é importante que a contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esteja em dia. É este o órgão responsável por administrar o recebimento mensal do contribuinte e garantir sua aposentadoria.
A renda do trabalhador será substituída por este salário, que ao final do exercício de suas atividades trabalhistas, poderá ser adquirido por diversos motivos, tais como, idade avançada, ou ainda condições que tenham prejudicado sua saúde.
 
Disponível em: < https://www.bompracredito.com.br/blog/como-se-aposentar-pelo-inss-e-tipos-de-aposentadoria/>. Acesso em 22/06/2016.
 
Dentre os tipos de aposentadoria a que o trabalhador tem direito pela legislação brasileira, escolha uma delas e discorra sobre suas características.
 
Nota: 20.0
	O estudante deverá discorrer sobre um dos tipos de aposentadoria listados abaixo:
Por tempo de contribuição - Dentre os tipos de aposentadoria, esta é a que leva em consideração o tempo que o trabalhador contribui para a previdência social. Homens de qualquer idade podem requerê-la, desde que apresentem o adequado registro em carteira profissional ou pagamento dos carnês por 35 anos ou mais. No caso das mulheres, valem as mesmas regras, mas com 30 anos de contribuição.
Aposentadoria por idade - Dentre os tipos de aposentadoria, esta é a que leva em consideração a idade do trabalhador. Os homens com 65 anos ou mais podem se aposentar, e no caso das mulheres, a idade mínima é de 60 anos. O requisito comum a ambos é que haja tempo de contribuição mínimo de 180 meses.
Aposentadoria especial - Tem direito a esse tipo de aposentadoria o trabalhador que fica exposto a agentes nocivos em sua atividade profissional. Incluem-se aí os fatores químicos, biológicos ou físicos. Para ter direito, é preciso atingir 25 anos de contribuição, seja homem ou mulher.
Aposentadoria por invalidez - Essa aposentadoria é concedida depois que o cidadão contribuinte é afastado do trabalho por acidente ou doença. Em um primeiro momento, é concedido o auxílio doença, após a execução de uma perícia médica feito pelo próprio INSS. Se após esse fato chegar-se à conclusão de que o cidadão não possui mais condições de voltar ao seu antigo trabalho ou exercer suas funções, outro perito do INSS poderá emitir o laudo indicando a necessidade de aposentadoria.
Resposta:Aposentadoria por idade: esse benefício é concedido aquele trabalhador que labutou durante a maior parte de sua vida e é merecedor de uma situação de tranquilidade.Entretanto, ele deve preencher alguns requisito: trabalhadores urbanos do sexo masculino podem se aposentar aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade trabalhadores rurais do sexo masculino podem se aposentar aos 60 anos e do sexo feminino aos 55 anos de idade.
Questão 4/5 - Gestão de Cargos e Salários
“Os passos ou etapas envolvidas no processo de análise de cargos levam em conta o fato de que as empresas estão em constante processo de mudanças. Para tanto, é necessário que os cargos sejam redefinidos, reescritos e realinhados constantemente para acompanhar às mudanças organizacionais.” (MORENO, 2014, p.38)
Dentro deste processo é importante frisar que seis passos são indispensáveis para sua execução efetivas. Cite-os e escolha três deles para explicar.
Nota: 20.0
	
Resposta:passo 1: examinar a estrutura da organização e a quantidade de cargos passo 2 :definir a metodologia de coleta dos dados para analise de cargos passo 3 : selecionar os cargos a serem analisados passo 4 : coligir os dados necessários para a analise de cargos. É o estudo que se faz para coligir informações sobre as tarefas componentes do cargos e as especificações exigidas dos seus ocupantes. passo 5 :preparar a descrição dos cargos. A descrição do cargo é o relato das tarefas descritas de forma organizada. passo 6 :preparar a especificação dos cargos. É o relato dos requisitos, responsabilidade e incômodos impostos aos ocupantes dos cargos.
Questão 5/5 - Gestão de Cargos e Salários
Chiavenato (2009, p. 23), aponta que cada organização deve estruturar seu próprio plano de carreira, pois se trata de um importante instrumento de desenvolvimento para as organizações.
 
Existem parâmetros básicos para se estruturar um plano de carreira.
Um profissional de RH ao propor um plano de carreiradeve observar estes parâmetros básicos. Relacione quais são estes parâmetros.
 
Nota: 20.0
	Os quatro parâmetros básicos para estruturar um plano de carreira, são:
Formação escolar necessária para cada cargo;
Experiência profissional prévia para cada cargo, mesmo em funções correlatas;
Capacitação funcional por meio de cursos, estágios de aperfeiçoamento etc;
Desempenho funcional no cargo e na organização.
Resposta:formação escolar necessária para cada cargo experiencia profissional prévia para cada cargo, mesmo em funções correlatadas capacitação funcional por meio de cursos e estágios de aperfeiçoamento desempenho funcional no cargo e na organização

Continue navegando