Buscar

Aula de Pigmentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pigmentos (Inicio)
Pigmento--> Cor aos tecidos.
Bilirrubina: Está no sangue e dá a cor amarela; Excesso de bilirrubina o animal fica amarelo(icterícia), olho, mucosas, a cor amarela é generalizada. A bilirrubina vem da hemácia, que dentro temos a hemoglobina(bilirrubina depois de convertida), se a hemácia fica velha, a hemácia é destruída no baço(por lise – hemólise) e outra é produzida no seu lugar, no processo de destruição a hemoglobina ela tem que ser convertida em bilirrubina para poder ser excretada, essa bilirrubina tem que jogada fora e que manda embora é o fígado, então ele pega essa bilirrubina(indireta) e metaboliza essa bilirrubina em direta, e essa bilirrubina é metabolizada pela bile, e vai embora para o intestino. Então um animal fica com icterícia por:
Problemas hepáticos: Hepatite(leptospirose), tumor no fígado. 
Pré-Hepática-->Causas hemolíticas, por excesso de hemólise, destruindo as hemácias, ex: babesia (aguda-parasita intracelular de hemácia- rompe a hemácia ), hemobartonela(gatos) amaplasma. Leptospirose(causa hemólise)
Pós-hepático-->Colestase: Processos obstrutivos na vesícula ou nos canais, por tumor, parasita, calculo, pedra, inflamação. Mesmo ela parada, entupida, fígado continua produzindo, mas como ta entupido, ela volta pro fígado, que volta pro sangue.
Ferritinha: Reserva de ferro, se você tiver deficiência de ferro, o seu organismo pela a ferritina e transforma em ferro. Se eu tiver uma babesia, leptospirose muito intensa, vai produzir muita hemoglobina, que vai produzir muita bilirrubina, e o ferro também vai ser aumentado no sangue, quem estoca ferro no nosso organismo é o fígado, e se eu tenho muito ferro sendo produzido, por causa da doença, e esse ferro vai ser acumulado em forma de ferritina, mas problema é que tem ferro demais, e essa ferritina armazenada começa a formar agregados de ferritina, e esse agregado é chamado de hemociderina, que ela leva ao processo de degeneração das células chamado de hemociderose, e o fígado começa a entrar em disfunção. O diagnostico apenas por micro(pontos castanhos, hemociderina), biopsia. Aspcto macro: o órgão fica marrom.

Outros materiais