Buscar

Tutorial LibreOffice Calc - Exp I

Prévia do material em texto

Tutorial LibreOffice Calc – Experimento 1
Esse tutorial tem por objetivo mostrar as funções básicas do LibreOffice Cal para que o a aluno se familiarize com o programa e possa realizar a anotação de dados e realizar os cálculos do roteiro do experimento 1.
No experimento 1 o primeiro passo é criar uma tabela com 3 colunas para registrar os dados de distancia da Bola 1, da Bola 2 e da Bola 3, como segue na figura abaixo:
Depois que o grupo tiver coletado e anotado os dados na tabela, vamos partir agora para o uso das fórmulas do programa para calcular a média, o desvio padrão e o desvio padrão da média.
Para se inserir uma fórmula no LibreOfficeCalc escolhe-se a célula na qual o resultado da fórmula irá aparecer. Feito isso se digita=”comando da fórmula”. Para o experimento um vamos utilizar =MÉDIA, =DESV.MÉDIO e =DESVPAD. Após digitar a fórmula insere-se uma “()” parêntese para selecionar as células que vão fazer parte do cálculo da fórmula. No caso da média para a Bola 1, teríamos a seguinte função: =MÉDIA(A2:A18). O dois pontos serve para indicar que os dados usados para o cálculo da média vão da célula A2 até a célula A18. Para simplificar você pode arrastar o mouse segurando a tecla esquerda sobre os dados que você deseja para seleciona-los de forma mais fácil.
Usando as fórmulas citadas acima teremos a seguinte figura:
	A próxima etapa vai ser a montagem de uma tabela para posteriormente calcularmos os dados que serão analisados no experimento. Esses dados são velocidade final vertical, tempo de queda, velocidade final horizontal, momento linear e energia cinética das Bolas 1, 2 e 3.
	O grupo deve também criar uma tabela para anotar os dados do material utilizados, sendo eles massa das bolas e a altura da queda (altura da mesa do laboratório). Teremos então a figura a seguir:
	Usando as seguintes fórmulas de acordo com o que o grupo julgar conveniente, calcule as grandezas da tabela.
	
	
	
	
	
	
	No LibreOffice é possível montar uma função personalizada. Para isso basta você ir à célula que vai apresentar o resultado final, inserir =”dados da fórmula”; por exemplo, o cálculo do momento ficaria assim (=”selecionar célula com valor da massa” * “selecionar célula com valor da velocidade resultante”).Dica, lembre-se de isolar a variavel que deseja calcular. Com os dados calculados a tabela irá ficar assim:

Continue navegando