Buscar

AVALIAÇÃO I E III DISCURSIVA FINAL DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (250366)
Comunicação e Linguagem (PED60)
Prova: 2216647
QUESTÃO:
1. O que determina o uso de determinado registro da língua, em geral, é o contexto. Deste modo, em dada situação, usa-se o registro mais próximo ou mais distante da dita norma culta da língua. Como exemplo, imagine que, numa conversa entre amigos, o registro selecionado não é o mesmo que se utilizaria numa entrevista de emprego ou num discurso de formatura. Por esse motivo, há que se dizer que a língua falada difere da língua escrita, e ainda que a língua falada varia conforme o local, a situação, a profissão desempenhada etc. Mais do que isso, ao escrever, o fazemos de acordo com a gramática normativa, mas ao falar, e por ser a fala algo muito particular, o fazemos conforme requer o contexto. Assim, fala e escrita, em muitas situações, são diferentes, uma mais elaborada e outra mais espontânea. Considerando a língua falada e a língua escrita e os fatores que podem provocar variações na língua falada, escreva uma redação com o tema: LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA: IGUALDADES E DIFERENÇAS.
RESPOSTA ESPERADA:
A língua e a fala, por serem uma geral e a outra mais particular, sofrem variações, seja na modalidade falada ou escrita, seja por causa do contexto, do momento e da situação de uso, como a fala. Na modalidade escrita, a língua pode variar com relação à modalidade falada, de modo que, ao ser escrita, a língua sofre a imposição das regras da dita gramática normativa, o que a torna mais presa, mais restrita, demandando um grande esforço de precisão na elaboração das frases, na pontuação, na aplicação das regras. Já na fala, existe maior liberdade, havendo uso de entonação da voz, sem a necessidade de pontuação, o vocabulário é mais simples, mais alusivo, sem necessidade de regras, possibilidade de gesticulação. Quanto à variação da fala, esta pode ser motivada por vários fatores, entre os quais a geografia, condição social, o fator profissional e o contexto. Tais fatores determinam o uso de um registro mais próximo ou mais distante da dita norma culta da língua.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (250368)
Comunicação e Linguagem (PED60)
Prova: 2218476
QUESTÃO:
1. A estruturação de um texto, de um modo geral, observa itens importantes, no sentido de que ela seja muito diferente de um amontoado de palavras. Nesse sentido, concorrem principalmente os fatores coerência e coesão. Sabe-se que estes dois fatores diferem entre si, já que um concorre mais para a interpretabilidade, enquanto o segundo atém-se mais à sequenciação. Assim sendo, a coerência está mais presa às questões lógicas, enquanto a coesão é mais garantida via gramática e léxico. De um modo geral, é a coesão que torna o texto um todo detentor de sentido, enquanto a coerência é a possibilidade que é dada ao texto de ser interpretável, receber sentido por parte do receptor. Dito isto, explique o que é coerência e coesão textual.
RESPOSTA ESPERADA:
A COERÊNCIA textual diz respeito ao seu sentido, ou seja, se as ideias nele contidas são apresentadas de modo contínuo, permitindo que ele seja considerado lógico. Na perspectiva do leitor, o texto coerente é o que tem interpretabilidade, que os elementos nele contidos estabeleçam relações de sentido (semânticas). A seu turno, a COESÃO é um mecanismo linguístico que diz respeito aos componentes do texto, se estes apresentam entre si ligação. Mais do que isso, a coesão faz referência à unidade textual: do início ao fim, o texto deve apresentar ligação entre as suas diferentes partes.
QUESTÃO:
2. Já é sabido que a organização do pensamento, das ideias e a comunicação se processam pelas vias da linguagem. A seu turno, o ato comunicativo se dá por meio de recursos oferecidos pela linguagem, entre estes, as palavras. Estas se caracterizam por formas e características diversas, estudadas estas por um ramo da gramática denominado morfologia, a qual se ocupa dos diferentes vocábulos utilizados no dia a dia dos seres humanos, inclusive separando-os nas diferentes classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Um dos aspectos de que se ocupa a morfologia é a flexão destas palavras, dentro das suas respectivas classes, particularidade esta que as faz classificar-se em variáveis e invariáveis. Explique e exemplifique as classes de palavras variáveis e invariáveis dentro da língua portuguesa.
RESPOSTA ESPERADA:
Na língua portuguesa, há palavras definidas como variáveis, as quais podem passar por alterações no que diz respeito à sua forma, tomando-se por base o seu gênero, o número, o grau, o tempo, o modo, a pessoa. São variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome e verbo. Ao mesmo tempo, há classes de palavras que não passam por flexões, a exemplo do advérbio, da preposição, da conjunção e da interjeição. Estas palavras não variam em momento algum, sendo por isso consideradas invariáveis.
QUESTÃO:
3. O ato de comunicação é um processo inerente ao ser humano, que se caracteriza pela troca de informações entre interlocutores, de modo que um é o emissor e o outro o receptor, alternando-se as funções durante o processo. Nesse processo, pode ocorrer o uso da palavra ¿ escrita ou falada ¿ ou então o uso de gestos, sons, símbolos, cores, sinais ¿ um exemplo poderia ser a Língua Brasileira de Sinais. De um modo geral, em todos os processos comunicativos, ocorre a presença da linguagem. Esta pode caracterizar-se pela presença ou não de palavras. Tem-se, assim, no ato comunicativo o uso de dois tipos de linguagem: verbal e não verbal. Explique a ocorrência desses dois tipos de linguagem no processo de comunicação.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando se estabelece comunicação, pode-se utilizar a palavra, esta na modalidade falada ou escrita. Nesse caso, utiliza-se a linguagem verbal, as informações são transmitidas através de palavras. Esse é o tipo mais comum de linguagem utilizado no dia a dia, em conversas, textos escritos, elaboração de diferentes tipos de textos escritos: jornalísticos, receitas, poesias, artigos etc. Outra forma de estabelecer o ato comunicativo se dá pela não utilização do código verbal, ou seja, não se vale de palavras, mas de sinais, gestos, sons, cores, roupagens, símbolos de um modo geral. Trata-se, por isso, da linguagem não verbal. Há que se pensar, então, que uma é mais voluntária: linguagem verbal, enquanto a outra é mais involuntária, espontânea, inconsciente: a linguagem não verbal.

Continue navegando